Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Como escolher uma boa franquia para investir em 2019?

Como escolher uma boa franquia para investir em 2019?
14:00 pm ,9 de novembro de 2018

Quem tem planos de começar um negócio novo no próximo ano deve saber que há diversos benefícios em se tornar um franqueado. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve um crescimento de 8,4% no segundo trimestre de 2018 em comparação com o ano de 2017.

Os setores que mais cresceram foram o de entretenimento e o da construção, além do tradicional setor de alimentação. É uma notícia que anima quem quer investir nesse segmento. No entanto, assim como ocorre em qualquer área, é preciso tomar alguns cuidados. Algumas dicas são essenciais para quem quer escolher uma boa franquia para investir em 2019.

1. Identificar os segmentos de afinidade
O mais importante para se levar em conta ao escolher uma franquia para investir é saber o ramo em que se tem mais facilidade de trabalhar. Ao abrir uma franquia, o empreendedor terá que dedicar muito tempo da sua vida e do seu dinheiro. Portanto, é preciso escolher uma área da qual se tem interesse.

Uma boa dica para descobrir a qual segmento se dedicar é pesquisar bastante. Conversar com franqueados e franqueadores, visitar estabelecimentos e conhecer a concorrência são práticas essenciais. O ideal é que o investidor não tenha dúvidas de que escolheu o segmento correto.

Se mesmo assim não estiver seguro, uma dica é procurar especialistas no mercado que podem entender o momento e ajudar na buscar da franquia ideal. “Escolher uma franquia pode não ser uma tarefa fácil pois além de capital, o emocional também entra em jogo. Por isso que muitas vezes uma assessoria com uma visão de quem está de fora pode ser muito valiosa”, afirma Maria Luiza Bruffato da Franquiaz.

2. Considerar quanto tempo o investidor disponibilizará para se dedicar ao negócio
Ao escolher a franquia, é preciso definir como o trabalhador se dedicará ao novo empreendimento. Algumas franquias exigem horários mais extensos ou precisam funcionar aos finais de semana. É o caso das franquias de shopping, por exemplo.

Nestas situações, é preciso ter funcionários para trabalharem de dia e à noite. Além disso, nos feriados é muito comum que se extrapole o horário convencional de atendimento. Em todos os casos, é preciso ter em mente a necessidade de ter uma rotina bem organizada.

3. Avaliar o próprio perfil como gestor
É essencial que o empreendedor reflita se é organizado, disciplinado e se tem facilidade de trabalhar com rotina. Esses são diferenciais para ter sucesso no segmento de franquia. Mesmo que a pessoa já esteja trabalhando com um produto pronto, ela tem um papel importante para fazer os negócios decolarem ou não.

Por isso, é importante ter clareza do quão o investidor estará disponível para gerir a franquia, os funcionários, as relações com os fornecedores e todas as tarefas necessárias. Uma boa ideia é investir em cursos de capacitação em gestão.

Para trabalhar neste segmento também é preciso levar em conta a necessidade de seguir regras preestabelecidas pela franqueadora. Isso não será um problema para quem tem boa adaptabilidade.

4. Analisar a experiência do franqueador
Se o investidor já escolheu uma franquia para trabalhar em 2019, não deve se esquecer de levar em conta a expertise do franqueador. Ele deve passar segurança de que conhece realmente o segmento. Para isso é importante fazer reuniões, tirar dúvidas, pedir relatórios e todos os documentos possíveis para ajudar a entender melhor como funciona a franquia.

Outra dica importante é verificar há quanto tempo o franqueador atua no mercado. O ideal é que ele tenha no mínimo dois anos de experiência.

5. Planejar o capital de investimento sem comprometer as finanças pessoais
Ao iniciar o trabalho em uma franquia é preciso fazer um bom planejamento do capital que será necessário para o investimento. O empreendedor deve pensar nos gastos fixos que terá e também nas variáveis possíveis. Além disso, todo negócio deve ter um capital de giro disponível. É preciso também colocar todos os gastos na ponta do lápis e projetar em quanto tempo se conseguirá obter algum lucro.

Uma dica importante é ser realista e não cair em promessas de lucro fácil. Dificilmente o negócio começará faturando muito dinheiro, pois tudo dependerá do produto/serviço, ponto comercial e a gestão do negócio.

6. Pesquisar sobre a marca com atuais franqueados da rede
Uma das melhores formas de conhecer bem a franquia é conversar com os franqueados da rede. Vale verificar se estão satisfeitos, se o trabalho dá o retorno esperado e tirar dúvidas que forem pertinentes. Outra tarefa importante é perguntar sobre o franqueador, para saber o quão ele é confiável e se cumpre com o que foi acordado.

Outra boa opção é visitar com regularidade as franquias da rede e ver como os clientes se relacionam com o estabelecimento.

Escolher uma boa franquia para investir em 2019 não tem muitos segredos.”Basta ter consciência de que você precisará arregaçar as mangas para fazer o negócio deslanchar, antes e depois de se tornar franqueado.”, finaliza Maria Luiza.

Achou o texto interessante e útil? Leia mais sobre esse e outros assuntos no site www.franquiaz.com.br e na página do Facebook.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados