Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

5 mitos sobre a lactose

5 mitos sobre a lactose
11:00 am ,3 de janeiro de 2018

Quando se fala em lácteos, muitas das questões que surgem dizem respeito à lactose. Para tirar essas dúvidas, Ana Paula Del’Arco, nutricionista e consultora da Viva Lácteos (Associação Brasileira de Laticínios), desvenda 5 mitos sobre a lactose.

1. A lactose é uma vilã – a lactose é um carboidrato, um açúcar intrínseco do leite que tem como função fornecer energia ao corpo e ajudar na absorção de cálcio no organismo. Essa função nutricional é especialmente importante para as crianças, que necessitam do cálcio para o desenvolvimento e fortalecimento da estrutura óssea.

2. Ela engorda – o leite é um alimento de baixo índice glicêmico, já que a lactose sempre é absorvida entre as proteínas, carboidratos e gorduras que fazem parte dos lácteos. Por esse motivo, os lácteos fornecem as condições ideais de metabolização destes nutrientes.

3. Nunca pode ser consumida por quem tem intolerância – em casos leves e moderados de intolerância, é indicado consumir quantidades conhecidas de lactose. Queijos e iogurtes, por exemplo, são dois lácteos que têm um nível menor de lactose devido ao seu processo de produção. Em algumas situações, existe ainda a possibilidade de a intolerância ser revertida.

4. Provoca inchaço – a lactose, por si só, não provoca inchaço. A presença de qualquer alimento no estômago e no intestino e os gases resultantes do processo digestivo geram um leve inchaço normal e inerente ao processo digestivo. Em pessoas com intolerância à lactose, ocorre desconforto ou dor abdominal, juntamente com inchaço, resultante da intolerância.

5. O consumo não é recomendado – de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (PAHO), o consumo de leite deve ser estimulado e o açúcar intrínseco do leite, a lactose, não deve ser computada nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) que limitam o consumo de açúcar simples, o açúcar de adição.

“É importante salientar que todos os nutrientes se complementam no organismo, entregando vantagens e benefícios à saúde dentro de uma dieta equilibrada. No caso da lactose não é diferente. Mesmo que seja associada à intolerância em alguns casos, ela é um nutriente que deve fazer parte de uma alimentação equilibrada”, explica Ana Paula.

Sobre a Viva Lácteos:
É a Associação da indústria de lácteos que tem como missão promover o crescimento e a produtividade do setor, permitindo assim melhora do ambiente de negócios, ganhos de produtividade e aumento da competitividade no mercado interno e externo, por meio da promoção às exportações. É composta por fabricantes de produtos lácteos (ALIBRA, AURORA, AVIAÇÃO, CCA, CAROLINA, CASTROLANDA, CATUPIRY, CCGL, DANONE, DPA, DAVACA, EMBARÉ, FRIMESA, FRÍSIA, FONTERRA, ITALAC, ITAMBÉ, JUSSARA, KERRY, LACTALIS, MOCOCA, MONDELÉZ, NESTLÉ, OUROLAC, PIRACANJUBA, POLENGHI, PORTO ALEGRE, REGINA, SCALA, SCHREIBER, TIROLEZ, VIGOR, VERDE CAMPO E YAKULT) e associações do setor, como a ABIQ (Associação Brasileira da Indústria de Queijo) e a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida).

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados