Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Como curtir o Carnaval sem descuidar da saúde

Como curtir o Carnaval sem descuidar da saúde
16:53 pm ,20 de fevereiro de 2020

O Carnaval é, com certeza, um dos feriados mais aguardados pelo brasileiro todos os anos. Uma época de alegria, folia e geralmente muito calor, quando as ruas são tomadas por bloquinhos e foliões procurando se divertir. No entanto, apesar de toda a festa, alguns cuidados não podem ser esquecidos, e por isso a Pague Menos separou algumas dicas para que todos possam aproveitar ao máximo o mais tradicional feriado brasileiro e ainda chegar 100% até a quarta-feira de cinzas.

Manter-se hidratado
Nessa época do ano, o calor não costuma dar trégua, e aliado a ele, o alto consumo de bebidas alcóolicas faz com que o organismo desidrate ainda mais rápido. A desidratação pode causar cansaço e tontura, e a ingestão de bebida alcoólica reprime a produção do hormônio antidiurético, fazendo com que a pessoa urine mais. Então é preciso se hidratar constantemente, tanto com água quanto com líquidos nutritivos e que reponham vitaminas e minerais no corpo, como sucos naturais, água de coco e bebidas isotônicas.

Usar e abusar do protetor solar
Além de proteger contra envelhecimento prematuro e câncer de pele, o protetor solar também impede as tão conhecidas queimaduras de sol. Ninguém quer ficar todo vermelho e ardido em pleno Carnaval. É importante cobrir todas as partes do corpo que ficaram expostas com protetor, até mesmo orelhas, pescoço, pés, e reaplicá-lo ao longo do dia. Também é indicado o uso de protetor solar labial e cremes protetores térmicos capilares, já que o excesso de sol e de álcool causa desidratação, o que provoca ressecamento dos lábios e dos cabelos.

Se alimentar bem
Para aguentar o pique do Carnaval é fundamental se alimentar bem, tanto antes quanto durante a folia. O indicado são refeições ricas em carboidratos e proteínas, abusar das frutas e saladas, e evitar alimentos gordurosos, que tornam a digestão mais lenta e causam a sensação de estufamento. É importante também não ficar longos períodos sem comer. Outro cuidado a ser tomado é com comida de rua e locais suspeitos, para evitar possíveis infecções alimentares.

Usar roupas leves e confortáveis
Todo bom folião sabe que roupas coloridas e fantasias são uma parte importantíssima do Carnaval. Mesmo assim, o conforto deve falar mais alto, para se aproveitar melhor os bloquinhos. Roupas mais leves e frescas costumam ser melhores escolhas para lidar com o calor dessa época. Além disso, para conseguir dar conta de tantas horas de folia, um calçado confortável é essencial para evitar a formação de bolhas e calor nos pés. E pensando em compor a fantasia sem perder o conforto, chapéus e óculos estilosos também são uma boa pedida para quem for ficar horas exposto ao sol.

Não exagerar na bebida
Não é preciso deixar a cerveja ou a caipirinha de lado, no entanto é importante respeitar seus limites. Além disso, o melhor é não misturar tipos de bebidas, como fermentados com destilados, e lembrar de se alimentar antes e durante a bebedeira, e intercalar com água, minimizando os efeitos negativos da ingestão do álcool e abrandando a ressaca. E, claro, nunca dirigir alcoolizado.

Usar preservativos sempre
Tenha sempre em mãos camisinhas, que é o único método contraceptivo que também protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV, HPV, sífilis e herpes genital. Você deve usá-la sempre que tiver relações sexuais, mesmo com o seu parceiro fixo. Usar preservativo também é a melhor forma de prevenir uma gravidez indesejada, já que a pílula do dia seguinte não deve ser usada constantemente, pois ela contém uma grande quantidade de hormônios que, juntamente com o excesso de álcool no Carnaval, podem prejudicar o organismo.

Descansar
Apesar de dormir não ser uma prioridade no Carnaval, deve-se tentar descansar para repor as energias e evitar o cansaço e a irritação. Saber respeitar os limites do próprio corpo é essencial. Tter um sono tranquilo e descansar para acordar disposto e curtir todos os dias de festa também é parte fundamental do Carnaval.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados