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Como fazer o dia a dia de seus funcionários render mais

Como fazer o dia a dia de seus funcionários render mais
11:00 am ,24 de agosto de 2017

Você sabia que a correria do dia a dia pode afetar a produtividade de sua equipe? Como consequência, tende a prejudicar a gestão – e os resultados – do seu negócio, impactando diretamente em seu faturamento mensal!

A quantidade de informações que lidamos em nosso dia nos faz pensar que 24 horas são poucas para fazer tudo aquilo que precisamos. Mas você já parou para pensar que, na verdade, tudo o que sua empresa precisa é de organização e das ferramentas certas?
É possível melhorar o desempenho de sua equipe para que cada integrante ofereça o máximo de produtividade no somatório dos dias.

Separamos algumas dicas para tornar sua equipe um time de sucesso:

Clareza nos objetivos
Parece óbvio, mas manter os objetivos claros para o time, muitas vezes, é uma tarefa não muito bem executada pelos líderes. Quando a equipe recebe com clareza informações importantes por ordem de prioridade, fica muito mais fácil se organizar e entregar o prometido. Se houver planejamento, é possível entregar cada tarefa dentro de seu prazo. Afinal, quando não seguimos o planejamento, tudo se torna urgente, sem prioridades. Organizar uma reunião semanal para definição de pautas e objetivos pode solucionar o problema.

Planejamento de ações
Para que a equipe siga o planejamento, utilize ferramentas práticas. Utilize planilhas com o plano de ação da semana e compartilhe-as com todos. Nela, deve conter o descritivo da tarefa, o porquê dela, a data da entrega e o nome do integrante da equipe responsável pela execução. Você pode ainda incluir outras informações que julgar necessário. Além do Excel, existem softwares que facilitam essa tarefa e podem ser integrados com o sistema de cada empresa. Informe-se!

Feedback e indicadores
Para que o desempenho da equipe melhore a cada dia, o líder precisa, além de apresentar o planejamento que norteia o grupo, realizar o feedback e apresentar indicadores com dados reais que mostram o desempenho das atividades. Uma técnica que vem sendo utilizada pelos gestores são os KPIs – Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de desempenho. Com os KPIs o time se envolve ainda mais nos processos e entende a necessidade e importância do seu trabalho para o desenvolvimento da empresa. Existem softwares específicos para mensuração de KPIs, incluindo ferramentas online gratuitas. Basta pesquisar e testar.

Ferramentas adequadas de trabalho
Atualmente, tão importante quanto um bom salário e ótimos benefícios, são as ferramentas adequadas para que o colaborador execute com excelência e facilidade suas tarefas. Certifique-se sempre de que todo o material disponibilizado pela sua empresa está funcionando adequadamente. “Automação de processos é uma facilidade que aumenta a produtividade da equipe consideravelmente”, diz Joannes Righetto, diretor da ZIPip Automação, e-commerce de automação comercial (http://www.zipautomacao.com.br). A empresa oferece produtos para automação comercial que reduzem o tempo de trabalho manual do colaborador, como leitores de códigos de barra, impressoras de etiqueta, balanças, relógio de ponto e vários outros itens para negócios de pequeno, médio ou de grande porte.

Ideias valiosas
É muito importante também que o gestor fique aberto para ouvir as ideias de seus colaboradores. Afinal, muitas cabeças pensam melhor do que apenas uma. A participação de seu funcionário no desenvolvimento dos processos irá garantir o sucesso da sua estratégia e melhorar a produtividade da equipe. Lembre-se: a capacidade do líder em ouvir o grupo fideliza ainda mais o colaborador, que se sente cada vez mais importante dentro da organização. A participação ativa do colaborador o transforma não apenas em um executor de tarefas, mas eleva sua autoestima e oferece motivos para que ele queira trabalhar todos os dias em sua empresa.

Motive
A motivação da equipe transforma a realidade dentro da empresa, proporcionando qualidade de vida, melhorias no relacionamento e, consequentemente, o aumento das vendas.

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