Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Capacitação de líderes: Vale a pena investir?

Capacitação de líderes: Vale a pena investir?
15:00 pm ,30 de novembro de 2018

Em uma empresa, seja ela pequena, média ou grande, o quadro de colaboradores e suas lideranças precisam sempre estar alinhados em prol de um mesmo objetivo: o crescimento e solidificação da organização. Por isso, apostar na capacitação de líderes tem um papel fundamental nesse processo, já que são eles que direcionam os funcionários.

Antes de tudo, é preciso identificar e trabalhar os diferentes perfis de liderança, já que estamos falando de pessoas e suas respectivas personalidades, que influenciam diretamente na maneira como atuam. Indo além, os líderes podem e devem servir como exemplo para os profissionais que almejam crescer e se firmar em um plano de carreira interessante.

“Nas organizações, sejam elas públicas ou privadas, as equipes são sempre reflexo da liderança, não importando o setor de atividade ou o porte da organização”, afirma Jorge Matos, presidente da ETALENT.

Por isso investir na capacitação de líderes apresenta uma série de benefícios para as empresas. Vamos conhecer abaixo alguns deles.

Melhoria na mediação de conflitos

Com líderes treinados e capacitados, situações mais delicadas podem ser resolvidas graças a sua experiência. Um ótimo exemplo é em relação aos conflitos, que mesmo em empresas supersaudáveis e com ambiente dinâmico, é normal que aconteça.

Nesse caso, o papel do líder é entender o que está acontecendo, considerando todas as partes envolvidas para chegar a um consenso e uma melhor solução.

Aumento da produtividade

Um líder altamente capacitado é aquela pessoa capaz de estimular e incentivar os demais colaboradores. Esse profissional pode fazer verdadeiras revoluções dentro da empresa e realmente dinamizar todo o processo de produtividade, estando lado a lado dos funcionários.

O mais interessante disso é que com a capacitação, o líder desenvolve também habilidades para identificar erros e apontar as melhores soluções na busca por respostas rápidas, interessantes e que ajudem no alcance de resultados positivos para toda a organização.

Retenção de talentos

Em um mercado extremamente competitivo, qual empresa não quer reter seus melhores talentos? Nesse sentido, mais uma vez apostar na capacitação de líderes é um ótimo investimento. Tenha em mente que um dos papéis desse líder é justamente conhecer sua equipe e nutrir a paixão pelo trabalho realizado por cada profissional.

Isso, sem dúvidas, ajuda bastante na retenção de talentos e desenvolve uma empresa com riquíssimo poder intelectual, estratégico e um potencial enorme de trabalho, já que estão presentes ali os melhores colaboradores atuantes no mercado.

Influência em decisões corretas

Em uma jornada de trabalho muitas decisões precisam ser tomadas, desde as mais simples até as mais complexas e delicadas. Por isso, o líder precisa ter conhecimentos, comportamentos e habilidades suficientes para entender tudo o que está ocorrendo e identificar as melhores decisões, que sejam acertadas e, principalmente, que rendam frutos e levem o sucesso da empresa.

Como você viu, apostar e investir na capacitação de líderes é muito vantajoso e benéfico para toda a empresa. E o que não pode faltar nesse processo é a gestão comportamental no preparo e desenvolvimento de lideranças. Afinal, essa prática é que vai moldar e trazer à tona tudo o que o líder tem de melhor.

“Olhamos no espelho e enxergamos verdadeiros super-heróis, tentamos agir como tais e exigimos que nossas equipes façam o mesmo. Porém, dois aspectos são importantes: o primeiro é que há a necessidade de líderes para todos os estilos definidos. O segundo é que, independente do estilo que o líder tenha, ele tem que procurar entender quais são as demandas para que ele exerça adequadamente a liderança necessária”, finaliza Jorge Matos.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados