Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

5 dicas para você encontrar o seu propósito

5 dicas para você encontrar o seu propósito
14:00 pm ,21 de janeiro de 2019

Por que você trabalha? Qual o legado você quer deixar para o mundo? Se você não sabe responder a essas perguntas, é porque ainda não encontrou o seu propósito.

Cada pessoa possui objetivos profissionais que refletem seus valores e crenças. Eles são extremamente poderosos, uma vez que é o que move você, o que faz com que dê o melhor de si, colocando a sua carreira nas suas próprias mãos.

Quer saber como encontrar o seu propósito e começar agora mesmo a fazer o que ama? Jorge Matos, presidente da ETALENT, listou as cinco dicas que poderão ajudar você a construir uma caminhada produtiva e mais feliz:

1- Comece pelo Autoconhecimento

O primeiro passo para encontrar o seu propósito é entender muito bem quem você é e o que deseja. São essas as diretrizes que vão colocá-lo no caminho do seu propósito, tanto pessoal quanto profissional.

“Portanto, reflita sobre as suas atitudes e seus comportamentos e busque padrões em si mesmo. Tente entender o que faz com que você se levante da cama todos os dias e o que liberta o que você tem de melhor”, orienta Jorge Matos.

2- Conheça bem seus valores e forças

Segundo Jorge, é preciso refletir se você possui uma série de potencialidades únicas, que fazem com que se diferencie de outras pessoas. “Essas são as suas principais forças e o papel do seu propósito é liberá-las”, explica.

Por isso, reflita sobre o que você tem de melhor e como pode colocar essas características a favor do mundo. Além disso, tente entender quais são os seus principais valores. A união desses dois elementos é essencial para que você, efetivamente, encontre seu propósito.

3- Estabeleça objetivos

Ao chegar neste momento você vai precisar pensar um pouco no futuro: imagine onde você quer estar em 2, 5 e 10 anos.

A partir dessa reflexão, é possível estabelecer objetivos a curto, médio e longo prazo, tanto profissionais quanto pessoais. Eles guiarão a forma como você coloca o seu propósito em prática e ajudarão no entendimento sobre o que você realmente quer fazer com a sua vida.

4- Procure ajuda profissional

Pode ser que alguém consiga ver mais coisas sobre você do que você mesmo. Isso porque nossa percepção é controlada por uma série de crenças que foram desenvolvidas ao longo da vida, que podem mascarar uma série de características suas.

Além disso, existem profissionais capacitados para auxiliar pessoas na busca por um propósito. Eles estudam métodos cientificamente reconhecidos para esse processo, potencializando essa tarefa.

“Dessa forma, procure ajuda desses profissionais de excelência para encontrar o seu propósito”, recomenda Jorge Matos.

5- Utilize ferramentas poderosas

Também existe uma série de ferramentas disponíveis que podem potencializar o processo de busca por um propósito. Esse é o caso da Plataforma MyEtalent, por exemplo.

Esse tipo de ferramenta permite que você entenda mais sobre si mesmo, sobre o seu próprio comportamento. A partir dessas informações, é possível encontrar padrões de motivação que indicam o caminho do seu propósito. Portanto, elas podem potencializar a sua jornada e se tornar grandes aliadas nesse processo.

“Encontrar o seu propósito é uma forma de colocar a sua carreira nas suas próprias mãos. Quando você sabe o que o motiva e o porquê das suas ações, consegue colocar o que tem de melhor para o mundo, gerando valor para a sociedade na qual está inserido”, afirma Jorge Matos.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados