Como começar a investir com pouco dinheiro

Sempre digo que a primeira coisa que você precisa fazer para começar a investir é começar. Apenas faça!

Mas e se você realmente não souber como começar a investir? Além disso, pode ser estressante, assustador e opressor no início.

Mas, mesmo que o faça, será a melhor decisão que você já tomou, especialmente se estiver preparado para a aposentadoria.

Talvez com a postagem de hoje e minhas dicas para iniciantes eu possa tirar um pouco do seu medo e ajudá-lo a começar a investir para estabelecer uma base para sua aposentadoria o mais cedo possível.

Como um pequeno lembrete por que você deseja investir:

  • Isso pode ajudá-lo a parar de trabalhar pelo resto da vida.
  • Você pode se aposentar mais cedo.
  • Quando você para de trabalhar, pode ter uma vida boa: praticando seus hobbies, viajando, o que quer que você queira fazer.
  • Quanto antes você começar a investir dinheiro, mais poderá ganhar.
  • Você não dependerá de seus filhos ou do estado.

O que significa investir dinheiro?

Investir é importante porque significa que seu dinheiro está trabalhando para você. Se você não investir, seu dinheiro ficará parado, diminuindo a cada dia.

Este é um ponto muito importante, porque 100 reais deixarão de ser 100 reais no futuro se os deixar debaixo da almofada ou na conta à ordem.

Se você investi-los por outro lado, poderá transformá-los em mais. Investir dinheiro a longo prazo significa que ele funcionará para você e gerará uma receita potencial para você.

Apenas como exemplo:

Se você investir 1.000 reais em sua aposentadoria hoje com uma taxa de juros anual de 8%, receberá 21.724 reais após 40 anos.

Se começar com a mesma quantia, mas investir mais 1.000 reais todos os anos durante 40 anos com juros de 8%, receberá 301.505 reais .

E se você multiplicar por dez investindo 10.000 reais tanto como montante inicial quanto anualmente, é 3.015.050 reais.

Existem estatísticas interessantes, mas também alarmantes sobre isso:

Quase 30% dos brasileiros não têm poupança ou qualquer outro investimento ou montante de dinheiro.

Um dos principais motivos pelos quais observei é que muitos não sabem economizar mais ou como começar a investir.

Sim, investir dinheiro pode ser assustador para iniciantes. Mas você nao esta sozinha. E, na realidade, não é preciso muito para começar.

Se você nunca investiu antes e está se perguntando como começar, tenho uma lista que explica passo a passo e as etapas fáceis de como começar. Mesmo que você pense que não tem dinheiro suficiente para investir.

Como começar a investir dinheiro como um iniciante

1. Elabore um plano financeiro!

Antes de começar, pense em por que e no que você deseja investir dinheiro e o que está disposto a fazer por isso. Como você planeja tornar seu investimento parte de sua vida? Em um plano financeiro, você define suas metas financeiras pessoais, incluindo sua meta de investimento.

Se você já tem um plano financeiro, pode ir para a segunda etapa. Caso contrário, recomendo que você crie seu plano financeiro agora .

2. Comece a economizar seu dinheiro!

Guardar dinheiro não parece sexy para nenhum de nós. É equiparado a uma visão estreita e totalmente anti-cool. Acho chato acabar sem dinheiro suficiente na velhice ou ter que trabalhar até 67 anos ou mais.

Mas se você não economizou ou investiu nada até hoje, então minha melhor dica de investimento é: Coloque seu dinheiro de lado hoje!

Para investir seu dinheiro, você realmente precisa fornecer dinheiro para isso.

O quanto você deixa de lado depende inteiramente de você, mas acho que mais é sempre melhor se você puder. Ok, você está pensando: “Quanto dinheiro devo economizar se não tiver muito dinheiro?!”

A chave aqui é economizar o máximo possível em seus investimentos. Dificilmente 20%, sim, não chega a 5%, mas ajuda um pouco.

Se você não pode economizar muito, coloque algo de lado. Para um iniciante, isso pode chegar a 25 reais – sério, cada pequena ajuda ajuda.

É claro que você pode trabalhar para economizar uma porcentagem cada vez maior de sua renda para investir. Começar pequeno é um caminho fácil para iniciantes que se perguntam como começar a investir.

Eu entendo que algumas pessoas se encontram em uma situação financeira em que podem não ser capazes de economizar tanto dinheiro quanto gostariam.

Viver com um salário mês a mês, com dívidas ou com uma despesa inesperada muito alta pode mudar dramaticamente sua situação financeira e destruir objetivos financeiros, e eu entendo isso.

No entanto, existem opções para sair desta situação financeira negativa. Cortar suas despesas é óbvio, mas você também pode encontrar outras maneiras de ganhar dinheiro extra. É um desafio, mas vale a pena o trabalho necessário para atingir seus objetivos financeiros.

Mesmo que esteja trabalhando para alcançar uma situação financeira estável no dia-a-dia, você ainda pode começar a investir.

Como eu disse antes, mesmo a menor quantia de dinheiro pode ser investida no investimento. Investir não apenas ajuda você a se aposentar mais cedo, mas também pode ajudar a evitar situações financeiras negativas no futuro.

3. Encontre um corretor online ou um especialista para gerenciar seu investimento!

Agora que você começou a economizar dinheiro para investir, decidirá como investir seu dinheiro.

Existem duas maneiras de fazer com o seu dinheiro. Você mesmo abrindo uma conta online ou procurando um especialista para administrar seu investimento para você.

Parte do processo de aprender como começar a investir é descobrir em qual empresa, plataforma ou pessoa você deseja confiar seu primeiro dinheiro.

4. Decida onde investir seu dinheiro!

Agora que abriu seu portfólio, você terá que decidir exatamente como deseja investir seu dinheiro. Este é certamente o maior desafio no caminho para o seu primeiro investimento.

Existem muitas maneiras de investir seu dinheiro. Um bom corretor ou especialista online o ajudará a navegar assim que você decidir onde colocar seu dinheiro.

Onde você investe seu dinheiro, entretanto, depende basicamente do risco que você está disposto a correr. Simplificando, muito tempo é mais risco, menos tempo é menos risco.

  • Se você tem apenas 20 anos e quer investir para sua aposentadoria, tem de 30 a 40 anos. Você pode fazer investimentos mais arriscados sabendo que o mercado está subindo e descendo.
  • Mas se você não tem muito tempo até a aposentadoria, certamente gostaria de investir em algo com que se sinta mais confortável, algo que possa dar passos menores, de forma constante.

Principalmente quando se trata de bolsa de valores, não é fácil porque ninguém sabe o que vai acontecer no futuro.

Se você quer aprender como começar a investir como um iniciante, você também pode obter ajuda profissional para definir seus objetivos, seu nível de risco e a distribuição de seu dinheiro.

Quando começamos a estudar o tema, também contamos com um consultor que nos ajudou a ter uma visão geral das possibilidades de investir e a definir nossos objetivos e o caminho a seguir. Esse foi nosso primeiro passo.

5. Faça sua própria pesquisa!

No entanto, é importante que você faça sua própria pesquisa. Existem muitas maneiras de obter informações hoje. Parte disso é que você lida com isso e aprende.

E você descobrirá rapidamente como essa jornada será diversa e emocionante.

Há um bom exemplo que lemos em nosso primeiro livro sobre ações. É sobre seguro de vida.

O seguro de vida sempre foi visto como o investimento para a aposentadoria.

Muitas pessoas ainda têm essa apólice de seguro de vida hoje, embora não recebam mais o valor que investiram.

Suponha que você tenha um seguro de vida da Allianz. Se você tivesse investido a mesma quantia em ações da Allianz no mesmo período de tempo, teria mais dinheiro hoje do que no seguro de vida, apesar das oscilações e crises do mercado de ações.

No entanto, gostaria de salientar que não sou um especialista em investimentos profissional. Sua própria pesquisa sobre este assunto é implacável.

6. Fique de olho no seu investimento!

Você finalmente investiu seu dinheiro. Parabéns!

A próxima etapa agora é monitorar seu investimento. Isso é especialmente necessário porque você pode querer fazer alterações, continuar investindo etc.

No entanto, você não deve enlouquecer fazendo isso. Não é necessário verificar seu investimento várias vezes ao dia. Você não ficará impressionado com as pequenas mudanças no mercado de ações, especialmente se você investir a longo prazo.

Mas você ainda deve estar atento ao processo do seu investimento, pois o mercado pode mudar, seus interesses pelo seu investimento mudam e seus objetivos também aumentam.

É por isso que recomendo mais uma vez que você obtenha um depósito online no qual você pode acompanhar seu progresso com exatidão e reagir a qualquer momento.

7. Faça as mesmas etapas repetidamente!

O primeiro passo é aprender como começar a investir. Mas a última etapa é continuar seu investimento no futuro.

Para fazer isso, você passará por essas etapas repetidamente. Mas agora que você sabe quais etapas tomar, será mais fácil. E você aprenderá muito no processo.

Você fez o mais difícil!

8. Fique motivada!

Você está começando algo novo e haverá momentos em que ficará satisfeita, mas também momentos em que ficará insegura e talvez também desesperada. Portanto, mantenha seu objetivo em mente. Permanece motivada.

Se você não tiver certeza, encontre um especialista para pedir conselhos! Aprenda, aprenda, aprenda … não desista! Vai valer a pena.

E finalmente

Espero ter conseguido tirar um pouco do seu medo de investir e dar os primeiros passos. Depois de começar a fazer isso, você continuará a desenvolver e aprender. 

Se você está apenas começando a lidar com finanças e seu dinheiro, baixe meu roteiro de finanças grátis em sua caixa de entrada e aprenda as etapas necessárias para estabelecer a base para seu sucesso financeiro.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *