Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Analista de processos: Uma carreira em ascensão

Analista de processos:  Uma carreira em ascensão
14:00 pm ,11 de abril de 2018

Apesar da crise que passamos no biênio 2015/16, em que o Brasil chegou a ultrapassar a taxa de 12% de desemprego, uma profissão se destacava. A profissão em questão, é o analista de processos.

Quem é esse profissional à prova de crises?

O Analista de Processos, é o profissional que domina o que há de mais importante em qualquer organização, a gestão e a melhoria de processos. Para fazer isso, esse profissional deve contar com algumas competências, habilidade e atitudes específicas que irão garantir o sucesso da empresa.

Um analista de processos tem como principal competência o mapeamento de processos. É dele, a função representar os processos de trabalho por meio de um mapa e, conseguir gerenciá-lo e melhorá-lo.

Mas quais habilidades o analista deve possuir para ter sucesso?

Uma das mais requisitadas e certeiras é dominar a arte de fazer Fluxogramas. Uma pesquisa, realizada pela FM2S com seus alunos, apurou que apenas 32% dos profissionais que desejam ocupar esse cargo conseguem fazer um fluxograma da forma correta. Muitos pensam ser capazes, mas no momento em que são forçados a utilizar essa ferramenta, os resultados são ruins.

E, projetos cujos resultados são ruins, não costumam promover os analistas que dele participa. Por isso, não adianta saber Lean em teoria, se não souber como colocar em prática o mapeamento do processo por meio de um fluxograma.

Além do fluxograma, um analista de processos conseguirá ter destaque se tiver a habilidade de definir bem o escopo dos projetos quem entra. Como esse profissional costuma trabalhar por projeto, é importante ser hábil em definir um escopo factível, para o projeto não cair na vala comum de projetos infinitos.

Por último, gostaria de frisar a importância de saber aplicar as Ferramentas da Qualidade e do Lean no Geral, como Histograma, SMED, Diagrama de Pareto e Análise Kaizen. Cada real e hora investido em adquirir esses conhecimentos, irão retornar o investimento com ganhos mais tarde.

Por vivermos num país em que 28% dos alunos do ensino superior são analfabetos funcionais, dominar um conteúdo para valer, o colocará em grande vantagem. No mundo dos Analistas de Processos, que domina as ferramentas básicas sem enrolação, tem o sucesso garantido.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados