Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Armazenamento de produtos perecíveis requer manejo adequado dos itens

Armazenamento de produtos perecíveis requer manejo adequado dos itens
15:00 pm ,7 de fevereiro de 2019

Da mesma maneira que qualquer outro tipo de produto, aqueles que possuem um vencimento mais rápido também precisam ser devidamente alocados. Porém, para garantir a qualidade dentro do prazo de validade estipulado, o armazenamento de produtos perecíveis deve levar em consideração estratégias diferenciadas. Isso requer uma série de medidas logísticas que precisam ser implementadas e que trarão resultados bastantes satisfatórios. Além da organização da empresa, também será refletida uma responsabilidade e a real intenção de armazenar adequadamente os produtos, assegurando suas propriedades.

Atualmente, todo detalhe empregado por uma empresa logística é crucial para que ela se diferencie entre as demais. Uma das ações que podem ser adotadas é a de realizar um bom planejamento do armazenamento de produtos perecíveis, contando com profissionais devidamente capacitados para essa atividade, bem como com equipamentos adequados. De acordo com a Contato Comp , especialista em recuperação de contatos elétricos , a utilização de empilhadeiras nesse serviço é fundamental. “Com elas, é possível movimentar a mercadoria de acordo com a necessidade, ou seja, caso precise de maior ou menor ventilação, e até quando o sol estiver influenciando, ela pode ser facilmente transportada no galpão”, afirma. O fato de permitir colocá-las em cima ou embaixo também é um ponto a ser levado em consideração.

Especialmente quando se trata de produtos perecíveis, negligenciar os cuidados resulta em uma série de consequências com relação à perda do item e também à imagem da empresa no mercado. Nesse sentido, é obrigação dos profissionais que atuam no ramo de logística de armazenamento de produtos perecíveis zelar para evitar danos, além da deterioração e contaminação de itens como carnes, frutas, legumes, flores e plantas. Entre os cuidados que se deve ter estão a lavagem, o enxágue, a classificação, a embalagem e o devido controle de temperatura, luz e espaço.

Para o adequado armazenamento de produtos perecíveis, primeiramente, é necessário fazer uma análise das características de cada um deles, visto que isso é fundamental para que sejam identificadas as particularidades de cada item. Isso faz com que os colaboradores não percam tempo movimentando e armazenando todas as mercadorias da mesma maneira, o que certamente prejudicaria algumas delas. Assim, o empilhamento correto também se faz necessário, uma vez que o bloqueio da entrada de ar pode diminuir a vida útil consideravelmente. A umidade do ar, bem como a temperatura do ambiente são fundamentais para uma boa conservação, por isso, um empilhamento que favoreça a circulação de ar se faz necessário.

Os colaboradores, por sua vez, devem estar devidamente equipados com os uniformes destinados à manipulação dos produtos, como touca, avental, jaleco, sapatos ou botas de borracha e luvas. Os equipamentos de proteção individual também precisam ser utilizados, principalmente por aqueles que atuam na direção de veículos como as empilhadeiras para evitar acidentes. Nesse caso, capacete, protetor auricular e óculos de proteção são os mais recomendados. Por fim, realizar um cronograma de limpeza dos locais de armazenamento de produtos perecíveis é indispensável, pois assim é possível de precaver de outros problemas causados por roedores, por exemplo.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados