Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

AMV recebe palestra sobre Responsabilidade Civil Médica

AMV recebe palestra sobre Responsabilidade Civil Médica
15:00 pm ,24 de outubro de 2016

O Escritório de Advocacia Oliveira & Santos, especializado em Direito Médico, realizou uma palestra sobre a judicialização da medicina e sobre a responsabilização do médico. A palestra aconteceu no auditório da Associação Médica de Varginha (AMV), no último dia 13 de outubro. Quem proferiu a palestra foi o Dr. Orildo dos Santos Pereira, advogado especialista em direito médico.

O Escritório de advocacia recebeu um grupo de médicos de Varginha para discutir sobre a natureza jurídica da responsabilidade civil médica, com antecedentes históricos, as teorias da responsabilidade civil, que pode ser subjetiva ou objetiva, abordando a questão da culpa e risco, implicações do Ato Médico, definição de erro médico, dentre outras questões jurídicas que envolvem o exercício da profissão.

As dificuldades na defesa do médico e os motivos do aumento no número de processos nos últimos dez anos também foram abordados no encontro. A proliferação de faculdades de medicina no país, que hoje conta 308 cursos, o aumento da jornada de trabalho dos médicos e o princípio da autonomia do paciente são alguns dos motivos colocados em pauta.

Nos últimos 12 anos o país teve um aumento de 1.600% no número de processos judiciais envolvendo médicos, com 46% de condenação dos profissionais. Minas Gerais é o quinto estado no ranking de origem dos processos, atrás de Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul de Paraná. Além disso, o Estado conta com 1.884 sindicâncias para apurar denúncias por erro médico.

Com todo esse cenário, o Escritório Oliveira & Santos abordou, também, os principais caminhos para o médico se prevenir dos processos de Responsabilidade Civil Médica e como ele pode estar preparado para se defender de uma possível acusação. Como especialista em direito médico, o Escritório esclareceu as dúvidas dos médicos presentes e apontou algumas ações proativas para os profissionais estarem preparados para essa nova era da relação médico/paciente.

Na galeria, você acompanha algumas fotos do encontro.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados