Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

16 de Outubro: Dia Mundial da Alimentação Saudável

16 de Outubro: Dia Mundial da Alimentação Saudável
17:00 pm ,16 de outubro de 2017

por Tati Castro

Instituído na década de 1940, o Dia Mundial da Alimentação (World Food Day) é comemorado hoje e tem como objetivo alertar a população sobre a necessidade de uma nutrição consciente e hábitos alimentares saudáveis. O tema tem ganhado bastante destaque com a publicação de dados alarmantes, que demonstram o aumento da obesidade, colesterol e hipertensão.

A edição de 2017 tem como tema a migração (“Mudar o futuro da migração: investir em segurança alimentar e desenvolvimento rural”). Como aponta a FAO, a fome e a pobreza, juntamente com o aumento dos eventos climáticos extremos ligados à mudança climática, cooperam expressivamente para o aparecimento do fenômeno migratório.

Do plantio, passando pela distribuição e venda, até o consumo e o descarte, todas essas etapas fazem parte do ciclo do alimento. Mas este processo precisa ser aprimorado com uma grande mobilização de toda a população, além de iniciativas públicas e privadas.
É por isso que precisamos investir principalmente na segurança alimentar e no desenvolvimento rural.

De acordo com o World Food Programme, o desafio Fome Zero significa:
1. zero crianças com déficit de desenvolvimento
2. 100% de acesso aos alimentos adequados
3. todos os sistemas alimentares sustentáveis
4. aumento de 100% na produtividade e renda dos pequenos agricultores
5. zero perda ou desperdício de comida

Para aproveitar essa data seguem algumas indicações de documentários disponíveis no Netflix para você saber mais sobre saúde e alimentação.

– Cowspiracy | O segredo da sustentabilidade: O filme fala sobre como a indústria agropecuária é a principal causa da grande maioria dos problemas ambientais do planeta e porque isso é completamente ignorado.
– Fed Up: Fala sobre a questão do consumo exagerado de açúcar e, consequentemente, a epidemia da obesidade mundial. 95% dos americanos estarão obesos em 20 anos e 80% dos 600 mil alimentos diferentes à venda nos EUA contém açúcares escondidos.
– Food Matters: Ou, “o alimento é importante”. O documentário fala sobre como os alimentos são essenciais para ajudarem ou prejudicarem diretamente a nossa saúde.
– Cooked: Esse é um documentário do próprio Netflix que estreou no último dia 19 e fala sobre a importância de mantermos a tradição de cozinharmos a nossa própria comida e, consequentemente, evitarmos os industrializados. É dividido em 4 episódios: fogo, água, ar e terra.

Sobre
Tati Castro é Culinarista, Especialista em Cozinha Funcional, Gastróloga em formação, Coach e Ex-Advogada. Aprendeu muito com a prática de ter que cozinhar para um filho alérgico à proteína do leite de vaca e intolerante ao glúten, mas também estudou com renomados Chefs em Gastronomia Funcional. Mantém os Projetos Banquete do Bem e Menu Funcional. Contribui com a Editoria de Gastronomia do Perfil WE todas as segundas.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados