7 maneiras fáceis de melhorar suas finanças hoje

Colocar suas finanças em ordem parece demorado, estressante e um trabalho sem fim.

Quando eu tinha vinte e poucos anos, não sabia absolutamente nada sobre finanças pessoais. Eu tinha uma conta bancária com meu dinheiro. Mas foi só isso.

Uma vez que aprendemos pouco ou nada sobre isso na escola, temos de agir nós mesmos para colocar nossas finanças em ordem e gerenciá-las de maneira sensata.

Junto com meu marido, mudamos nosso futuro financeiro e aprendemos a manter nossas finanças sob controle. E você certamente deseja melhorar suas finanças também. É disso que trata este post.

Aqui estão sete maneiras simples de melhorar suas finanças hoje.

7 maneiras fáceis de melhorar suas finanças hoje

1. Crie um orçamento mensal.

Criar um orçamento mensal é uma das maneiras mais fáceis de melhorar sua vida financeira.

Você planeja sua renda com um orçamento. Isso significa que você determina o que fará com sua renda antes de obtê-la. Você também controla suas despesas mensais.

2. Monitore seu balanço patrimonial.

Com um plano de orçamento, você planeja e monitora suas receitas e despesas.

Com uma declaração de ativos, você controla seus ativos e passivos.

Uma declaração de ativos é diferente de um orçamento, mas é tão importante quanto.

Você não precisa atualizá-lo em um mês específico (como um orçamento), mas deve atualizá-lo regularmente (mensal, trimestral, etc.).

Embora eu o atualize todos os meses para compará-lo ao meu plano de orçamento. Além disso, posso estabelecer metas tão pequenas para mim.

Para controlar seu patrimônio líquido, faça uma lista de todos os ativos (contas bancárias, contas de aposentadoria e de investimento, imóveis, carros, objetos pessoais, etc.) e uma lista de todas as responsabilidades (quaisquer dívidas, incluindo hipotecas, empréstimos para automóveis) . Dívida de cartão de crédito, empréstimos estudantis, etc.).

Em seguida, subtraia seus passivos de seus ativos totais.

Isso dá a você seu patrimônio líquido (ativos – passivos = valor líquido).

É muito importante manter o controle de seu balanço patrimonial porque ele lhe mostrará um instantâneo de seu valor financeiro real.

Com o tempo, isso se torna cada vez mais importante, especialmente se você deseja acumular riqueza e economizar para a aposentadoria.

3. Leia um livro de finanças pessoais.

Ler um livro de finanças pessoais pode ajudá-lo a aprender mais sobre dinheiro.

Você não pode planejar algo que não sabe como planejar. Livros de finanças pessoais podem ser facilmente a solução para fornecer a você o conhecimento financeiro que falta.

4. Estude finanças por apenas 20 minutos pela manhã ou à noite.

Você pode mudar sua vida financeira em apenas 20 minutos por dia.

A chave é reservar uma hora específica do dia a cada dia da semana para lidar com finanças pessoais (ler livros de finanças pessoais, ler blogs, ouvir podcasts, fazer orçamentos, etc.).

O hábito de passar apenas 20 minutos por dia estudando sobre dinheiro fica mais forte com o tempo e pode fazer uma grande diferença em sua vida financeira.

5. Crie uma meta financeira.

Uma maneira fácil de melhorar sua vida financeira hoje é pensar em onde você está financeiramente agora e onde deseja estar.

Pegue um pedaço de papel ou crie um documento em seu computador e anote seus objetivos financeiros. Eu pessoalmente uso meu livro de definição de metas para o ano dos sonhos , que uso para planejar cada uma de minhas metas.

Use o método SMART ao escrever metas (torne suas metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e oportunas) .

Alguns exemplos que você pode definir como metas:

  • Pague suas dívidas
  • Pague seu empréstimo estudantil
  • Economize para o pagamento de uma casa
  • Ganhe mais dinheiro
  • Ter mais dinheiro para suas economias de aposentadoria

Esses são apenas exemplos. Tudo o que você precisa fazer em sua vida financeira, estabeleça uma meta.

Então, dê a si mesmo um determinado prazo. Comece com apenas um ou dois objetivos para que você possa cumpri-los mais cedo.

6. Verifique seu relatório de crédito.

Verificar a precisão do seu relatório de crédito, como SPC/SERASA (e para proteger sua identidade) é uma maneira fácil de melhorar sua vida financeira agora.

Essa é a melhor maneira de garantir que não haja informações imprecisas e que todas as contas listadas sejam suas.

7. Pense em uma nova maneira de ganhar dinheiro.

Se você acha que está atrelado a dinheiro, também pode facilmente ficar paralisado e não fazer nada. É por isso que é ainda mais importante que você faça algo – qualquer coisa para se mover em direção ao sucesso financeiro.

É aqui que entra o dinheiro.

Faça um “brainstorm” de pelo menos uma nova maneira de ganhar dinheiro extra este mês.

Pesquise as diferentes maneiras de ganhar dinheiro online e, em seguida, decida o que fazer. É tudo por hoje.

Então, amanhã você realizará mais uma pequena ação para conseguir isso. Você ficará surpreso com a quantidade de energia que pode gastar em uma pequena ação todos os dias para ganhar dinheiro adicional.

Uma observação final

Não há muitos passos para melhorar suas finanças, mesmo que pareça à primeira vista.

Porém, quanto mais regularmente você faz alguma coisa, mais rotina você se torna. Você também aprenderá coisas novas. E é exatamente por isso que é importante que você comece agora.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *