Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

4 dicas para não se enrolar no intercâmbio

4 dicas para não se enrolar no intercâmbio
14:00 pm ,8 de novembro de 2017

O intercâmbio é uma oportunidade única de ter uma experiência enriquecedora e inesquecível. Mais do que uma simples viagem turística, ele oferece a chance de desenvolvimento, da língua escolhida e também profissional e pessoal, onde você sai da sua zona de conforto e vive em outra cultura.

Mas esta questão cultural, pode atrapalhar a adaptação. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados e prestar atenção em como os nativos se comportam. Neste texto, a Trust Intercâmbio Cultural e Turismo traz algumas dicas para você não passar aperto ou nem ter que utilizar algum embromation:

1 – Para onde eu vou?
Obviamente a primeira decisão a ser tomada é o destino. A fase de pesquisa é essencial para não ir parar em um lugar que não tem nada a ver com você. Explore a cultura do local, os costumes e até mesmo coisas como clima, que podem afetar seu rendimento e tornar a viagem uma tortura.

É importante também ter em mente o seu objetivo para definir o tempo de viagem. Dependendo do destino escolhido, existem cursos de um mês até um ano, podendo cursar até um ano letivo em uma escola local, por exemplo. O nível de aprendizado da língua e cultural muda bastante.

2 – Planejamento é seu amigo
Não precisa fazer uma planilha ou um plano extremamente detalhado, porém é muito benéfico você checar rotas de metrô, linhas de ônibus, táxis. Entenda como funciona o local onde vai morar e quanto a sua moradia fica distante de onde você vai estudar. Muitos países possuem um serviço de meio de transporte muito bom e isso facilitará a sua vida.

Outro planejamento importante é o financeiro. Se for somente estudar, preste atenção no quanto precisará levar para se sustentar e também para aproveitar os dias de folga. Você estará em outra moeda, com outros custos para comer, morar, passear, por isso se atente antes de gastar tudo no primeiro mês e arranjar dividas para pagar quando voltar.

3 – Estudar nunca foi tão divertido!
Além de proporcionar uma imersão cultural, o intercâmbio é divertido e te dá uma visão totalmente ilimitada de conhecimento. Um curso como o High School, que te coloca dentro de um semestre ou ano letivo em um colégio normal, é uma chance do aluno se engajar tanto em escolas públicas quanto particulares. Ao final do curso, você é reconhecido, recebendo um certificado com a frequência e aproveitamento do estudante, usado para validação do estudo no Brasil.

Por isso, mesmo se você já estiver em outra fase (trabalhar ou uma especialização) busque estudar. É uma oportunidade única de aprendizado, além de uma forma de se inserir na cultura e conhecer pessoas.

4 – Viajei! E agora?
Antes de colocar o pé em território estrangeiro, tenha em mente a seguinte frase: não faça lá o que não faria em seu país. Um ensinamento básico – e até antigo – que pode te tirar de muitas roubadas. Não ache que, por estar longe de tudo, você pode fazer o que quiser. As coisas não funcionam nenhum pouco assim, pois em muitos lugares a lei é bem mais rígida. Tome cuidado para não se encrencar e levar uma experiência ruim na bagagem de volta para casa.

Sobre a Trust
A Trust Intercâmbio Cultural e Turismo é especializada em levar pessoas a diversos destinos do mundo, seja para estudar, trabalhar ou se divertir. Com unidades em Campinas, Belo Horizonte, São Caetano do Sul e São Paulo, além de microfranquias em Itumbiara (GO), Garanhus (PE), Itapeva (SP), Região Serrana (RJ), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), a agência oferece programas que atendem aos mais altos padrões de qualidade. Para isso, trabalha em parceria com as melhores instituições do mundo, reconhecidas pelos órgãos de educação e ensino de seus países.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados