Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

7 prefeitos mineiros participam do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

7 prefeitos mineiros participam do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
16:01 pm ,4 de junho de 2019

Oito projetos de sete cidades mineiras concorrem à etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Os projetos mineiros estão entre os 160 trabalhos selecionados nas etapas estaduais do prêmio. Os vencedores nacionais serão conhecidos amanhã (5/6), em Brasília. Na ocasião haverá uma homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, que também foi prefeito de Belo Horizonte, entre 1941 e 1945. A filha dele, Maria Estela Kubitscheck Lopes, e o presidente da Casa de JK, Serafim Jardim, receberão uma placa comemorativa.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem o objetivo de incentivar gestores públicos a modernizarem a administração dos municípios, oferecendo condições para que os pequenos negócios, ou seja, 99% das empresas brasileiras, tenham cada vez mais acesso ao mercado, à inovação e ao crédito.

“Estimular o empreendedorismo, com mecanismos que facilitem a criação e a permanência dos pequenos negócios no mercado, é tarefa que deve mobilizar toda a sociedade. Mas é nos municípios que a dinâmica econômica acontece e precisa ser incentivada”, destaca o Superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

Os finalistas mineiros da 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor são: José Tibúrcio do Prado Neto, de Paraguaçu, na categoria Inovação e Sustentabilidade; Carlos Renato Lima Reis, de Passos, na categoria Empreendedorismo na Escola; Odelmo Leão, de Uberlândia, na categoria Pequenos Negócios no Campo; José Walter Resende Aguiar, de Entre Rios de Minas, na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI); Vitor Penido de Barros, de Nova Lima, na categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Hélio Marcio Campos, de Ouro Branco, na categoria Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico; e José Eduardo Terra Vallory, de Capitólio, em duas categorias: Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico e Desburocratização e Implementação da REDESIMPLES.

“Em Minas Gerais, é possível perceber os esforços das prefeituras na criação de um ambiente legal favorável à expansão e ao fortalecimento dos pequenos negócios. Esperamos que esses gestores continuem estimulando outros municípios a apoiarem o protagonismo empreendedor, gerador de negócios, trabalho e renda”, afirma o Superintende do Sebrae Minas.

A 10ª edição do prêmio recebeu inscrições de 1.160 projetos em todo o país. Em Minas Gerais, foram100 projetos inscritos, sendo 96 habilitados, 30 finalistas e oito vencedores da premiação estadual, realizada em novembro do ano passado.

Conheça mais sobre os projetos mineiros que estão na disputa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor:

Categoria Inovação e Sustentabilidade

Município: Paraguaçu, na região Sul

Prefeito: José Tibúrcio do Prado Neto

Projeto vencedor: Feira do Terno de Paraguaçu – a ação tem como finalidade consolidar Paraguaçu como capital do terno, por meio de investimentos em capacitação de mão de obra, profissionalização das empresas e promoção do setor. A iniciativa, aliada a outras ações, prevê aumento da oferta de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade social e convênios com entidades de valorização dos pequenos negócios, para a realização de capacitações dos empresários.

Categoria: Empreendedorismo na Escola

Município: Passos, na região Sudoeste

Prefeito: Carlos Renato Lima Reis

Projeto: Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – o projeto tem o objetivo de estimular o empreendedorismo, por meio da capacitação dos 723 professores da rede de ensino infantil e fundamental da Prefeitura Municipal de Passos, associada à inclusão do conteúdo de empreendedorismo na grade curricular dos 8.521 alunos.

Categoria: Pequenos Negócios no Campo

Município: Uberlândia, no Triângulo Mineiro

Prefeito: Odelmo Leão

Projeto: Novo Agro – a iniciativa inclui ações que estimulam a criação de empreendimentos rurais, gerando emprego, renda e melhoria da qualidade de vida da população do campo. O programa impactou, direta ou indiretamente, cerca de 2,2 mil produtores rurais, em pouco mais de um ano.

Categoria: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios

Município: Capitólio, na região Sudoeste

Prefeito: José Eduardo Terra Vallory

Projeto: Pilares estratégicos para o desenvolvimento sustentável de Capitólio – a iniciativa reduziu a burocracia para as empresas em processos relacionados à gestão municipal. Uma das ações que proporcionou esse resultado foi a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que ampliou a inclusão dos pequenos negócios nas compras públicas municipais.

Categoria: Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI)

Município: Entre Rios de Minas, na região Centro-Oeste

Prefeito: José Walter Resende Aguiar

Projeto: Colheita na festa – a ação incentiva a formalização de empreendedores e a abertura de empresas, em decorrência do aumento do fluxo turístico estimulado pela realização de feiras, festas e festivais gastronômicos locais. A iniciativa surgiu da necessidade em reter a renda no município, por meio da valorização da identidade culinária, artística e artesanal da cidade.

Categoria: Compras Governamentais de Pequenos Negócios

Município: Nova Lima, região central do estado

Prefeito: Vitor Penido de Barros

Projeto: Programa Comprar Bem – a iniciativa capacita os empreendedores e amplia as oportunidades dos pequenos negócios da cidade de participarem dos processos de compras públicas. Entre os resultados está o aumento de 67% do valor total das compras municipais feitas de pequenos negócios, além da capacitação de mais de 300 empreendedores da cidade.

Categoria: Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico

Município: Ouro Branco, região central do estado

Prefeito: Hélio Marcio Campos

Projeto: Centro de Referência da Agricultura Familiar em Territórios Mineradores – a ação pretende desenvolver soluções que ampliem a produção agrícola de regiões mineradoras, minimizando impactos ambientais e estimulando a organização e cooperação dos agricultores familiares.

Categoria: Desburocratização e Implementação da REDESIMPLES

Município: Capitólio, na região Sudoeste

Prefeito: José Eduardo Terra Vallory

Projeto: Simplificando e transformando cenários em Capitólio – o projeto tem o objetivo de transformar o município em um ambiente mais favorável aos pequenos negócios, melhorando as condições de vida econômica, social e ambiental da população. Ciente de que apenas a equipe municipal não teria como realizar sozinha as mudanças necessárias, todas as ações passaram a ser discutidas com parceiros e setores responsáveis.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados