Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

BRASIL CONFIRMA LIDERANÇA EM MERCADO DE GRÃOS

BRASIL CONFIRMA LIDERANÇA EM MERCADO DE GRÃOS
17:03 pm ,30 de abril de 2020

Com duas estimativas da safra 2019/2020 de grãos, a tendência é de uma produção de 248 milhões de toneladas, com aumento de 2,5% ou 6,1 milhões de toneladas na comparação com 2018/19. Os números registram novo recorde da série histórica e foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O analista de agronegócios da Federação da Agricultura de Minas Gerais FAEMG, Caio Coimbra, falou ao portal PERFIL WE sobre o momento do mercado. “São números que impressionam. Na verdade, 122 milhões de soja e 102 milhões de toneladas de milho. Só aqui em Minas Gerais são 15 milhões de toneladas sendo 7.7 milhões de milho e 5.9 milhões de soja”, conta o especialista.

O Brasil tem se firmado como um dos líderes globais nos mercados de grãos. Com duas safras anuais, ampla disponibilidade de chuvas e terra, além de grande know-how em agricultura, o país tem tudo para continuar avançando no agronegócio mundial.

“O crescimento da soja chamou a atenção. Foram 16% em relação à safra passada e o milho 2.3%.
O clima foi favorável a partir de novembro de 2019 e as chuvas foram em volumes interessantes e frequentes, que se mantêm até agora com bons volumes em áreas produtivas”, afirma Caio.

Outro ponto de destaque, de acordo com o especialista da FAEMG, foi o valor pago ao produtor rural, “Com o dólar alto, apesar do mercado no exterior estar com a cotação do milho e da soja em queda, internamente os produtores recebem um bom preço” – afirma.

A soja está em torno de R$ 85,00 a saca ou seja 25% maior comparado com valores de 1 ano atrás.
O valor do milho está 60% maior em torno de R$ 52,00 a saca. “A pandemia deixa um pouco de incertezas no mercado internacional, em relação ao volume que vai ser consumido. Com o dólar alto por causa da crise do corona vírus o produtor de grãos tem que ter cuidados” – aconselha Caio.

Algumas ações são fundamentais para que o agricultor tenha mais sucesso com seu cultivo, “Principalmente na compra de insumos para plantar a próxima safra. Fertilizantes por exemplo, ficam mais caros o que vai aumentar o custo de produção. Por isso uma boa gestão geral da propriedade e das plantações e um bom cultivo da lavoura vão garantir melhores resultados” – conclui Caio Coimbra.

Sérgio Monteiro – Editor de Agronegócio PORTAL PERFIL WE
Com informações da Assessoria da FAEMG

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados