Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

5 fatos que indicam que uma marca precisa melhorar sua identidade visual

5 fatos que indicam que uma marca precisa melhorar sua identidade visual
17:00 pm ,11 de outubro de 2018

A formação da identidade visual de uma marca ou empresa é extremamente relevante para a sua consolidação e para o êxito na relação com o seu público. Em uma pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute, por exemplo, a constatação foi de que 51% dos profissionais de marketing tratam a criação de conteúdo visual como prioridade máxima em seus trabalhos. E a tendência é que essa valorização cresça ainda mais, porque boa parte das relações de consumo se dá por meio de dispositivos eletrônicos, o destaque atribuído à identidade visual é ainda mais importante.

A identidade visual é composta por vários elementos, como o logotipo, as cores e a tipografia. O uso integrado desses elementos constrói uma imagem personalizada de uma marca e faz uma projeção dela de acordo com os objetivos e com a forma como essa marca deseja ser vista pelo seu público-alvo. Nem sempre, entretanto, essa projeção ocorre da melhor forma possível e, nesse caso, é preciso aprimorar o que se entende por identidade visual.

“Uma marca que investe em sua identidade visual demonstra preocupação, zelo e capricho com a sua posição no mercado. Aprimorar a identidade visual vai além de parecer bonito aos olhos do cliente: é buscar qualidade em todos os âmbitos da relação com o seu público”, afirma Gilnei Silva, designer gráfico responsável pela construção de identidades visuais do Estúdio Gilnei Silva (www.gilneisilva.com).

Como saber a hora de aperfeiçoar a identidade visual?

O mal desempenho de uma marca em vários aspectos pode ser um dos indícios de que a identidade visual precisa de um update. O mais importante é não subestimar o poder de influência da identidade visual e estar atento a esses indícios, porque sempre há um meio de melhorar!

1) Poucos acessos no site

A presença digital é uma preocupação constante das marcas, mas estar presente é muito diferente de estar sendo visto e, como diz o velho ditado, “quem não é visto, não é lembrado”. A identidade visual de um site ou de uma página no Facebook, por exemplo, age no subconsciente de quem a vê e transmite uma mensagem, positiva ou negativa. Quando a identidade visual é bem construída, essa mensagem soa como um convite e gera mais acessos; em caso negativo, o visual pode até remeter a um conteúdo amador, perigoso ou malicioso.

2) Vendas online fracas

Essa é uma das consequências do baixo acesso. Se a identidade visual de um e-commerce, por exemplo, não agrada ou não transmite uma mensagem positiva ao consumidor, dificilmente ele se sentirá confortável para finalizar uma compra. Principalmente no comércio eletrônico, onde o concorrente está a poucos cliques de distância, a identidade visual precisa atrair o consumidor e fazer com que ele permaneça no site. Transmitir segurança neste momento é essencial para efetivar a venda.

3) Reconhecimento quase nulo

Algumas marcas trabalharam tão bem sua identidade visual que até mesmo o uso isolado dos elementos que compõem sua identidade já remete imediatamente à empresa. O Banco Itaú e a Coca-Cola são grandes exemplos nesse sentido. Se ninguém reconhece uma marca através das cores, da tipografia ou mesmo do logotipo dela, alguma coisa está funcionando mal.

4) Incoerência com a estratégia da marca

Muitas marcas têm a intenção de demonstrar determinados valores para gerar engajamento do público, mas esse intuito precisa estar alinhado com a identidade visual. Se não estiver, o único resultado será a geração de estranhamento. Não dá para uma empresa vender uma imagem de si mesmo como moderna e inovadora, por exemplo, se a sua identidade visual é obsoleta e mostra exatamente o contrário do que a marca diz.

5) Feedback dos clientes

Até parece óbvio, mas a prática de ouvir os clientes tem sido frequentemente negligenciada pelas marcas. As redes sociais estimulam que as pessoas opinem sobre quase tudo, principalmente sobre aquilo que costumam consumir. É fundamental ouvir o que os clientes têm a dizer e, sempre que for algo relacionado à identidade visual de uma marca, ela precisa levar isso em consideração.

Saiba mais sobre o Estúdio Gilnei Silva

O Estúdio Gilnei Silva é especializado em Design de logotipo e identidade visual corporativa. Com mais de 20 anos de atuação no mercado, todo o conhecimento do designer gráfico Gilnei Silva e sua equipe de colaboradores está disponível para o processo criativo no atendimento de cada cliente. Mais informações: www.gilneisilva.com.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados