Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

18ª Edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

18ª Edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes
16:18 pm ,31 de agosto de 2015

Tiradentes recebeu, no período de 21 a 30 de agosto, o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que, há 18 anos, potencializa a histórica cidade mineira.  O Festival, que faz parte do Projeto Fartura, leva à cidade grande variedade de atividades gastronômicas, permie aos visitantes desfrutar da riqueza do conteúdo gastronômico do Brasil e movimenta a economia local.

O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes se baseia na pesquisa realizada pela Expedição Fartura Gastronomia, que já percorreu mais de 60 mil km por 21 estados e o Distrito Federal, mapeando regiões, produtos, produtores, chefs e tradições culturais de cada lugar.

O resultado desta viagem foi levado para a cidade através da presença de profissionais do Brasil inteiro, como a chef Daniela Martins, responsável pela cozinha do Lá em Casa, em Belém, a chef Márcia Pinchemel, do Antônia Bistrô de Goiás e Rosa Nunes, do Cabana do Lago de Tocantins, que assinam alguns dos jantares realizados no Festival. Estiveram presentes também produtores, como Guilherme Ferreira, que produz queijo da Serra da Canastra, em Minas Gerais, e que foi recentemente premiado como um dos melhores queijos do mundo pelo Mondial Du Formage de Tour, na França. Além dele, Nazareno Alves de Belém, que falou sobre o tradicional peixe com açaí do norte do país, e Dona Nena, sobre o chocolate da Ilha do Combu no Pará.

Com novidades, conteúdo e programação de grande riqueza, festival cresce e envolve, cada vez mais, a cidade de Tiradentes

Um dos principais objetivos do festival é, a partir do conteúdo gerado pelas pesquisas, promover a cadeia produtiva gastronômica, resgatando o prazer de sentar à mesa e celebrar a gastronomia.

Exemplo disso é a participação de produtores mineiros de doces, cachaça artesanal e café, que são apreciados pelo grande público e apresentados a empresários de hotéis, pousadas, supermercadistas do Brasil e bares e restaurantes de Tiradentes, a fim de gerar novos negócios.

A oferta de roteiros gastronômicos complementa as novas opções para os turistas, que poderão conhecer um pouco mais sobre o cenário da cidade de Tiradentes e seu entorno. Uma das possibilidades é a visita a um dos alambiques mais antigos do Brasil, localizado em Coronel Xavier Chaves, a 22 Km de Tiradentes. Atividades que envolvem pequenos produtores e empreendedores da região, beneficiando um número maior de pessoas durante a realização do evento.

Os restaurantes da cidade de Tiradentes também abrem as portas para os participantes do Festival, ao ofertarem cardápios especiais pelo período do evento, através da iniciativa do Tour Gastronômico. A cada ano o número de participantes aumenta, sendo um deles o Restaurante Viradas do Largo, da chef Beth Beltrão, classificado com uma estrela no Guia 4 Rodas.

Os jantares, uma das principais atrações do Festival, foram ampliados. Esse ano, foram 16 jantares assinados em 4 restaurantes locais. Os chefs Rubens Beltrão, do Via Destra, Rodolfo Mayer, do Angatu, Rafael Pires, do Pacco & Bacco, e Tanea Romão, do Kitanda Brasil, foram os anfitriões de chefs como Manu Buffara, de Curitiba, Rafa Costa e Silva, do Rio de Janeiro, Rolland Villard, do Rio de Janeiro, entre outros.

Com quase todos os estado brasileiros já explorados pela Expedição Fartura Gastronomia, há um rico conteúdo a ser compartilhado com os visitantes. Por isso, em 2015, dois novos espaços foram apresentados ao público: o Espaço Aulas Senac será duplicado, nomeado “Norte” e “Sul”, e oferecerá diversas aulas gratuitas ministradas por chefs e profissionais de todo o país, ligados à gastronomia; no Espaço Experiência, no Restaurante Pacco e Bacco, chefs e sommeliers serão acompanhados por um pequeno grupo de pessoas no preparo de pratos e harmonizações especiais.

Intercâmbio Inédito entre Festivais

Outra novidade desta edição é o intercâmbio entre as cidades de Tiradentes e Mougins, na França. Cidades que compartilham, além do amor pela cultura e pelas artes, a valorização da gastronomia local, incentivando chefs e pequenos produtores. Realizado na cidade francesa desde 2006, o Festival L’Etoile de Mougins, evento internacional de gastronomia, será protagonista de uma parceria inédita com o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes.

A presença, em Tiradentes, de uma comitiva francesa, composta pelos chefs Xavier Burelle (Hôtel de Mougins), Laela Mouhamou (La Brasserie de la Méditerranée), Emmanuel Ruz (Lou Fassum) e Serge Chollet (Le Moulin de Mougins), marcou o início deste intercâmbio. Dentre as diversas atividades, os chefs assinaram dois dos jantares exclusivos no restaurante Pacco & Bacco, sendo dois chefs por jantar: Xavier Burelle e Laela Mouhamou e Serge Chollet e Emmanuel Ruz. Os chefs franceses também ministraram algumas aulas durante o festival.

A segunda parte do intercâmbio acontecerá em setembro quando os chef’s mineiros, Fred Trindade (Trindade – Belo Horizonte), Léo Paixão (Glouton – Belo Horizonte), Ivo Faria (Vecchio Sogno – Belo Horizonte) e Rodolfo Mayer (Angatu – Tiradentes) representarão o Festival na 10º edição do festival gastronômico francês.

Gastronomia combinada com arte e música

Dentro da proposta do Festival, de valorizar o prazer de sentar à mesa e celebrar a gastronomia, o evento apresentou uma rica e variada programação cultural. A 18º edição contou com 83 apresentações artísticas, sendo 21 cênicas e 62 musicais distribuídas em dois palcos.

No repertório musical, Yamandu Costa, convidou o Jazz Cigano Quinteto para se apresentar no evento. A Orquestra Ouro Preto, com interpretações de canções da banda The Beatles, e o premiado bandolinista Hamilton de Holanda também estavam presentes. Entre as atrações cênicas, opções para as crianças como a interpretação da história O Pequeno Príncipe, pelo Grupo Girino, e o Folclore do Mestre André, pela Cia. Candongas completaram a programação.

Sobre o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, cuja primeira edição foi em 1998, transformou-se em um marco para a cidade. O evento movimentou a economia e a comunidade local, contribuindo para o crescimento nos serviços de restaurantes, pousadas, bares e lojas em mais de 300% em 10 anos, de acordo com dados do IBGE, e em 2009 esses serviços já representavam 50% do PIB da cidade. Hoje, Tiradentes possui 7 restaurantes estrelados no Guia 4 Rodas, mais do que muitas capitais do País, ocupando, junto com Recife, o quinto lugar no ranking de cidades com mais restaurantes estrelados. Em 2014 o evento contou com a participação de aproximadamente 90 chefs, produtores, expositores e outros membros da cadeia produtiva da gastronomia que juntos foram responsáveis pela realização de mais de 170 atividades gastronômicas, entre aulas, jantares e restaurantes na praça, espaços de exposição e comercialização de produtos, além de 94 atrações artísticas, contabilizando mais de 40 mil visitantes na cidade. O festival já recebeu – desde o início – chefs de 18 países, como Espanha, França, Itália, Argentina, viabilizou mais 160 festins e 77 mil pratos servidos nos jantares envolvendo mais de 5.500 profissionais. Além disso, recebeu lançamentos de livros sobre o tema, exposições e exibições de vídeos.

O festival integra o portfólio de eventos realizado pelo Projeto Fartura.

Sobre o Projeto Fartura

O Projeto Fartura, que inclui o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, tem como base as pesquisas realizadas durante a Expedição Fartura Gastronomia. Esse conteúdo é a base de informações para a realização dos demais eventos, Festival Fartura BH e Festival Fartura Fortaleza, e para composição dos canais de comunicação: web séries, filmes, documentários, programa de rádio, livros e conteúdo para redes sociais, o que torna Projeto Fartura o principal projeto de gastronomia em desenvolvimento no país.

Fortaleza foi a primeira cidade a receber o Fartura em 2015. Em três dias, oito mil pessoas passaram pelo evento e puderam conferir uma intensa programação gastronômica, musical e cultural, onde os visitantes degustaram menus especiais produzidos para o festival e feitos com ingredientes tipicamente brasileiros.

O Festival Fartura BH acontecerá nos dias 03 e 04 de outubro.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados