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5 dias para um setor de vendas bem-sucedido nos próximos meses

5 dias para um setor de vendas bem-sucedido nos próximos meses
14:00 pm ,8 de janeiro de 2019

Copa do mundo, eleições presidenciais… A agenda de 2018 foi lotada. Uma pesquisa do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aponta queda no comércio e indica que 2018 foi um ano difícil.

Além disso, foi nesse ano que a queda em serviços e comércio indicou risco de estagnação da economia.

Leandro Ceccato é especialista em vendas consultivas e atua na área há mais de 20 anos. Segundo ele, para quem trabalha no comércio de serviços, 2019 será o momento para correr atrás da recuperação dos indicadores e melhorar o setor de vendas.

“Será um momento de recuperação. É altamente recomendável que, nesse momento, empresários de segmentos que atuam com foco em vendas recorrentes e prestação de serviço elaborem uma estratégia de recuperação”, afirma.

Ceccato reuniu as principais dicas que podem ajudar a recuperar o fôlego perdido em 2018.

1 – Manter o foco da estratégia nas dores do cliente

Ceccato explica que é necessário oferecer soluções para problemas concretos já reconhecidos pelo prospect. “O prospect sente diariamente o prejuízo que está sendo causado pelo problema identificado. É mais fácil fazê-lo perceber a importância da solução. Portanto, a melhor alternativa é conhecer as dores do prospect e trabalhar em cima delas”, ensina.

2 – Inovar em processos do setor comercial

Ele explica também que é preciso acompanhar as tendências de adesão das pessoas aos canais de comunicação e estar disponível por meio deles. O SAC 2.0 é um ótimo exemplo disso. “O WhatsApp é tão utilizado nas estratégias comerciais que agora conta com uma versão business. O ideal é nunca deixar de inovar e estar disponível para a abordagem mais prática e assertiva para o prospect”, diz.

3 – Estruturação de um pós-venda eficiente

Segundo ele, os empresários estão mais atentos para esta sistemática. Mas ainda não sabem muito bem como podem tirar proveito dela. “O pós-venda é uma fonte de excelentes oportunidades de negócio sem o custo da prospecção. Ele não deve ser negligenciado”, explica. Segundo ele, o fato de contar com ações programadas com foco em fidelização é especialmente benéfico para quem atua com foco em renovação de contrato.

4 – Investir em relacionamento com o cliente

O investimento em relacionamento com o cliente, segundo o especialista, é o principal conselho para quem atua em serviços. “Por exemplo, quem trabalha com Facilities, Telecom, TI e outras áreas semelhantes – de vendas recorrentes – precisa estar atento às demandas que surgem e também à satisfação do cliente. Afinal de contas, é a satisfação dele que vai fazê-lo renovar o contrato”, argumenta.

5 – Apostar no desenvolvimento da equipe

O gerente de contas de uma empresa que atua com vendas consultivas é o responsável pela primeira abordagem da empresa com um prospect. “Enquanto ele estiver na rua prospectando, ele representa uma empresa. O diretor dessa empresa provavelmente vai querer que essa abordagem seja um sucesso. E para isso, precisa desenvolver a equipe de gerentes de contas para que eles possam chegar lá”, diz.

Solução em CRM concentra todos os pontos críticos de sucesso do setor de vendas

O especialista afirma que empresários devem buscar uma ferramenta que otimize os processos de venda e relacionamento com o cliente. “A solução de CRM com a qual trabalho concentra todos esses pontos e organiza a gestão de vendas por reunir todos os dados do setor no mesmo sistema”, finaliza. Clique aqui para saber mais.

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