Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

5 dicas para comprar em marketplaces sem estresse

5 dicas para comprar em marketplaces sem estresse
11:00 am ,28 de junho de 2017

Comprar em marketplaces é cada vez mais comum entre os consumidores brasileiros. Além do gigante Mercado Livre, grandes varejistas como Submarino, Americanas, Casas Bahia, Magazine Luiza e Walmart já vendem nesse modelo e o número de clientes não para de crescer. Porém, comprar de lojista “sem conhecê-lo” bem pode gerar dor de cabeça, diante disso, é preciso seguir algumas dicas simples.

Frederico Flores, especialista em comércio eletrônico e CEO da Becommerce – maior plataforma para gestão de vendas em marketplaces no Brasil – listou cinco dicas para o cliente realizar uma compra segura nos chamados “shopping virtuais”. Veja:

1. 1. Fique de olho no termômetro
A avaliação de outros consumidores nas páginas dos marketplaces é uma forma do cliente verificar a confiabilidade do vendedor. Alguns deles adotam uma espécie de termômetro para mostrar a qualidade do vendedor: a cor verde mostra que o lojista é muito bem recomendado e confiável. A vermelha, no entanto, é sinal de alerta – já que esse vendedor não tem a confiança dos consumidores, além de fazer poucas vendas nas plataformas. Estrelinhas ou rankings também são indicadores que devem ser levados em consideração.

2. Leia as avaliações de outros consumidores
Leia os comentários recentes de cada lojista e veja o que tem acontecido nas suas últimas vendas: reclamações ou elogios sobre a velocidade de entrega e qualidade do produto são comentários quase sempre presentes nessas avaliações. Alguns marketplaces, como o Mercado Livre permitem que o vendedor seja qualificado, uma vantagem para os clientes que querem conhecer melhor os lojistas. Caso tenha muita gente reclamando, é melhor fugir dessa loja. Se as qualificações estiverem positivas, pode efetuar a compra com segurança.

3. Faça filtros, análise o produto e entenda os prazos

O famoso “dar uma olhadinha” também é válido nas compras online, portanto, verifique as fotos, analise os anúncios e pesquise bastante antes de clicar em “comprar”. Algumas páginas possibilitam filtrar as opções de compra, facilitando a vida dos clientes. Na maioria dos marketplaces, por exemplo, é possível buscar por preço, reputação do vendedor, produtos mais vendidos e categorias. Cuide também os prazos informados para a entrega.

4. Não esqueça o valor do frete
A maioria dos produtos vendidos nos marketplaces tem o frete cobrado do cliente, mas é preciso ficar atento aos custos do envio para sua cidade, já que não vale a pena pagar um valor muito acima do produto por conta do alto preço da entrega. Outra dica é voltar a avaliação dos lojistas, pois os vendedores mais bem avaliados são os que entregam em menor tempo. Se existir o filtro “Frete Grátis”, faça testes e comparação de quanto custaria o produto para sua cidade com o frete gratuito e quando custaria ele com o frete a pagar.

5. Verifique se o produto tem garantia
Se for comprar um produto novo, é bom saber se há garantia. Não compre celulares, eletrônicos e eletrodomésticos novos sem que o vendedor ofereça garantia, mesmo que isso custe um pouco mais caro. Melhor se precaver antes da compra do que perceber depois que o barato pode sair muito caro depois.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados