Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Campos do Jordão: Amantikir e Casa da Xilogravura

Campos do Jordão: Amantikir e Casa da Xilogravura
17:00 pm ,26 de julho de 2016

por Aline Viana

No post de hoje venho trazer mais duas sugestões de atrações turísticas imperdíveis em Campos do Jordão. A primeira delas é um dos jardins mais lindos que eu já conheci: o Amantikir. E a segunda é um museu bem diferente de todos os que eu já havia visitado: a Casa da Xilogravura.

O passeio pelo Amantikir já começa a ser agradável antes mesmo de se chegar até lá. É que a ida – pelas margens da belíssima e arborizada Rodovia Eugenio Lefèvre – já é um passeio maravilhoso! Vale destacar que o Amantikir oferece estacionamento para os visitantes que forem de carro.

O Amantikir é um jardim botânico com 22 jardins temáticos, inspirados em 12 países. Os jardins são realmente muito bonitos (cada um com suas peculiaridades), e o local ainda conta com um mirante (mirante do Vale do Lajeado), que proporciona uma vista muito bonita das montanhas.

A próxima atração é a Casa da Xilogravura, que fica na Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295, Jaguaribe) e abre às 14h. Localizado no bairro Jaguaribe, o núcleo mais antigo da cidade, o museu é um casarão de 1928, que já passou por algumas reformas e abriga mais de 300 gravuras de todo o mundo.

Antes de iniciar a visitação, o visitante assiste a um vídeo de 3min, e aprende que a xilogravura é uma técnica em que a madeira é talhada e serve de matriz para a impressão de ilustrações ou escritos. O idealizador e fundador do museu é Antonio Costella, que também é formado em Direito. As obras são muito interessantes – principalmente aquelas que, por sua riqueza de cores e detalhes, denotam a perfeição do trabalho do autor. Estão expostas também gravuras utilitárias, como baralho de tarô, rótulos, folhetos de cordel, livros, jornais e propagandas de revistas.

Após a visita à Casa da Xilogravura, vale a pena ir à fábrica de chocolate Araucária, que fica bem pertinho (Rua Amadeu Carlet Junior, 255, Vila Jaguaribe). Lá não há uma visita guiada, mas se pode ver a preparação dos chocolates através de um vidro. Além disso, logicamente, também é possível comprar os diversos produtos que a marca oferece e fazer um lanche.

Aline Viana é advogada e blogueira; divide seu tempo entre atividades jurídicas, viagens, artesanato, culinária… E compartilha suas experiências no seu blog pessoal (Beleza Tem a Ver) e no instagram (@alinevianadpatrus).

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados