Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Comércio mineiro está confiante em melhora das vendas no 2º semestre

Comércio mineiro está confiante em melhora das vendas no 2º semestre
15:21 pm ,11 de julho de 2019

Dia dos Pais, Dia da Crianças, Black Friday e Natal. São muitas as datas comemorativas do segundo semestre, um período primordial para o comércio varejista brasileiro, que tende a converter as excelentes oportunidades de negócios da época em mais faturamento. Em virtude desse cenário, os comerciantes mineiros estão otimistas para o semestre, conforme destaca a pesquisa “Expectativa de vendas – 2º semestre de 2019”, elaborada pela Fecomércio MG.

De acordo com a análise, 74% das empresas do comércio varejista mineiro acreditam que as vendas no segundo semestre de 2019 serão melhores do que nos seis primeiros meses deste ano. Além disso, para quase 70% dos empresários, as vendas na segunda metade de 2019 tendem a ser superiores se comparadas com o mesmo período de 2018.

A pesquisa aponta, ainda, que o Natal é a data que mais impacta positivamente o comércio. O dia 25 de dezembro beneficia, aproximadamente, 55% das empresas entrevistadas, seguida pelo Dia dos Pais (15,3%) e a Black Friday (14%).

A economista da Fecomércio MG Bárbara Guimarães alerta que, apesar do otimismo, os comerciantes devem acompanhar o comportamento dos consumidores e dos seus concorrentes, principalmente, nos processos de escolha e gestão. “Para minimizar os efeitos do cenário econômico desfavorável, é necessário que o empresário planeje e atraia o consumidor. A pesquisa mostra que 31% dos comerciantes vão investir em ações de divulgação e propaganda e quase 26% vão fazer promoções e liquidações para seus clientes”, afirma.

Os segmentos mais confiantes para o período são de tecidos, equipamentos e materiais para escritório, informática e de comunicação (90,0%) e móveis e eletrodomésticos (77,3%).

Cartão de crédito deve ditar as compras

Em relação à forma de pagamento, a pesquisa destaca que o cartão de crédito deve representar 48,7% das compras na modalidade parcelada. Valores pagos à vista com dinheiro (26,5%), o crediário (13,1%) e as compras no cartão de crédito em uma parcela (9%) também foram apontados pelos empresários entrevistados pela Fecomércio MG.

Segundo Bárbara, o cartão de crédito contribui para que a população tenha acesso à aquisição de produtos. “Dessa forma, os clientes podem parcelar sua compra e pagar em parcelas que melhor se encaixam nas finanças mensais”, afirma.

Mas, em relação ao cartão de crédito, a economista da Fecomércio MG faz um alerta. “As pessoas devem utilizar o cartão de crédito moderadamente. Às vezes, elas podem agir por impulso e fazer diversas dívidas, que podem comprometê-las no futuro. Por isso, é ideal fazer um planejamento para que aquela compra não extrapole os seus limites orçamentários”, destaca.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 26 de junho de 2019. Ao todo, foram avaliadas 402 empresas, sendo pelo menos 40 em cada uma das dez regiões de planejamento do Estado. A margem de erro da análise é de 5%, com um intervalo de confiança de 95%.

Fonte: Fecomércio MG

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados