Como finalmente começar a investir

Como posso investir meu dinheiro hoje de forma que mais possa sair dele? Fazer a si mesmo essa pergunta é importante, pois devido às baixas taxas de juros, não vale mais a pena investir seu dinheiro em uma caderneta de poupança hoje em dia.

Nota :

Não se trata do dinheiro que você economiza como reserva para despesas imprevistas. É sobre o dinheiro que você deseja investir a longo prazo para fazê-lo crescer para o seu futuro ou para o futuro do seu filho.

Apesar das baixas taxas de juros, ainda são poucos os alemães que investem seu dinheiro no mercado de capitais e, em vez disso, o colocam em cadernetas de poupança. Mesmo sabendo que há pouco ou nenhum interesse e que seu dinheiro está ficando menos em vez de mais.

Na verdade, não conheço ninguém em meu círculo de conhecidos que tenha investido seu dinheiro em ações ou fundos de ações. No entanto, nem todo mundo fala sobre isso.

Por que você deve investir dinheiro?

Talvez você já tenha ouvido a palavra inflação antes. Este é o processo geral de desvalorização da moeda. Isso significa que você pode comprar cada vez menos com uma unidade monetária. Mas isso também significa que suas economias serão desvalorizadas.

Por exemplo, $ 10.000 que você tem hoje valerão menos em 10 anos. Você poderá comprar menos com esse dinheiro do que hoje.

Para manter seu valor monetário, você precisa investir seu dinheiro. No entanto, as taxas de juros atuais não são mais suficientes para evitar a desvalorização monetária. Eles estão muito baixos ou até mesmo zero.

Uma maneira de investir seu dinheiro de forma lucrativa é investindo no mercado de capitais. Mas a maioria deles ainda foge disso, por medo e também por falta de conhecimento sobre o assunto.

Na verdade, algumas perguntas podem surgir para você como um iniciante.

  • É perigoso?
  • Como faço para investir?
  • Onde eu invisto, com qual banco?
  • Quanto custa isso?
  • Devo investir em ações ou fundos?
  • Qual é a diferença, afinal?

Para que você possa se orientar nessa aparente selva no início, responderei às perguntas mais importantes para você hoje.

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que investir dinheiro no mercado de capitais não é um investimento 100% seguro, mas existem formas de manter baixo o risco.

E quanto mais cedo você começar e quanto mais longo prazo você pensar, menos as flutuações de curto prazo no mercado de ações o afetarão.

Antes de investir seu dinheiro

Antes de investir seu dinheiro, você deve ter suas finanças bem preparadas e sob controle. Você não deve precisar do dinheiro que deseja investir por pelo menos 2 a 5 anos. Só assim é possível minimizar uma possível perda e obter um retorno.

Portanto, você definitivamente deve ter concluído as próximas etapas antes de começar a investir seu dinheiro.

Organize suas finanças

Isso significa que você tem uma visão clara de seu dinheiro, suas receitas e despesas , suas economias, suas contas bancárias, mas também suas obrigações.

Um plano de orçamento

Conheça seus recursos financeiros. A melhor maneira de fazer isso é com um plano de orçamento com o qual você aloca e planeja conscientemente o seu dinheiro. Você controla seus gastos, por isso pode ter certeza de que tem o dinheiro que deseja investir.

Uma conta de emergência

Ter reservas financeiras para imprevistos faz parte de um bom planejamento financeiro. Em caso de emergência, você deve ter uma reserva de dinheiro rápida. Isso o protege de ter que cancelar seu investimento antes do planejado e possivelmente perder dinheiro no processo.

Sem dívidas

Você não deve ter dívidas que o sobrecarreguem financeiramente mais do que você pode gerar com seu investimento. Portanto, faz sentido priorizar suas dívidas antes de investir seu primeiro dinheiro. Mas também há exceções aqui, mas elas dependem de sua situação financeira pessoal. Por exemplo, se você tem reservas e uma boa estratégia para reduzir sua dívida, pode começar a investir seu dinheiro ao mesmo tempo.

Uma meta financeira e um plano

É importante saber seu objetivo financeiro. Porque isso mostra o que você vai fazer com seu dinheiro e o que você está pronto para fazer com ele. Com base em seu objetivo financeiro, você pode criar um plano de investimento, bem como sua estratégia de investimento. Também o mantém focado e motivado quando surgem obstáculos ou quando algo não vai bem. 

Se você já fez todos esses pontos por si mesmo, pode investir seu primeiro dinheiro. 

É muito fácil investir seu dinheiro

1. Pense na sua estratégia.

Com base no seu objetivo financeiro e nas suas possibilidades financeiras, a primeira coisa que você deve pensar é em como pretende investir o seu dinheiro. 

Lembre-se das seguintes questões ao planejar:

  • Você já economizou muito dinheiro e gostaria de investir de uma só vez?
  • Você quer depositar dinheiro mensalmente?
  • Você gostaria de investir dinheiro uma vez e também pagar em dinheiro todos os meses?

Você só pode responder a essas perguntas corretamente se realmente conhecer sua situação financeira. Eu não posso enfatizar isso o suficiente. Porque se você investir o dinheiro de que realmente precisa para outras coisas, poderá ser forçado a encerrar seu investimento antes do planejado. Isso pode fazer com que você tenha que vender, mesmo que esteja perdendo.

Sua estratégia também inclui por quanto tempo você planeja seu investimento. Se você está na casa dos 20 anos e quer economizar para a aposentadoria, tem muito tempo. Portanto, você também pode investir em investimentos mais arriscados, pois terá tempo suficiente para compensar as perdas.

Quanto menos tempo você tiver disponível, mais cuidadosamente você deve considerar o risco que está disposto a correr.

Há três coisas importantes a se ter em mente ao fazer isso: 

  1. os ganhos
  2. a segurança
  3. A disponibilidade

Se você conhece bem seu objetivo e suas possibilidades financeiras, poderá descobrir facilmente a melhor forma de investir seu dinheiro.

2. Abra uma conta de investimento sem investir nenhum dinheiro.

Mesmo que você ainda não saiba no que deseja investir e quanto, darei a dica para abrir sua primeira conta de investimento. Você pode abri-lo facilmente online hoje e em apenas alguns minutos gratuitamente. Você também pode comprar ou vender online e configurar seus planos de poupança. Então ficou muito mais fácil.

Abrir sua conta de investimento mesmo que você não possa investir dinheiro ainda ou antes de saber como investir seu dinheiro é um truque psicológico. A maioria das pessoas associa o investimento ao risco e tem medo dele. Mas esse medo só surge por causa dos pensamentos e histórias que você conta a si mesmo.

Esse medo é, portanto, um obstáculo para a maioria deles investir melhor o dinheiro do que na caderneta de poupança. Abrir seu portfólio, mesmo que você não tenha investido nenhum dinheiro, é uma estratégia simples para tirar o medo. Você pode se familiarizar e aprender coisas diferentes.

O que é uma conta de investimento?

Uma conta de investimento consiste na conta de compensação. Esta é uma conta independente sem juros ou uma conta corrente. Você transfere o dinheiro que deseja investir para esta conta.

A segunda parte é o depósito real. É aqui que seus papéis de investimento, como ações e fundos, são posteriormente “armazenados”. Você pode ver o número, o preço de compra e o preço diário atual. Assim, você sempre pode acompanhar como seu investimento está se desenvolvendo.

Onde abro uma conta de investimento?

A maioria dos bancos oferece contas de investimento. Mas nem todos eles são gratuitos. Você pode perguntar ao banco da sua casa e consultar as condições. Ou você reserva um tempo para pesquisar na Internet e comparar as várias ofertas. Existem muitos bancos online que também oferecem uma conta de investimento gratuita. Ou bancos corretores puros especializados em contas de investimento. Mas compare com cuidado, porque existem muitas diferenças, especialmente quando se trata de gerenciar um portfólio.

Pessoalmente, uso a conta do Consorsbank Trader há muito tempo . Isso é totalmente gratuito. Portanto, não pago uma taxa básica, independentemente de agir ou não. Além disso, não há investimento mínimo. Eu só pago as taxas de compra ou venda de um produto. Com um aplicativo posso acompanhar muito bem meus investimentos e comprar, vender e criar planos de poupança com facilidade. A propósito, o Consorsbank também oferece um grande número de produtos (fundos ETF, etc.) que você pode comprar gratuitamente.

O Consorsbank é ideal para iniciantes, pois oferece um bom serviço e muitas informações e ferramentas para ajudá-lo.

Pratique em sua conta de investimento

Acho que a lista de observação é uma boa ferramenta para muitas contas de investimento. Aqui você pode criar listas nas quais pode observar facilmente as ações e fundos de seu interesse e saber como está o mercado de ações. É quase como se você realmente já tivesse investido dinheiro.

Para se acostumar com o assunto, uma etapa muito útil é abrir sua primeira conta de investimento e aprender.

3. Pense em como você deseja investir seu dinheiro.

Existem muitos produtos diferentes com os quais você pode investir seu dinheiro no mercado de capitais. Os mais conhecidos são ações, fundos mútuos e fundos ETF. Este é o ponto em que você começa a pensar cuidadosamente sobre qual produto é certo para você. Não invista apenas em nada, reserve um tempo para pesquisar.

Mas, mesmo aqui, você não precisa ser um especialista financeiro para encontrar o investimento certo para você. É importante que você avalie seu objetivo de forma realista. Fique longe de produtos que prometem dinheiro rápido e muito dinheiro em um curto período de tempo.

Atenha-se às suas possibilidades financeiras, ao seu objetivo financeiro, e lembre-se de que você está apenas começando. Quanto mais você lida com este tópico, mais experiência você ganha. E com o tempo você ajustará sua estratégia repetidamente.

Para começar, recomendo que você se concentre e aprenda nos 3 produtos mais populares.

Ações: 

A ação é uma ação em uma sociedade por ações . Você adquire este título com o valor de mercado como contraprestação e, portanto, recebe ações de uma sociedade por ações. Com a venda de ações de sua empresa (ações), eles levantam novo capital. Empresas de capital conhecidas são, por exemplo, BMW, Daimler, Allianz.

Fundos de investimento: 

Com um fundo, você, como investidor, adquire unidades de um fundo , que por sua vez investe em vários tipos de investimento. Existem diferentes tipos de fundos, como: B. fundos mútuos, fundos de ações ou fundos de índice. Enquanto os fundos mútuos reúnem o dinheiro dos investidores e investem em vários papéis de investimento, os fundos de ações consistem predominantemente ou exclusivamente em ações.

ETF (fundo negociado em bolsa):

Um ETF é um fundo de índice negociado em bolsa que tenta rastrear um índice de ações específico , por exemplo, B. o índice de ações alemão DAX. É por isso que a composição é baseada no respectivo índice em relação à composição. Um fundo de índice combina as vantagens de ações e um fundo. E isso dá a você a oportunidade de investir de forma econômica em mercados inteiros com um único título.

Portanto, embora esteja envolvido em apenas uma empresa com a compra de uma ação, você está mais amplamente posicionado com a compra de um fundo.

Ambos são baseados no mercado de capitais, por isso sempre existe um risco. É por isso que é importante pensar a longo prazo.

Exemplos:

Como exemplo, vamos pegar um fundo baseado no MDAX (também um índice de ações alemão), o iShares MDAX® UCITS ETF (DE) (WKN 593392) . Nos últimos 10 anos, isso teve um retorno médio de 12,5%.

Ou o exemplo de um compartilhamento. Se você tivesse comprado ações da Allianz há 10 anos em vez de seguro de vida, teria obtido um retorno médio anual de 10%.

Você vê que trabalhar para uma meta de longo prazo é importante.

Nota: Gostaria de salientar novamente que as ações ou fundos mencionados aqui não são uma recomendação de compra, mas servem como exemplos.

Agora cabe a você decidir em que investir.

Você se sente apto e tem conhecimento suficiente para investir em ações individuais? Você conhece a empresa e seu modelo de negócios tão bem que deseja investir? Você está mais disposto a correr riscos porque presume que tem tempo suficiente para investir?

Ou você quer começar devagar? Sinta o seu caminho? Então, talvez você invista em um fundo ETF baseado em um índice de ações. E quando você tiver adquirido conhecimento adicional, ousará se aventurar em ações também.

Em qualquer caso, você não deve colocar tudo em um cartão, ou seja, não apenas em um produto ou uma única folha de papel.

4. Decida quanto dinheiro você deseja investir.

Quanto dinheiro você deseja investir depende de sua situação financeira pessoal e de suas opções. Você deve saber exatamente isso antes de começar.

Se você está preparado financeiramente, existem várias opções.

Por mês

Como um iniciante, você pode facilmente começar com um plano de poupança mensal , seja em uma única ação ou em um fundo ou ETF. A vantagem dessa variante é que você pode investir com uma pequena contribuição mensal, por ex. B. a partir de 25 euros por mês no Consorsbank. Além disso, seu risco permanece mais moderado do que com um investimento único.

Embora você provavelmente nunca encontre o momento certo com um investimento único, ou apenas com muita experiência e sorte, em um plano de poupança você compra mais ações quando a taxa está baixa e menos quando a taxa é mais alta.

O valor que você economiza a cada mês em um plano de poupança pode ser aumentado a qualquer momento à medida que seu potencial financeiro aumenta. Conheça muito bem o seu objetivo financeiro, mas também o seu horizonte de investimento, por quanto tempo deseja investir e quanto dinheiro deseja economizar.

Exclusivo

Se você tiver uma grande quantia de dinheiro disponível, poderá investi-la uma vez. Você deve ter feito uma pequena pesquisa sobre o respectivo produto com antecedência e observado a situação do mercado.

Lembre-se sempre de que você não deve precisar dessa quantia por muito tempo. Se você quer investir no longo prazo, não se deixe levar pela loucura com pequenas flutuações.

Uma vez e mensalmente

A terceira opção é um plano de investimento único e de economia mensal. Por um lado, meu marido e eu investimos uma quantia fixa em diferentes jornais. Além disso, tenho um plano de poupança para minha aposentadoria, no qual pago uma quantia mensal. É assim que distribuímos nosso risco e participamos de diversos modelos.

Mas mesmo que você economize dinheiro apenas todos os meses, esses planos de poupança oferecem a opção de pagar em uma quantia maior adicionalmente e uma vez.

5. Observe e continue aprendendo.

Não existe UMA maneira de investir seu dinheiro no mercado de capitais. No entanto, é importante que você dê o primeiro passo e comece. Invista seu dinheiro para que funcione para você e não fique sem dinheiro em uma conta.

Ao começar a investir, você encontrará mais maneiras de aumentar seu dinheiro, investir mais e aprender.

O modo como você investe seu dinheiro hoje é baseado nas oportunidades financeiras que você tem HOJE. Conforme sua vida muda, seus objetivos e suas finanças, você também pode mudar e adaptar sua estratégia de investimento. Observe como funciona o mercado de ações e continue aprendendo. 

A propósito, se você não mora sozinho, também pode discutir isso com seu parceiro. Ou você procura por pessoas com interesses semelhantes em uma comunidade.

Meu marido e eu temos dois hábitos diários de investimento:

  • Todas as manhãs, olhamos para os números em nosso depósito , como os valores estão se desenvolvendo e conversamos sobre o que estamos fazendo. Lemos as notícias sobre isso e pensamos no futuro.
  • À noite, às 19h55 no ARD, assistimos ao programa “Börse vor Acht” , que oferece brevemente informações muito boas sobre o respectivo dia de negociação, mas também geralmente sobre finanças.

Uma observação final

Especialmente nesta época de taxas de juros baixas e zero, é importante que você procure boas oportunidades para investir seu dinheiro e deixar que trabalhe para você.

Eles existem e não há necessidade de ter medo deles. Mesmo se você for novato em investir em ações, fundos ou ETFs, pode aprender e encontrar o modelo certo para você. 

Se você está ciente dos riscos, mas também das oportunidades que esse tipo de investimento oferece, você pode tirar o máximo proveito de si mesmo. 

  • Conheça seus recursos financeiros.
  • Conheça seu objetivo.
  • Pense a longo prazo e comece cedo o suficiente.
  • Use apenas dinheiro de que não precisa a longo prazo. 
  • Aprenda e não se deixe perturbar.
  • Fique ligado.

E logo você poderá esperar seus primeiros sucessos.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *