Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Autoestima é fundamental

Autoestima é fundamental
17:00 pm ,26 de maio de 2016

por Andrea Fraguas

Infelizmente, muitas vezes a falta de conhecimento, e a antiga mania que carregamos de fazer julgamentos, sem nem ao menos sabermos do que se trata, tenho que ouvir que a profissão do consultor de imagem é para atender às frivolidades e futilidades das pessoas.

Já escrevi artigos falando sobre a importância dos cuidados com a imagem pessoal no ambiente corporativo. Esta semana vou reproduzir o post do visagista Jailson Melo, coordenador do curso de Visagismo da Faculdade Anhembi-Morumbi,na cidade de São Paulo, também comprovando que pacientes portadoras de câncer, no dia que despendem tempo com cuidados com sua imagem pessoal, sentem-se melhor, a ponto de reduzir o uso de morfina, medicamento para diminuir a dor.

“Quadros depressivos também estão relacionados com maior sensação de dor e desconforto físico. Mesmo para pacientes fora de possibilidades terapêuticas, a valorização da autoestima por meio de cuidados estéticos melhora a qualidade de vida.”

Daniela Batista Sorato, psicóloga da Unidade de cuidados Paliativos/Dor do Hospital de Câncer de Barretos, lembra que, durante um desfile de modas organizado com pacientes em comemoração ao dia Internacional da Mulher, a simples valorização da beleza das pacientes teve grande impacto nos relatos de dor “Apesar de estarmos com a equipe a postos pronta para injetar a medicação se necessário, pacientes que tomavam morfina de quatro em quatro horas não pediram o medicamento durante o dia todo por estarem tão envolvidas com atividades de autocuidado”, conta a psicóloga.

Em Barretos, as ações voltadas para o cuidado estético fazem parte da rotina. Além de acontecerem em datas comemorativas, as atividades para o reforço da beleza estão presentes no atendimento individual mesmo no processo de fim de vida. Daniela destaca a necessidade de se avaliar muito criteriosamente a personalidade de cada paciente para identificar a melhor abordagem a ser tomada. “Alguns pacientes não conseguem enxergar beleza na sua condição momentânea e precisam de um trabalho para melhorar sua imagem corporal e assim poder desenvolver recursos internos. Outros já conseguem desenvolver recursos internos e estabelecem diferentes padrões de beleza para diferentes etapas de sua vida, inclusive na doença”

Andrea Fraguas, é consultora de imagem e estilo certificada pelo FIT-NY. Sua missão é ajudar as pessoas a se sentirem bem com sua imagem pessoal.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados