Como economizar dinheiro tendo dívidas ?

Quando se trata de economizar dinheiro e pagar dívidas, muitas vezes surge a pergunta se isso é possível e também faz sentido. Devo primeiro pagar a dívida ou economizar dinheiro? Ou devo fazer os dois juntos?

A resposta é que tudo depende da sua situação financeira. Vamos discutir isso com mais detalhes.

É assim que você determina se deve economizar dinheiro ou pagar dívidas.

Existem diferentes tipos de dívida com que qualquer pessoa pode lidar. Empréstimos estudantis, o empréstimo para o carro e a casa, o empréstimo do cheque especial, os pagamentos para a nova máquina de lavar ou móveis após a última mudança e muito mais. 

E dependendo da sua situação financeira, pode fazer sentido resolver a dívida primeiro, antes de começar a economizar dinheiro. Mas também pode ser útil economizar um pouco antes de atacar sua dívida.

E, finalmente, ambos são possíveis, ou seja, economizar dinheiro e pagar suas dívidas.

No entanto, para que qualquer uma dessas variações seja bem-sucedida, você precisa de uma estratégia inteligente. 

Quando faz sentido pagar dívidas antes de economizar dinheiro?

Ao elaborar um plano para seu bem-estar financeiro, é importante economizar dinheiro para reservas de pelo menos 3 a 6 meses ou mais de suas despesas básicas de vida. Ou você salvou um pequeno pé-de-meia para dias “chuvosos” no valor de 500 a 1000 reais para começar.

Se você quer começar a pagar sua dívida agora e já economizou uma dessas quantias, ótimo. Nesse caso, pode fazer sentido para você parar de economizar dinheiro. Em vez disso, você começa a pagar agressivamente a dívida com as taxas de juros mais altas.

Ter economias significa que você tem uma reserva para despesas imprevisíveis ou uma emergência. Isso evita que você tenha que se endividar exatamente nesses momentos.

Você também pode considerar o uso de parte de suas economias para saldar suas dívidas. Mas apenas se cobrirem adequadamente o que você precisa em uma emergência e para seus objetivos de curto prazo. Isso é especialmente útil se os juros de sua dívida excederem em muito os juros de suas economias.

Depois de pagar a dívida de juros mais alta, você pode começar a economizar dinheiro e aumentar suas economias novamente.

Se você se encaixa nesse cenário, faz sentido saldar a dívida antes de economizar dinheiro.

Quando faz sentido economizar antes de pagar dívidas?

Se você tem um plano para saldar sua dívida, mas não tem um pé-de-meia, economize uma pequena quantia antes de se concentrar em sua dívida. A vida pode acontecer e não há como prever quando ou como algo não sairá de acordo com o planejado.

Ter uma pequena quantia de dinheiro disponível em tal situação pode ajudá-lo a evitar contrair mais dívidas. 

Se você se encaixa nesse cenário, faz sentido economizar algum dinheiro antes de saldar sua dívida.

Que tal investir ou pagar dívidas?

Pessoalmente, acho que faz muito sentido investir dinheiro e economizar mais enquanto saldamos sua dívida. Porém, para que valha a pena, é necessária uma boa estratégia.

E não se trata apenas de comparar os possíveis retornos dos investimentos com os juros da sua dívida. Em vez disso, significa usar ofertas e o tempo com o qual você se beneficia de sua provisão de aposentadoria.

Alguns empregadores oferecem a opção de pensão da empresa. Com uma boa oferta, isso pode ter um efeito positivo no valor que você receberá como pensão no futuro. Se você tiver essa opção, ainda pode considerar fazê-lo, apesar das dívidas.

Também faz sentido economizar 5 a 10% para sua aposentadoria, mesmo sem uma pensão da empresa. 

Se você tem dívidas, seu foco pode ser livrar-se delas rapidamente, mas você ainda deve reservar algumas para a aposentadoria.

Com essas pequenas contribuições para sua conta de aposentadoria, você garante que está fazendo algo pelo seu futuro. Você é capaz de alavancar o poder dos juros compostos e a oportunidade de investimento de longo prazo.

Economizar a quantia necessária na aposentadoria leva tempo. Quanto mais tempo você tem, mais você pode reservar e mais tempo seu dinheiro terá para crescer.

Nos dias de hoje, você não pode contar apenas com sua pensão legal para sustentá-lo na aposentadoria. 

Economize dinheiro e pague dívidas ao mesmo tempo

Você já tem uma poupança, uma contribuição previdenciária e um plano de liquidação de dívidas? Então, você está essencialmente economizando dinheiro e pagando dívidas ao mesmo tempo, e essa é uma ótima abordagem.

No entanto, para ter certeza de que você terá sucesso com essa abordagem, faça um orçamento e se tornem melhores amigos.

Seu orçamento o ajudará a controlar suas receitas e despesas . Seu objetivo em um orçamento é manter suas despesas o mais baixas possível para que você possa lidar com sua dívida de forma agressiva, começando com a dívida com as taxas de juros mais altas.

Por que o foco agressivo em sua dívida? Isso porque o custo da sua dívida não compensa em nada em relação aos juros que você tem que pagar, principalmente nas dívidas com juros altos. 

Faz mais sentido pagar primeiro o cheque especial com a taxa de juros mais alta antes de economizar em uma conta bancária. 

Por exemplo, se você ganha apenas 0,1% em sua conta de poupança, mas paga 10% de juros sobre sua dívida, você está indiretamente perdendo dinheiro por manter seu dinheiro em sua conta de poupança. 

Portanto, é melhor saldar sua dívida o mais rápido possível e, em seguida, economizar dinheiro novamente e aumentar suas metas de poupança e investimento.

Finalmente

Qualquer que seja a abordagem que você adote para pagar suas dívidas e economizar dinheiro, certifique-se de ter um plano estratégico para que faça sentido e você não perca dinheiro.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *