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Aumento de smartphones provoca mudanças nas redações

Aumento de smartphones provoca mudanças nas redações
17:00 pm ,14 de setembro de 2017

Já imaginou como seria a vida sem o uso do telefone celular? Já tentou, ainda que por algumas horas, deixar de lado o aparelhinho que o conecta ao mundo – a qualquer hora e em qualquer lugar? Não é preciso muita criatividade para se chegar à conclusão de que isso dificultaria muito nosso dia a dia, afinal tarefas simples do cotidiano como pedir comida, chamar um táxi, assistir televisão, ouvir música, falar com amigos, checar e-mails, fazer compras ou ver redes sociais são cada vez mais realizadas através dos telefones móveis.

De acordo com dados divulgados pela 28ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), até o final deste ano o Brasil terá um smartphone em uso por habitante. Em apenas 4 anos o número de usuários deste tipo de aparelho aumentou 3,5 vezes no país, passando de 14% em 2012 para 62% em 2016. A tendência é global, visto que neste mesmo período os números ao redor do mundo subiram de 33,3% para 70%.

Apesar de ainda ser considerada ruim, a qualidade da banda larga nacional tem melhorado para atender a demanda crescente, especialmente no que se refere à banda móvel 4G. Segundo estudos da consultoria Teleco para a 5G Americas, os acessos de banda larga móvel representarão 91% das linhas disponíveis no mercado em 2019 e desde o ano passado o brasileiro passou a usar mais o telefone celular do que o computador para acessar a internet.

Novo ambiente
O que os números atestam é algo que já percebemos na vida real: o comportamento e a intensidade no uso da telefonia móvel avança de modo irreversível, estabelecendo novas formas de relacionamento e consumo. Hoje em dia para uma empresa ou instituição atingir seu público é fundamental que esteja presente no universo digital – e na telinha do celular, claro.

No meio das notícias não é diferente. O Digital News Report 2017, estudo realizado pelo Reuters Institute em parceria com a Universidade de Oxford revela que 69% dos brasileiros usam dispositivos móveis para acompanhar notícias, sendo que 23% usam o telefone celular como principal ferramenta para se manter bem informado.

E não são apenas os sites dos jornais que alimentam estes leitores. Mídias independentes, portais colaborativos, blogs e redes sociais estão entre os canais mais utilizados, cujo crescimento crescente tem gerado discussões e levantado algumas polêmicas sobre a importância de um conteúdo noticioso de qualidade.

Ainda durante seu estudo, o Digital News Report 2017 ouviu 70 mil pessoas de 36 países e mostrou que, apesar de 54% dos entrevistados usarem as redes sociais como fonte de notícias, apenas 24% acredita que haja um trabalho criterioso na divulgação, distinguindo fatos de ficção. Outros indicadores utilizados reforçam a queda na confiança dos leitores em notícias divulgadas apenas por mídias sociais, graças às ocorrências cada vez mais frequentes das fake news. Em paralelo, o consumo de notícias online nos sites oficiais de jornais e em serviços pagos só aumenta.

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