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Área de vendas ainda é a mais importante nos negócios

Área de vendas ainda é a mais importante nos negócios
15:10 pm ,8 de julho de 2019

Tudo certo, planejamento para venda, organização de cada detalhe, mas não vendeu. A direção vai se importar com o processo? Não. Mas vai querer a finalização. Agora, ainda que sem planejamento, mas as vendas da empresa dispararam. Qual das duas possibilidades projetará um profissional? A primeira, certo? Portanto, é preciso saber vender.

Saber negociar é um dos segredos. A intenção cliente, de modo geral, pode ser percebida através da forma como ele está interagindo com a área comercial. É possível notar se ele realmente está interessado na compra ou não, se aquilo, naquele momento, não é sua prioridade. E, a partir disso, diversas estratégias podem ser trabalhadas. Se o cliente se mostra muito interessado, por exemplo, usar o gatilho da urgência faz toda a diferença e permite que o cliente realmente efetive a compra naquele momento. Na venda de móveis, por exemplo, seria dizer ao cliente que só existem mais cinco unidades do produto nessa qualidade e valor. Assim, a venda se concretizará com facilidade.

Se o cliente não mostrar essa pressa, mas sim algum interesse para compra futura, é preciso mostrar a ele todas as possibilidades, anotar o seu contato, continuar encaminhando a ele as novidades e sempre deixar claro que a empresa estará ali quando ele precisar. E quanto aos clientes indecisos? Existirão clientes indecisos em todos os lugares, o tempo todo. E são justamente eles que não poderão ser deixados de lado. Um cliente que procura e diz que fechará com determinada empresa é muito mais fácil de se lidar. Os indecisos precisam, através do vendedor, ter a comprovação de que o serviço é bom e ele é realmente o que se procura. E para isso, a paciência do vendedor é uma das características mais importantes.

Além disso, ouvir o cliente é primordial em todos os processos da venda. Muitas vezes, os vendedores acabam falando sem parar sobre as vantagens dos seus produtos e isso faz com que os clientes não queiram fechar a venda justamente por isso. Quem deseja efetivar a venda precisa saber fazer as perguntas certas e, mais do que isso, responder ao que o cliente questiona sem equívocos. O cliente procura a sinceridade e precisa encontrá-la. Em um primeiro momento pode até parecer simples enganar o cliente, com benefícios que o produto não possui, mas as consequências pós-venda podem não ser positivas. Manter um cliente é muito mais vantajoso para empresa do que precisar adquirir um novo.

Trazer sempre inovações para as vendas também faz com que a empresa saia na frente quando o assunto é fechar contratos e serviços. Os clientes, cada vez mais, encontram no meio digital novas possibilidades e ideias e quando vão comprar algum produto, desejam que este seja o mais tecnológico, com todas as possibilidades possíveis. Por isso, sempre inovar é o segredo para passar sua concorrência e conquistar cada vez mais, clientes e vendas concretas.

Desvendar necessidades do cliente e demonstrar as ferramentas necessárias para suprir essa necessidade torna tudo mais fácil. Uma das formas de conhecer os clientes é através do diálogo e das redes sociais da empresa. Neste espaço, os clientes costumam comentar e publicar avaliações com relação aos produtos, necessidades do momento e assim por diante.

Então, basta que a empresa contate o cliente e assim, mostre a ele exatamente aquilo que ele deseja ver. Dessa forma, a finalização da venda é praticamente certa.

E quanto as qualidades do vendedor? Quais deveriam ser?

O vendedor, além das habilidades citadas acima, que precisam fazer parte do seu dia a dia com as vendas, também precisa ter algumas qualidades. Elas são variadas e algumas delas são mais relevantes do que outras.

– A evolução constante é uma delas. Normalmente, os vendedores costumam acreditar que, porque já tem bons resultados em suas vendas, não precisam evoluir mais. Mas é justamente ao contrário. A evolução contínua se faz necessária para cada vez mais vendas ocorrerem e a concorrência não ser um problema.

– Estar sempre atualizado também se faz necessário para a concretização das vendas. Isso porque, todas as empresas estão se atualizando, portanto, quem não o fizer, ficará para traz. Essa atualização inclui estudo e empenho, inclusive em detalhes específicos como o marketing digital.

– O espírito de liderança é outro diferencial de um bom vendedor. Isso fará com que ele consiga utilizar a comunicação para atingir os seus objetivos e concretizar as suas vendas. Quem o possui sai na frente de todas as outras pessoas que não conseguem obter essa liderança.

Não existe mágica, existe comprometimento. Após entender algumas habilidades necessárias para quem deseja aprender a vender, é importante entender que, não existe mágica. O comportamento de cada vendedor é o que fará dele um sucesso ou não. E, este comportamento pode e deve ser modificado de acordo com as necessidades do momento. E lembre-se que, todo vendedor sempre é um empreendedor. E, empreendedores sempre buscam inovações e possibilidades de atingir o seu público de forma variada e concreta.

Sobre Paula Miranda
Master Coach, vendedora, treinadora, palestrante, escritora, practitioner em PNL, master em mentoring e Advice, atua também como trainer no Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário FEI. Sócia- Proprietária da ASSERTTIVA Desenvolvimento Humano, atuou como executiva em empresas nacionais e multinacionais, teve escolas de idiomas por mais de 10 anos e trabalhou em grandes franqueadoras e editoras do mercado de ensino de línguas. Trabalha a 21 anos inspirando, motivando, conduzindo e desenvolvendo pessoas. Especialista em gestão de equipes comerciais, team Coaching, capacitação, consultoria, treinamentos de vendas e palestras direcionadas, apoiando líderes e gestores a acelerarem seu potencial atingindo a alta performance e maximização de resultados.

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