Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Como a moda reflete os padrões sociais

11:48 am ,20 de junho de 2014

por Guta Leme*

Nós, mulheres, sempre fomos influenciadas pela moda de várias maneiras. Em relação à sociedade, podemos raciocinar da seguinte maneira: a mulher vem de uma educação mais repressiva e isso sempre se refletiu na moda. Os espartilhos, vestidos longos, a padronização da moda. Esse padrão mais fechado acontece mais ou menos até os anos 80/90.

Hoje em dia, nós, mulheres, temos uma identidade de moda que passou a existir após a colocação desta mulher no mercado de trabalho e sua libertação em relação a alguns padrões de comportamento. Mesmo com os movimentos de libertação sexual nos anos 60, nós continuamos a seguir um padrão pré-estabelecido e ainda sem identidade.

Após os anos 90, com a conquista do mercado de trabalho, apesar de continuarmos a cuidar da casa, família e filhos, mas já atuantes também fora de casa e seguras de nossa competência, começamos a nos vestir de uma maneira própria, escolhida por nós dentro do que desejamos, buscamos e que nos traz prazer e, principalmente, segurança.

Vemos isso refletido na moda de hoje: despojada, prática e com muita influência daquilo que somos. Muitos estilos misturados, sobreposições, peças de diversas épocas compondo um mesmo look. Hoje queremos uma roupa só que nos acompanhe do trabalho para o happy hour e, de preferência, para aquela passadinha no mercado para completar a dispensa de casa.

Pra isso podemos ate recorrer a profissionais de moda, os personal stylist, mas ele trabalha sempre em comum acordo com nossa personalidade e gosto, e é isso que dita a moda hoje, a conquista social de nós mulheres.

*Guta Leme é personal stylist e proprietária da boutique Rita Jardim by Guta, com moda, acessórios, bolsas, bijux e calçados.
Av. Salum Assad David, n.20, Santa Luiza
Varginha / MG

Os looks que você encontra lá, a Guta te mostra todos os dias no Instagram @guta_leme
Veja, na galeria, alguns prints do Instagram dela.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados