Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

As recomendações de um dentista quanto ao tratamento da gengivite infantil

As recomendações de um dentista quanto ao tratamento da gengivite infantil
17:00 pm ,20 de novembro de 2018

Sendo um dos problemas bucais mais comuns, a gengivite é uma complicação que se dá por uma inflamação das gengivas decorrente, principalmente, da falta de higiene bucal. Sem a limpeza e os cuidados necessários, essa parte da boca fica irritada e avermelhada, podendo até mesmo sangrar. Se já é ruim para adultos, imagina para crianças lidarem com ela? A inflamação gengival também acontece durante a infância e precisa ser bem cuidada de imediato. As odontopediatras Mariana Benicio e Fernanda Cruz explicam melhor as recomendações para que seu pequeno previna-se desse problema.

GENGIVITE EM CRIANÇAS: COMO ACONTECE
Doces e mais doces misturados com má higiene bucal não formam uma boa combinação. As crianças são ainda mais suscetíveis a contrair a gengivite por conta da alimentação mais açucarada, pelos dentinhos que estão nascendo e pela má higiene bucal. Esses fatores facilitam a formação da placa bacteriana, uma camada de bactérias e restos de comida que se adere aos dentes. Ela deve ser retirada por meio da escovação adequada e do uso de fio dental. Caso isso não ocorra, aos poucos, a placa inflama a gengiva e faz inchar, configurando um quadro de gengivite.

A DOENÇA É MAIS PERIGOSA PARA UMA CRIANÇA?
Não, a gengivite em crianças é tão séria quanto em adultos. Caso não seja dado os devidos cuidados durante o tratamento, ela pode se desenvolver para uma periodontite – um caso ainda mais perigoso. Mas, diferente dos adultos, elas devem mudar a rotina de alimentação. Segundo as especialistas, deve-se evitar alimentos doces, pegajosos e pastosos, especialmente se não for possível fazer a escovação logo depois, e também adotar uma dieta mais saudável.

A IMPORTÂNCIA DOS PAIS PRESENTES
Esse cuidado, claro, depende muito da atenção e contribuição dos pais. Mariana e Fernanda contam como o papel dele é importante durante todo o processo: antes, durante e depois. Para que a criança não contraia a doença, elas explicam que eles devem sempre estar de olho na saúde bucal do filho. A criança provavelmente não vai perceber que suas gengivas ficaram inchadas, podendo inclusive achar que estão normais, quando não é esse o caso. Por isso, os pais devem se atentar a isso. A dica é, quando for escovar os dentes dos pequenos, aproveite e dê uma olhada na saúde do resto da boca, incluindo as gengivas.

Durante o tratamento, não negligencie o problema e trate assim que possível. A gengivite é uma fase inicial da periodontite, uma doença mais séria que pode afetar os tecidos que dão suporte ao dente. Então, siga fervorosamente as recomendações que logo logo as gengivas de seu pequeno vão estar saudáveis!

Se tudo já aconteceu e você quer saber o que fazer para que o quadro não se repita, as odontopediatras também têm recomendações. Mantenha a rotina de limpeza e de higiene bucal e visite o consultório dentro do tempo determinado para fazer a profilaxia bucal, ou seja, a limpeza dentária. Esse procedimento é essencial na eliminação da placa bacteriana e na prevenção da gengivite, tártaro e cárie.

GENGIVITE: COMO TRATAR?
Esse quadro pode ser facilmente resolvido se seguida a orientação dos profissionais: melhorar a higiene bucal. Mas, escovar os dentes do seu filho de manhã é só a metade do caminho! A higiene da boca também envolve passar fio dental, usar enxaguantes bucais e ainda fazer a escovação antes de dormir e 30 minutos após as refeições. Mais uma orientação, quase obrigatória, é se consultar com um odontopediatra. Apenas o profissional pode fazer as recomendações indicadas e intervir quando necessário.

Consulte seu dentista e lembre-se, a prevenção é a melhor forma de tratar qualquer coisa. Este texto é uma recomendação da Dra. Juliana Comunian. Agende uma consulta:

Dra. Juliana Comunian
(35) 3221-6897
Rua Alberto Cabre, 63, Vila Pinto – Varginha/MG

Fonte: Sorrisologia

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados