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6 estratégias para aumentar o ROI usando e-mail marketing

6 estratégias para aumentar o ROI usando e-mail marketing
11:00 am ,12 de setembro de 2018

Todas as ações de marketing visam geração de renda. Por isso o Retorno Sobre Investimento, conhecido como ROI, é extremamente relevante. O ROI é o valor que a sua empresa consegue de lucro para cada real investido e é calculado da seguinte forma:

ROI = (Faturamento – investimento) / investimento *100

Para transformar leads em clientes e para encantar os que já fazem negócios com você, o e-mail marketing é uma importante ferramenta. Ele está intimamente ligado às suas vendas e ao retorno que o seu investimento em mídia traz. O envio do e-mail marketing para realizar um cadastro é a melhor maneira de se aproximar dos leads, atraí-los pouco a pouco e direcioná-los para o fundo do funil de vendas.

Confira agora 6 estratégias eficientes para melhorar ainda mais o ROI da sua empresa usando o e-mail marketing!

1 – Segmentação
Quanto mais segmentada sua estratégia, maior a chance de retorno. Faça listas inteligentes em sua base de cadastros considerando dados demográficos, histórico de compras e de interação.

Um e-mail geral para todas as pessoas tem menos chance de ser o que seu contato precisa naquele momento. Com tantos e-mails na caixa de entrada, ele vai abrir algum que não acrescente em nada?

2 – Nutrição de leads e automatização inteligente
É preciso enviar a mensagem certa na hora certa. Não mande um e-mail vendendo seu serviço para alguém que acabou de assinar sua newsletter, por exemplo. Entregue um conteúdo coerente, que considere em que fase da jornada de compra seu leitor está e, vá direcionando-o com o tempo.

Para garantir o sucesso desse processo, aposte na automação de marketing e, assim, gere receita para sua marca de forma mais eficiente.

3 – Teste A/B
Você pode testar vários elementos no seu e-mail que serão decisivos para uma maior conversão — o formato e design, o título, a data e hora de entrega, o nome de remetente mais confiável, etc. Teste essas variáveis, uma de cada vez, para saber que versão dá mais certo.

Algumas ferramentas de e-mail marketing permitem que você experimente em uma porcentagem da base de cadastro primeiro para, só depois, quando for definida a melhor versão, enviar para o restante da lista.

4 – Design bem planejado
Use designs responsivos e garanta que, seja qual for a plataforma do seu leitor — computador, tablet ou celular —, ele não tenha problemas com a visualização. Hoje, por exemplo, 47% de todos os e-mails são abertos em dispositivos móveis.

5 – Limpeza na base de cadastros
Faça uma limpeza na base de cadastro de três em três meses. Guarde os nomes de quem não abre mais as mensagens e, no momento oportuno, faça uma ação com desconto para esse grupo. Você pode também separar grupos por histórico de compra e dar descontos ainda maiores para aqueles que gastaram mais com seu serviço ou produto.

6 – CTAs inteligentes
Tenha certeza que seus botões call-to-action (CTAs) são facilmente identificáveis e que dá para serem selecionados com o toque por usuários de dispositivos móveis. Use não só botões, mas imagens ou no meio do texto. O que não deve ser feito é deixar de incentivar o seu leitor a continuar a interação.

O ROI da sua empresa já foi influenciado pelas campanhas de e-mail marketing? Você tem conseguido uma taxa de crescimento satisfatória? Conte-nos sua experiência e veja também como calcular o ROI em campanhas de Adwords!

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