Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Benefícios do chás

Benefícios do chás
17:00 pm ,5 de março de 2019

Existem chás para uma infinidade que nos ajudam em diversos problemas de saúde. Isso aprendemos desde cedo, geralmente com nossas avós, que sempre possuem um deles para gripe, dor de cabeça ou problemas no estômago. Mas engana-se quem pensa que isso é apenas cultura das vovós e não possui de fato propriedades imprescindíveis para o nosso dia a dia.

Os chás são comprovadamente um remédio natural. Segundo Ermelinda Vela Bertoldi, especialista em nutrição, isso ocorre por eles serem fitoterápicos, ou seja, apresentam funções que auxiliam o nosso organismo. Existem chás de ervas, de flores, e cada um possui uma propriedade específica.

Ermelinda exemplifica, os mais comuns que são chás como os de camomila, de hortelã e de maracujá que ajudam na ansiedade. “Também há os chazinhos emagrecedores, que são termogênicos, como um chá de hibisco, ou de canela com gengibre e hortelã. Eles são excelentes para serem tomados durante o dia, por auxiliarem na questão de retenção de líquidos e também promovem mais energia para atividades físicas.”

Além disso, essa bebida tão tradicional entre os ingleses, e há muito tempo adotada pelos brasileiros, é capaz de auxiliar no aperfeiçoamento das funções cognitivas, devido a presença de cafeína em algumas composições. Esse item também ajuda na concentração e na capacidade de aprendizado. E para quem sofre com problemas de tensão pré-menstrual (TPM), a especialista afirma que chás de ervas e sálvia tem o poder de diminuir a irritação e a ansiedade características do período.

Completando os inúmeros benefícios apresentados por essa bebida, seguidamente a ciência tem feito novas descobertas sobre o assunto. Assim, chegou-se à conclusão que ingerir três xícaras de chá por dia proporcionam a quebra da gordura no fígado, facilitando no combate da cirrose, doenças hepáticas crônicas. “Além de reduzir o desenvolvimento de doenças arteriais coronárias, como as do coração, morte cardíaca, infarto cerebral e até mesmo hemorragia intracerebral”, destaca a especialista.

E para preparar um chá que mantenha todas as propriedades adequadas, é muito simples. Primeiro de tudo, Ermelinda ressalta que não se deve ferver a água com as ervas ou as flores junto, pois elas podem tornarem-se tóxicas. O correto, é a preparação através da infusão. Deixa-se que a água ferva, e depois, faça-se uma infusão com os ingredientes desejados. Abafa-se o recipiente, e deixe agir entre 5 e 8 minutos. Estará pronto para o consumo, podendo ser bebido quente ou frio.

Mas antes de tudo, a especialista aconselha: “O ideal é consultar um nutricionista fitoterápico, que é conhecedor da área, e com essa indicação estar fazendo o chá correto, pois existem ervas que acabam sendo tóxicas e não são indicadas para chá.”

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados