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Aluna da EFG é destaque em conferência nacional

Aluna da EFG é destaque em conferência nacional
11:00 am ,11 de maio de 2016

A EFG – Escola de Formação Gerencial de Varginha sempre busca levar aos alunos os conceitos e atitudes que os farão pensar e agir como empreendedores. Entretanto, em meio a tantas jovens mentes brilhantes, uma delas se destacou ao trazer o empreendedorismo para as escolas. A aluna Julia Tomaz desenvolveu um projeto inovador para a Conferência Nacional Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente (CNIJMA) alcançando o 1º lugar em todas as etapas.

A CNIJMA – Conferência Nacional Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente, tem o objetivo de criar escola sustentáveis pelo Brasil. O evento é constituído de quatro etapas, sendo elas: Conferência na Escola, a qual foi realizada na Escola Estadual Coração de Jesus; a Conferência Regional, realizada no Auditório da OAB; a Conferência Estadual em Belo Horizonte e por fim, a Conferência Nacional, em Brasília.

Os projetos desenvolvidos pelos alunos têm como objetivo montar uma escola sustentável. Dentro do projeto, foram apresentados 4 temas para a elaboração, dentre as temáticas Terra, Fogo, Água e Ar os participantes deveriam escolher um para o desenvolvimento da ação. Julia optou pelo tema que aborda o assunto Terra.

Com mais de 18 mil escolas inscritas e milhares de projetos apresentados, Julia obteve o primeiro lugar na etapa estadual. Cada estado possuía 1 representante e Julia foi a representante de Minas Gerais com o tema Terra.  O processo de seleção foi através da votação de júris. Em uma sala com 35 alunos concorrentes, a jovem obteve 50% dos votos e por merecimento, foi reconhecida no Planalto junto à presidente Dilma Rouseff.
Tendo alcançado o 1º lugar em todas as etapas, Julia conta que a Conferência abriu muitas portas nos mais diversos vários âmbitos. Ela pretende levar sua motivação aos jovens, visando incentivá-los a pensar diferente, acreditar em si mesmos e a partir disso, serem bases para mudar no mundo. Ela ressalta que os jovens nem sempre são valorizados como merecem e destaca que é importante o reconhecimento tanto dentro quanto fora das escola.

“Escolhemos o tema Terra, porque as pessoas se lembram de economizar água e energia, mas se esquecem de dar o destino correto ao lixo”, ressalta a estudante Júlia Thainara Pereira Tomaz.

O projeto consiste na criação de uma horta vertical e uma caixa de compostagem que produz o adubo orgânico para a horta. A horta é utilizada para consumo nas refeições da escola. Também é realizado a reciclagem de papel e do óleo de cozinha, com a produção de sabão para as escolas.

Atualmente, Julia demonstra interesse e se envolve em todos os projeto de política voltados ao meio ambiente e a sociedade, afinal, ao encarar diferentes costumes percebeu que a sociedade precisa ir além e a se adaptar as mudanças.

“Não foi um prêmio que recebi algum valor, ou um bem material. Mas foi um prêmio em que recebi conhecimento e pude ver que existe muito mais esperando por nós. Cuidar do Meio Ambiente é uma obrigação, mais do que responsabilidade. Jovem educa jovem, jovem escolhe jovem, e uma geração aprende com a outra. E por estudar na Escola de Formação Gerencial, pretendo trabalhar o Meio Ambiente dentro de uma empresa e desenvolver projetos voltados a sustentabilidade.”

O Projeto elaborado pela aluna rendeu-lhe muitos méritos desde a sua participação. Além das entrevistas realizadas, a aluna também recebeu diversos certificados que agora compõem o currículo e seu diploma. Julia também participou de uma importante entrevista abordando o evento Conferência Municipal da Juventude no qual foi uma das participantes. Dentre todos os méritos e depois com muito estudo e dedicação, a aluna declara que foi uma honra passar em primeiro lugar na Escola de Formação Gerencial de Varginha. Outra conquista fruto de tal merecimento, foi alcançar o primeiro lugar no Projeto de Iniciação Científica do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS/MG).

A Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente é um projeto que visa fortalecer a cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

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