Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Aproveitamento de espaços para uma decoração eficiente

Aproveitamento de espaços para uma decoração eficiente
14:00 pm ,11 de abril de 2016

Não importa se o ambiente é pequeno ou grande, a palavra de ordem em decoração de interiores é aproveitar de forma racionalizada os espaços disponíveis, através da utilização de mobiliário adequado, que alie estética e funcionalidade. A arquiteta Karla Itri, que chefia a equipe de decoração da Marques Construtora aponta como primeira dica avaliar a área disponível e definir como se pretende utilizar o ambiente. A partir daí, buscar mobiliário com dimensões padrão de mercado é a alternativa com melhor custo\ benefício.

Os móveis com múltiplas funções são uma boa alternativa para otimizar os espaços e manter uma circulação desejável para o ambiente. “Existem inúmeras alternativas criativas para peças que podem servir simultaneamente a dois ambientes ou podem contemplar um uso específico quando necessário, reconfigurando totalmente o espaço. Peças que se encaixam podem ser uma excelente opção para não ocupar o espaço de circulação quando não estão em uso. Carrinhos volantes podem servir como baú para acomodar objetos, mesa de apoio ou assento adicional. Um aparador pode servir  como extensão da mesa de jantar, como área para refeições rápidas e ainda funcionar como armário para a cozinha e para o jantar, por exemplo. Podemos delimitar ambientes de outras formas além de um painel 100% vedado: substituir uma alvenaria por uma estante pode ser muito útil para garantir amplitude visual e ainda ganhar áreas estratégicas para abrigar livros, objetos de decoração e outros. Podemos ocultar a lavanderia através da marcenaria, integrando uma área de serviço à área social com facilidade. Camas em níveis diferentes cedem espaço a uma ótima bancada de estudos para as crianças. Até mesmo os degraus de uma escada podem ser aproveitados como pequenas gavetas ou estante”, explica a arquiteta.

Cada ambiente tem suas características próprias e pontos importantes a serem  considerados no momento da decoração. Os dormitórios, por exemplo, devem privilegiar área de descanso, armários e circulação, garantindo iluminação e ventilação adequadas. A distribuição do mobiliário deve ser planejada de forma a permitir que o usuário acesse com facilidade portas, gavetas e demais itens que compõem o ambiente . Já os banheiros geralmente têm seus espaços mais reduzidos, e permitem menos variações no planejamento do mobiliário.

Outra dica da equipe é o uso de espelhos posicionados estrategicamente para ampliar os ambientes. “A função deles é potencializada quando utilizados em áreas confinadas nas laterais e instalados desde o rodapé até o forro”, afirma Karla. O uso de cores claras também é recomendado tanto em paredes, como em cortinas, pisos e mobiliários.

Um bom projeto resulta em espaços confortáveis, adequadamente dimensionados, onde cada m² pode ser aproveitado. Aliado a um bom projeto de marcenaria e a escolha de um mobiliário bem dimensionado, faz de qualquer ambiente um espaço agradável, onde o conforto e o bem-estar do usuário estão em primeiro lugar. Exatamente como são os apartamentos decorados do Espaço Marques, um show room que reúne todos os empreendimentos disponíveis da construtora em suas diversas configurações. Assim, os clientes podem conhecer diferentes propostas para aproveitamento de espaços e obter dicas preciosas para a decoração de sua futura residência.

 

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados