Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Como a inteligência artificial está mudando o setor da educação?

Como a inteligência artificial está mudando o setor da educação?
15:00 pm ,16 de julho de 2018

A virada do milênio pode ser considerada um marco de transformação na história da humanidade. Tal mudança não se deu apenas na questão de registro do tempo, mas em como a tecnologia se desenvolveu ao longo dessas quase duas décadas. A era que começou com o receio do “bug do milênio” foi e continua sendo o período de maior ascensão tecnológica vivida pelo ser humano.

Entre as áreas que tiveram os maiores desenvolvimentos, pode-se destacar a inteligência artificial, devido principalmente aos diversos usos e aplicações de seus recursos tecnológicos em áreas do cotidiano. Por definição, a inteligência artificial é uma inteligência semelhante à humana , porém, exercida por softwares, sistemas de programação, robôs ou quaisquer outros mecanismos criados artificialmente.

Embora a ficção tenha feito da inteligência artificial um terreno fértil para especulações e teorias da conspiração, na vida real suas aplicações trouxeram inúmeros benefícios práticos. Mais recentemente, especialistas dos setores de tecnologia se uniram a outros profissionais para desenvolver novos recursos e ferramentas para uma área de fundamental importância na vida de todos: a educação.

Crianças predispostas à tecnologia?

Uma pesquisa da Viacom International Media Networks, realizada em 12 países, concluiu que, no caso do Brasil, as crianças na faixa entre dois e cinco anos estão expostas a 21 horas semanais de tecnologia, e com o apoio dos pais, já que 72% deles acreditam que a tecnologia torna seus filhos mais inteligentes. Essa exposição torna evidente que as crianças da atual geração possuem muito mais facilidade com computadores, smartphones e tablets.

A partir dessa constatação, os especialistas em educação puderam também concluir que o uso dessas tecnologias seria muito positivo para os processos de aprendizagem e, desde então, cada vez mais recursos envolvendo a inteligência artificial estão presentes em salas de aula por todo o mundo.

“É uma apropriação muito bem-vinda! Qualquer pessoa que lida com crianças sabe do interesse que elas têm pela tecnologia e, quando podemos transformar esse fascínio em um aprendizado multidisciplinar, a tendência é que excelentes resultados sejam colhidos”, afirma Marcos Paulo Matias, CEO da ClipEscola , uma startup catarinense criada para ser um elemento facilitador na relação entre pais e educadores.

Presente e futuro

Hoje já existem diversas plataformas online com princípios básicos de inteligência artificial que auxiliam estudantes do mundo todo a aprimorar seus conhecimentos em diversas áreas: novos idiomas , matemática, linguagens de programação, entre várias outras. Em pouquíssimo passos, o usuário das plataformas se vê diante de um método de aprendizado dinâmico e intuitivo que produz resultados tão bons quantos – e frequentemente, melhores – do que os métodos tradicionais.

A inteligência artificial mudou o status do aprendizado. Enquanto no passado o ensino era muitas vezes encarado como uma espécie de jogo de perguntas e respostas, a tecnologia tem criado a possibilidade de que o processo de aprendizagem seja assimilado como uma experiência de imersão, aonde muitos outros fatores, mesmo que indiretamente ligados à educação, também são levados em consideração.

A ClipEscola, por exemplo, utiliza os recursos do aplicativo para auxiliar as escolas na gestão de rotinas administrativas e proporcionar aos pais uma ferramenta de comunicação mais ágil e direta com os profissionais envolvidos na educação de seus filhos. Mensagens instantâneas, monitoramento de atividades, controle de pagamentos e recebimentos, confirmações de entrada e saída e diversas outras funções estão disponíveis aos usuários em apenas alguns cliques.

“Nós acreditamos que a função da tecnologia é tornar a nossa vida mais prática e, ao idealizar o app ClipEscola, colocamos esse nosso objetivo a favor da educação das nossas crianças”, enfatiza Matias.

Conheça a ClipEscola

A ClipEscola nasceu com o propósito de utilizar a tecnologia mobile a favor de pais, alunos e educadores. Cada funcionalidade foi desenvolvida a partir de estudos de caso em dezenas de escolas, para que as demandas fossem identificadas e supridas com mais eficiência.

O resultado é uma plataforma intuitiva e de fácil navegação que tem simplificado as rotinas no setor da educação, poupando tempo e recursos de todas as partes envolvidas.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados