Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Analisar tendências ajuda na gestão do seu negócio

Analisar tendências ajuda na gestão do seu negócio
11:00 am ,16 de fevereiro de 2017

*Por Lucas Saad

Inovar é um desafio para qualquer empresa hoje, porque significa perceber, refletir, antecipar e ainda reagir às transformações em todo um contexto, mercado e públicos, que muitas vezes ainda são incipientes. Tais mudanças podem ser observadas — e utilizadas como uma poderosa ferramenta para a gestão estratégica de negócios — através da pesquisa e análise de tendências.

É imprescindível para uma empresa entender o que o consumidor espera e de que forma isso vai mudar a curto e longo prazo. Trabalhar com pesquisa e análise de tendências nos aproxima do consumidor e nos permite olhar de forma objetiva para todos os ângulos de um negócio, gerando insights e também antecipando a forma como os concorrentes e o mercado irão reagir às transformações externas.

Quando falamos de tendências de consumo, dois dos públicos mais analisados são as gerações Y e Z. A geração Y, também chamada de “Millennials”, são jovens nascidos de 1977 a 1995, de acordo com a Nielsen. Esse grupo tem grande importância, já que segundo estimativas, possuem mais de um trilhão de dólares de poder de compra, influenciando tanto o consumo de gerações mais novas quanto de mais velhas. Só no Brasil, representam atualmente mais de 45 milhões de pessoas. Os Millennials, que cresceram no contexto da virada do século e da economia global, valorizam conceitos como “coletividade”, “sustentabilidade” e “preocupação social”, por exemplo.

Já a geração Z, mais jovem e composta por indivíduos nascidos após 1996, começa agora a entrar no mercado de trabalho, de acordo com a Associação CDL/RS. Flexível e adaptável, a geração Z nasceu em uma era completamente digitalizada e não sente necessidade da distinção entre o mundo on-line e off-line. Para eles, palavras como “fluidez”, “experimentação”, “ativismo online” e “horizontalidade hierárquica” são essenciais.

Realizar um trabalho assertivo de análise de tendências é parte fundamental do processo de gestão estratégica de negócios, para que empresas entendam como a cultura funciona e se transforma, reduzindo riscos e construindo um futuro com propósito onde marcas e pessoas realmente dialoguem.

*Lucas Saad é fundador e diretor da saad branding+design (www.saad-studio.com), de Curitiba (PR), consultoria especializada em branding

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados