Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

CODEVA empossa nova diretoria

CODEVA empossa nova diretoria
16:00 pm ,2 de maio de 2017

O CODEVA – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Varginha – realizou no dia 26 de abril a posse de seus conselheiros e a eleição da diretoria/conselho fiscal para o biênio 2017-2019. O evento aconteceu no Auditório do SEBRAE, e contou com diversas autoridades locais como representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Minas Gerais, Guarda Municipal, Secretaria de Educação, Secretaria de saúde, dentre outros órgãos governamentais e civis.

Compuseram a mesa o Prefeito de Varginha, Sr. Antônio Silva, o Diretor do Hospital regional, Rogério Bueno, a Vereadora Zilda Silva, o Presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Coordenador de Políticas para pessoas com Deficiência do Estado de Minas Gerais, Romerito Nascimento e o presidente do Codeva, Luiz Carlos Bruziguessi.

“Nós vivemos a atualidade da inclusão social, da queda de paradigmas preconceituosos e, naturalmente, as pessoas com alguma condição, alguma deficiência, têm que se mobilizar, se unir e têm que ter uma coordenação dessas forças. Daí a necessidade do CODEVA, que tem uma representatividade muito grande. Através dessa representatividade, ele vai ser exatamente o interlocutor legitimado a defender os anseios dessa população que merece todo respeito, e obviamente vai nos ajudar a formular as políticas públicas para as pessoas nessas condições. Nós temos hoje em Varginha um Conselho que serve de orgulho pela sua atuação dinâmica, dedicada, comprometida e, acima de tudo, que toma iniciativas, que têm ousadia, criativas e tem muito amor pelas pessoas que cuidam”, disse Antônio Silva, Prefeito de Varginha.

A eleição com Chapa Única foi empossada pelo Prefeito Municipal, tendo o Sr. Luiz Carlos Bruziguessi novamente eleito como Presidente do Codeva. “Gostaria de agradecer estes 10 anos que estamos à frente do Codeva, conseguimos o transporte porta a porta, oportunidades de trabalho, equipamentos para empréstimo provisório, o Varginha Acessível, dentre tantas outas conquistas. Avançamos muito e temos certeza de que vamos avançar ainda mais. Os desafios são grandes, mas nossa força de vontade é bem maior”, diz Bruziguessi.
Durante seu pronunciamento, o Presidente agradeceu todos os apoiadores, autoridades presentes e destacou o apoio da WEspanha Comunicação Inteligente, que desde seu primeiro ano acreditou no Conselho e realizou ações para a conquista de apoiadores e de fomento à defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

Durante o evento, todos os integrantes da diretoria e conselheiros, integrantes da sociedade civil e de órgãos governamentais assinaram o documento de posse e uma pasta com as principais informações do Conselho. “É um trabalho que tem dado certo ao longo dos anos, pelo comprometimento das pessoas que são envolvidas. O CODEVA tem uma representatividade muito grande com diversos órgãos que fazem parte da sociedade, órgãos públicos e da própria sociedade civil e que realmente tem feito um trabalho de defesa dos direitos da pessoa com deficiência no município. A sequência dessa composição do Conselho em um evento tão prestigiado, com tantas pessoas, com tantas autoridades, sejam elas integrantes ou não do Conselho, participando e apoiando essa luta, demonstra que é um trabalho sério, que tem dado certo, e que tem dado resultado em Varginha”, afirma Rogério Bueno, Diretor do Hospital Regional, autor da lei que criou o CODEVA e conselheiro.

“O Conselho tem uma função importante de colocar o Governo a par das necessidades da pessoa com deficiência. A gente sabe que as políticas públicas, dentro do seu escopo, já representam legalmente o cuidado e atendimento para pessoas com deficiência. Todavia, faz-se necessário que exista um órgão ativo, com a participação da sociedade civil e do próprio governo, na elaboração das políticas públicas e na execução dessas políticas. Então, um Conselho como esse é extremamente importante para que as políticas sejam executadas e elaboradas de forma correta e estejam de acordo com as necessidades reais das pessoas com deficiência”, comenta Romerito Nascimento, Presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Coordenador de Políticas para pessoas com Deficiência do Estado de Minas Gerais.

Para a representante da Câmara Municipal, a Vereadora Zilda Silva, o CODEVA é um conselho importantíssimo para o município de Varginha e que pode contar com o apoio da Câmara na realização de seus projetos. “Desde o início do mandato, nós recebemos na Câmara o Sr. Bruziguessi, e ele expôs as dificuldades. Conseguimos manter a equipe que já estava com ele, o presidente da Câmara Municipal, Dr. Zacarias Piva, disponibilizou minidoors, que a Câmara utiliza à disposição para divulgação do CODEVA, temos contribuído também com a divulgação do trabalho deles, através dos documentos impressos, e estamos de portas abertas para o que precisarem, pois, sabemos da importância que é o trabalho do CODEVA, um Conselho que não se curva diante as dificuldades”.

Sobre o CODEVA
Através de um movimento da sociedade Varginhense e apoiado pelo executivo e legislativo, numa ação coordenada pelos próprios militantes da luta das pessoas com deficiência, foi criado o CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DE VARGINHA – CODEVA, pela Lei 4559 de 12 de dezembro de 2006. É um órgão de caráter permanente, deliberativo e controlador das políticas e das ações governamentais, em todos os níveis de atendimento às pessoas com deficiência. Nasceu forte e atuante, juntamente com as primeiras conferências dos direitos das pessoas com deficiência, quando participou efetivamente da Conferência Municipal, regional, estadual e nacional.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados