Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

11 dicas para produzir um vídeo corporativo de sucesso

11 dicas para produzir um vídeo corporativo de sucesso
15:00 pm ,30 de maio de 2016

De acordo com recente levantamento da Kaltura (www.kaltura.com), provedora líder de plataforma aberta de vídeo, o volume de conteúdo gerado pelo empregado deverá aumentar significativamente ao longo dos próximos três anos. Edmar Moraes, Country Manager da Kaltura no Brasil explica que, com o vídeo no local de trabalho tornando-se mainstream, ter habilidades envolvendo a criação, edição, compartilhamento e capacidade de se comunicar através desta ferramenta, está se tornando algo essencial. “Assim, agora é a hora de agir para garantir que os funcionários atuais e futuros sejam capazes de tirar proveito desta ferramenta chave de comunicação”, pontua.

Conforme Edmar, ainda que uma empresa tenha o mais avançado sistema para publicação e divulgação de conteúdo, será difícil perceber o valor total e retorno deste investimento, a menos que sejam adotadas as melhores práticas para garantir uma produção qualificada.

Pensando nisso, a Kaltura elegeu um de seus executivos, Sean McMann, diretor de Vendas Corporativas da Kaltura – que já venceu um Emmy e atuou como diretor e editor de televisão – para selecionar as principais dicas para criar e produzir vídeos de negócios:

1. Mantenha o apresentador no meio da tela: O enquadramento tem como objetivo mostrar a melhor aparência possível. O corpo do apresentador deve esta centralizado e preencher o quadro da câmera seguindo a medida do peito para cima e deixando um pequeno espaço na tela entre a cabeça e o teto.

2. Tire o foco automático: Se a câmera que você está usando tem autofoco, desative-o. Um movimento ligeiro do corpo pode mudar o foco, tornando a imagem ruim e chata de assistir. Utilize a técnica televisiva: aumente o zoom para os olhos da pessoa e ajuste manualmente até que a imagem fique clara. Em seguida, diminua o zoom para enquadrar corretamente a imagem. Isto resultará em um foco estável e claro ao longo da gravação.

3. Mantenha os horizontes do vídeo nivelados: Muitas pessoas cometem o erro de usar qualquer linha horizontal na sala como um guia. Isso é um erro. Ao contrário disso, alinhe uma borda vertical com alguma coisa que esteja no fundo, como a borda de uma porta ou um canto de uma sala. Por quê? Como há muitos objetos que ficam na horizontal, geralmente, estes não estão alinhados perfeitamente, enquanto as características do vídeo de construção verticais estão. Se os horizontes não estão nivelados, o público pode ser facilmente distraído pelas imagens de fundo.

4. Ajuste os sons: Uma imagem boa não vale de nada se o som é de má qualidade. Em vez de utilizar microfones de computadores, considere investir em microfones de lapela. Outro ponto importantíssimo é a verificação de ruídos no ambiente. Encontre uma área tranquila para filmar, onde sons de fundo não irão interferir.

5. Evite roupas chamativas: Roupas muito estampadas e listras podem estragar a imagem. É melhor para os apresentadores usarem cores sólidas durante a filmagem.

6. Mantenha o olhar fixo: Uma das razões pela qual você está utilizando o vídeo é para se comunicar e estabelecer uma conexão com o expectador. Se não fixar seu olhar na câmera, e ficar lendo scripts muitas vezes, movendo sua cabeça abaixo do foco principal, dificilmente a conexão se estabelecerá.

7. Sente-se direito: Você já deu este comando para crianças, correto? Isto porque todos sabemos que a postura reflete um sinal não-verbal de segurança e seriedade. Se sua postura está ruim, a imagem é de desânimo e cansaço, o que pode interferir a mensagem a qual você quer passar.

8. Acalme-se: Lembre-se que você não está transmitindo ao vivo para milhões de expectadores: o vídeo irá transmitir conteúdo para um público que está verdadeiramente interessado no que você vai dizer. Uma ótima maneira de reduzir a ansiedade é colocar uma foto de uma pessoa querida ao lado da câmera para lembrar-se de alguém que o motive e passe segurança.

9. Um pouco de maquiagem vai bem: Não há nada mais perturbador do que um apresentador mostrar que está transpirando. Uma maneira de mostrar uma aparência elegante é utilizando um pouco de pó-translúcido. Ele é um elemento simples de aplicar e auxiliará a apagar qualquer suor no rosto ou testa do apresentador.

10. Ilumine-se: É impossível alcançar uma boa qualidade de imagem se a iluminação não for boa. Busque chegar a um nível equilibrado de luz entre o ambiente e a câmera. Colocar o apresentador na frente de uma parede pintada com tinta plana é a melhor opção para ter qualidade de imagem. Luzes fluorescentes de vibração também devem ser evitadas.

11. A prática leva à perfeição: Prepare adequadamente cada detalhe do seu vídeo. Construa suas ações e pratique-as para que elas se tornem excelentes. Quanto mais praticar, maiores serão suas chances de entregar um produto altamente qualificado.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados