Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

4 fatores que podem impactar a economia em 2018

4 fatores que podem impactar a economia em 2018
15:00 pm ,10 de outubro de 2017

A Tree Solution realizará no dia 05 de outubro seu 3º Encontro anual para o Mercado Financeiro, onde apresentará aos executivos desse segmento informações relevantes para a tomada de decisões e as principais tendências na economia no próximo ano.

O convidado deste ano será o jornalista e colunista econômico Celso Ming, que apresentará como os efeitos da Operação Lava Jato, a crise política e as reformas que estão em andamento poderão influenciar o ambiente econômico em 2018.

Selecionamos quatro fatores, que serão abordados no evento, que podem ter impacto na economia no próximo ano:

Cenário macroeconômico e o dólar – É positivo o descolamento do dólar da crise política, que não está sendo solucionada no Congresso e que praticamente está na mão do judiciário. No cenário geral, a economia está se recuperando porque há uma aposta forte nas reformas, que devem ocorrer em 2018 ou em 2019, mais tardar. Isso vem ocorrendo pelos seguintes fatores:

Inflação – Provavelmente fechará o ano abaixo de 3%;

Juros básicos – Queda forte, com tendência de fechar o ano abaixo dos 7%;

Bolsa – Tendência de crescimento, porque com a inflação sob controle e a queda nos juros, os investidores tendem a sair da Renda Fixa e migrarem para as ações buscando melhor rentabilidade;

Contas externas – Estão boas, as exportações já somam U$ 270 bi em reservas;

Bancos – Não há crise nesse setor, diferentemente do que já ocorreu no passado em outras crises políticas;

PIB – Expectativa de fechar o ano em torno de 1%, com a produção interna reagindo bem;

Desemprego – Está diminuindo gradualmente;

Contas públicas – Fator negativo devido o enorme rombo nas contas públicas. A saída são as reformas, que estão praticamente paradas no Congresso, para reverter esse quadro.

Coréia do Norte X EUA X China – A expectativa mundial é que isso seja resolvido com ações diplomáticas e não bélicas. E, como o Brasil não está envolvido diretamente nesse impasse internacional, o quadro geral é positivo para nós. Obviamente que, em caso de algum tipo de conflito, podem ocorrer impactos aqui porque, provavelmente, envolverá alguma repressão mundial, como, por exemplo, bloqueio econômico nas exportações para a Coréia do Norte. Por outro lado, dificilmente esse conflito impactará no nosso mercado financeiro porque não há riscos para os investidores no Brasil.

Delação dos bancos – Até o momento nenhum banco efetivamente foi envolvido nos escândalos apurados pela Polícia Federal. Mas claro que o sistema bancário (de uma maneira ou de outra) participou das operações fraudulentas e na lavagem de dinheiro, facilitando, por exemplo, o envio de recursos para o exterior.

Combate à corrupção – Nunca as instituições atacaram tão profundamente e com tanta contundência o combate à corrupção. Não só a Operação Lava Jato mais outras iniciativas terão importantes consequências para a sociedade brasileira, porque a luta contra a corrupção provavelmente implicará no fim da maneira tradicional de governar.

Sobre a Tree Solution
A Tree Solution é uma empresa brasileira de tecnologia, especializada em Soluções de Softwares, Serviços e Consultoria de Negócios para Instituições Financeiras do mercado nacional e internacional. Com o compromisso de alinhar tecnologia a estratégias de negócios e tornar seus clientes mais competitivos, a Tree oferece soluções inteligentes, integradas e escaláveis que proporcionam maior eficiência operacional, flexibilidade e segurança da informação.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados