Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

6 tendências da arquitetura e design para ficar de olho

6 tendências da arquitetura e design para ficar de olho
16:00 pm ,13 de maio de 2016

As tendências ditam o tom da arquitetura e design e determinam como os espaços pessoais podem definir estilos de vida. Estar atento a essas tendências é essencial para criar ambientes modernos, agradáveis e que reflitam a personalidade de seus clientes.

Pensando nisso, listamos algumas das mais importantes tendências de arquitetura e design para ficar de olho em 2016. Confira!

1. Espaços Abertos
O conceito de espaços abertos e integrados está com tudo na arquitetura e design! A demarcação de espaços entre quartos, salas e cozinha não precisa mais ser definida por portas e paredes. Em vez disso, mudanças sutis de cores, texturas e tipos de pisos criam essa sensação de diferentes espaços, dando maior fluidez entre os ambientes.

O conceito de espaço aberto ainda deixa a casa com uma impressão de mais espaço, facilitando a circulação pelos ambientes.

2. Integração de ambientes internos e externos
Ainda seguindo a tendência de espaços abertos, a integração entre os ambientes externos e internos será ainda maior. Essa tendência vale tanto para casas residenciais quanto para os escritórios comerciais.

O que antes eram paredes e pequenas portas de acesso para a área externa viram grandes janelas de vidro, que possibilitam aos cômodos internos se integrarem a parte externa da residência, trazendo mais luminosidade e vida para os ambientes.

Outra grande tendência nesse sentido são jardins internos, onde é possível criar um ambiente confortável para receber visitas ou relaxar sem sair de casa.

3. Design funcional
A palavra de ordem nessa tendência é adaptabilidade. Cada vez mais, é possível observar cômodos sem um propósito definido, justamente para que as pessoas consigam transformar um ambiente em outro de forma fácil e sem que sejam necessárias grandes reformas.

O design funcional, por exemplo, permite adaptações fáceis em qualquer cômodo da casa e tornou-se uma excelente opção para casais que pretendem ter filhos no futuro, mas não querem sair do local em que moram atualmente.

4. Casas Inteligentes
Já ouviu falar em automação residencial? Essa é uma grande tendência de arquitetura e design, impulsionada pela difusão de gadgets e da conectividade à internet.

As casas inteligentes são conectadas a esse tipo de tecnologia de forma que as pessoas possam realizar diversas atividades pelos seus smartphones, como apagar ou acender as luzes ou, até mesmo, programar o termostato para manter uma temperatura agradável no ambiente.

5. Design consciente e sustentável
As mudanças de mentalidade em relação ao consumo e ao planeta como um todo também influenciam diretamente na arquitetura e no design. Por isso, construções que prezam pela sustentabilidade e economia de energia serão cada vez mais solicitadas.

Ainda nesse sentido, a demanda por materiais e itens de decoração amigáveis ao meio ambiente aumentará! Tudo isso, claro, unindo muito conforto e um design funcional.

6. Ambientes de personalidade
Por fim, ambientes que reflitam a personalidade e o estilo de vida de seus moradores estarão cada vez mais em alta. Isso quer dizer que não existirá mais apenas uma tendência ou orientação de estilo em uma residência, e sim, uma combinação de materiais, objetos, cores e texturas, que criem ambientes que consigam transmitir a identidade da pessoa.

De forma geral, a simplicidade e a funcionalidade são as duas tendências que estão ditando a arquitetura e design nos próximos tempos. Tanto as construções quanto a decoração de ambientes deverão facilitar ao máximo a vida das pessoas e fazer com que elas se sintam bem e relaxadas em suas residências e locais de trabalho.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados