Como mudar a mentalidade para ganhar mais dinheiro

O que a maioria de nós aprendeu sobre como ganhar dinheiro é quase o mesmo – aprender mais, conseguir um bom emprego, trabalhar muito, ganhar dinheiro, trabalhar mais e ganhar mais dinheiro. 

Por exemplo, quando você vai para a escola, quando investe tempo, quando se esforça mais. O trabalho árduo ganha dinheiro. É tudo uma questão de tempo e esforço.

Mas o que ninguém nos disse é que isso não poderia estar mais longe da verdade.

Resultados e valor geram mais dinheiro.

Acreditar que com tempo e esforço você pode ganhar mais dinheiro é apenas uma maneira de ver o mundo. Outra variação é que você é pago em troca do valor que cria.

E a verdade é que você está sempre trocando valor por dinheiro.

Começar um negócio online tem sido a carreira definitiva para mim, pois sou responsável por meu próprio sustento. Mas para tornar isso possível, tive que mudar minha maneira de pensar.

Tive que mudar minha mentalidade de acreditar que o tempo cria dinheiro para entender que valor cria dinheiro. Então decidi como fornecer esse valor de acordo com o que eu queria agregar ao mundo.

Tempo vs. Dinheiro

Mas o que a mentalidade de tempo ou valor realmente significa?

A mentalidade baseada no tempo é quando você acredita que, com mais tempo e esforço, pode ganhar mais dinheiro. Quanto mais você trabalha, mais dinheiro você pode ganhar.

Mesmo sabendo que não deveria, você tem medo das segundas-feiras e fica ansioso pelo fim de semana. 

Em contraste, a mentalidade de valor é usada para acreditar que você pode ganhar mais dinheiro criando mais valor.

A maioria de nós tem pais ou avós que nos ensinaram a mentalidade do tempo, porque essa é a crença com a qual crescemos.

Mas e as pessoas super-ricas?

O dia deles não tem mais horas. Então, como eles podem ganhar tanto dinheiro? Não investindo mais tempo.

Seu dia tem apenas 24 horas, como para todos nós. A diferença é que eles encontraram uma maneira de ganhar mais dinheiro de forma diferente.

Um exemplo de como funciona a economia de tempo e valor é como compramos e vendemos coisas.

Exemplo: Apple iPhone

Quando você vai à Apple Store para comprar um novo iPhone, não pergunta quanto tempo demorou para projetar e fabricar o iPhone. Você pergunta quais funções ele tem. 

Resumindo, você quer saber o valor do produto.

Da mesma forma que você paga em dinheiro em troca do valor de um produto, você está pagando em dinheiro pelo valor que alguém está lhe fornecendo.  

Quando você vai ao cabeleireiro, o resultado é o penteado, o valor, mesmo que a balconista seja paga por hora. Você não está pagando a ela pelo tempo que ela demorou para fazer o seu penteado. 

O dinheiro é trocado por valor – não por tempo.

Você ainda pode ganhar muito dinheiro na economia baseada no tempo

A maioria das pessoas acha difícil acreditar na mentalidade de valor, pois há evidências de que o tempo pode gerar dinheiro.

Você pode trabalhar muito, conseguir um bom emprego, ganhar um bom dinheiro e economizar muito dinheiro para poder se aposentar. Se você fizer isso, encontrará inúmeras evidências que apóiam a mentalidade de tempo.

Na verdade, muitas pessoas (a maioria da classe média) constroem riquezas dessa maneira.

A percepção geral é que quanto mais tempo você investe, mais dinheiro você ganhará.

Se você pensa assim, você vive para o fim de semana e para as férias. Você está constantemente se concentrando no tempo que tem para gastar no trabalho em troca de dinheiro.

Mesmo que você possa criar riqueza dessa forma, suas atitudes em relação a dinheiro, trabalho e tempo não o ajudarão – elas o limitarão.

Como você pode ganhar mais dinheiro criando valor.

Para criar mais dinheiro, concentre-se em criar mais valor em vez de investir mais tempo.

Pense na sua vida e em como você ganha dinheiro.

Quando você trabalha por conta própria, disponibiliza um produto aos seus clientes em troca de dinheiro.

Mesmo que você ofereça um serviço como empresário, não é pago pelo tempo, mas pelo valor que fornece durante esse tempo.

Como empresário, quanto mais valor você agrega aos clientes, mais dinheiro pode ganhar.

A maneira de ganhar mais dinheiro como empresário é aprender como agregar mais valor. Você pode fazer isso localizando mais clientes ou aumentando o preço de seus produtos.

Sempre que quero ganhar mais dinheiro, penso em como posso agregar mais valor aos meus clientes.

Mesmo se você for um funcionário, será pago pelo valor que entregar.

Mesmo se você receber 40 horas por semana, será pago pelo valor que fornecer naquele tempo – não pelo tempo em si.

Você pode pensar nisso.

Você não dá tempo ao seu empregador. Ninguém pode demorar. Se você simplesmente se sentar em seu local de trabalho e não fizer nada, será demitido. O que você realmente paga durante suas horas de trabalho é o valor que oferece ao seu empregador.

Se você é um funcionário, seu chefe é o cliente. Seu trabalho é servir ao seu empregador. Quanto mais valor você oferece ao seu chefe, mais você recebe.

Você pode dizer que seu chefe é péssimo e que você não pode ganhar mais dinheiro entregando mais valor. Isso pode se aplicar agora.

Mas aqui está o ponto.

Se você continuar agregando mais valor a quem quer que seja seu chefe, vai acabar ganhando mais. Pode não ser o final desta semana ou deste mês, mas você vai se transformar em uma pessoa que está sempre pronta para dar mais valor. As oportunidades surgirão e você ganhará mais dinheiro.

Não importa se você é funcionário, empresário ou freelancer.

À medida que você cria mais valor, você muda as atitudes de falta para excesso. Você se concentrará em criar e produzir mais do que o tempo passando.

E isso tornará sua vida muito melhor. Quando você se concentra na criação de mais valor, não importa em que trabalho você trabalhe, o dia será muito mais agradável.

Como mudei minha maneira de pensar sobre a criação de valor

Ouvi falar desse conceito pela primeira vez no livro “O Caminho para a Liberdade Financeira” de Bodo Schäfer, que li várias vezes e com o qual sempre aprendo algo novo. Ele diz que você não fica rico administrando seu dinheiro, mas encontrando oportunidades.

Não se trata de manter as portas abertas para que você encontre as oportunidades, mas de criar oportunidades para você, por exemplo, através do seu próprio negócio, investimentos, imóveis ou candidatura a um emprego melhor.

Percebi que se trata de criar mais valor para ganhar mais dinheiro.

Desde então, mudei minha mentalidade e sempre penso em como posso criar e oferecer mais valor aos meus clientes.

Para mim, minha renda é o testemunho que me mostra quanto valor dou ao mundo.

Uma observação final

Essa forma de pensar mudou minha vida. O dinheiro se tornou fácil para mim. E isso não tem nada a ver com o valor na minha conta bancária, mas com o jeito que eu penso.

Se esta é uma maneira completamente nova de pensar para você, eu o aconselho a se perguntar “E se?” E se eu estiver certa? E se for assim que o dinheiro funciona e você puder mudar sua maneira de pensar para apoiar sua visão futura do dinheiro?

E se você pudesse escolher agregar valor ao mundo e ganhar mais dinheiro com isso? E se o seu potencial de receita for ilimitado e você puder gerar qualquer quantia de dinheiro no futuro?

Essa mentalidade é mágica. Dessa forma, você pode ganhar muito mais dinheiro em sua vida – concentre-se em criar muito mais valor.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *