Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Como conseguir trabalho com as redes sociais

Como conseguir trabalho com as redes sociais
11:00 am ,24 de outubro de 2016

É impossível ignorar o poder que as redes sociais possuem sobre a vida das pessoas. Hoje são mais de 2 bilhões de contas registradas no mundo todo. “É preciso enxergar o mercado digital como uma enorme rede de oportunidades”, aponta a especialista em internet marketing Camila Porto, criadora do treinamento online Facebook Essencial. As redes sociais tanto podem facilitar a vida das empresas que desejam contratar profissionais capacitados quanto tornar possível que uma pessoa que esteja procurando um emprego consiga êxito”, afirma.

A especialista em internet marketing lista 5 dicas de como usar as vantagens das redes sociais a favor de quem pretende contratar ou para quem quer ser contratado.

1 – Aposte em um perfil voltado para a atuação profissional
O perfil de quem quer um novo emprego deve promover o interesse da empresa que contrata. “Ter cuidado com o que posta é importante. Pense sempre em qual imagem que você está se expondo ao postar alguma coisa e se pergunte: eu me contrataria se compartilhasse esse tipo de publicação?”, aponta Camila Porto. “Já a empresa que quer acertar na contratação pode apostar em uma página que dê abertura para que as pessoas se candidatem e que seja transparente em seus valores, para que o candidato certo se identifique e se disponibilize para um processo seletivo”, conclui. Desta forma, ela sugere que a empresa deixe claro ao candidato como é o dia a dia de trabalho.

2 – Invista para não depender da “sorte”

Para se conseguir contratar pelo Facebook é necessário que o empresário saiba procurar pela pessoa certa que compartilha das mesmas ideias que a empresa. “Uma dica crucial é analisar os perfis de candidatos. Esta prática pode eliminar um possível funcionário que gere futuros problemas e, em contrapartida, pode revelar potenciais colaboradores para a empresa”, sugere a especialista. E para quem está procurando trabalho, algumas atitudes simples podem configurar em oportunidades. “Quem participa de grupos sérios e profissionais, não se envolve em polêmicas e não faz discursos pessoais sobre temas que repercutem negativamente à imagem é bem visto pelas empresas que utilizam das redes sociais para contratar um funcionário.

3 – Esteja na rede social certa
Quando uma rede social é deixada para trás pelos usuários, outra surge com máxima força. “Só no Brasil, são mais de 1,4 bilhão de contas no Facebook, o que o torna uma importante ferramenta para quem deseja contratar e ser contratado, investindo nas estratégias corretas”, diz Camila. O Linkedin, rede social especificamente voltada para essa finalidade profissional, onde o empresário e o candidato possuem seus perfis estruturados em informações voltadas para a carreira. “Não adianta procurar por emprego pelo Facebook se a empresa que você almeja trabalhar não possui uma conta ativa. Parta para outras fontes de pesquisa”, conclui Camila.

4 – Faça das redes sociais uma fonte de autenticidade
São inúmeras as categorias de publicações nas redes sociais, que vão de opiniões pessoais até uma simples foto com legenda. Para se ter sucesso na vida profissional através de uma página de Facebook, é preciso ser autêntico. “Se o empresário está indeciso entre investir em táticas de contração analisando as redes sociais ou não, vale pensar que, ao fazer isso, será um empresário que valoriza a pesquisa como forma de encontrar os funcionários mais bem preparados, em termos de comportamento, para fazer parte de sua equipe”, aponta.

5 – Acredite no potencial que as redes sociais possuem
Muitas pessoas ainda estão presas aos modelos antigos de contratação, em que o processo se limitava a mandar currículo para determinada vaga e aguardar por uma ligação ou e-mail. “O mundo digital promove a facilidade de acesso entre as pessoas e das pessoas com empresas. Não podemos nos prender aos moldes antigos quando tanta coisa mudou”, destaca, incluindo como exemplo a contratação de pessoal.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados