Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Como o layout da loja pode melhorar a experiência do consumidor

Como o layout da loja pode melhorar a experiência do consumidor
11:00 am ,22 de junho de 2017

Ao abrir uma loja, muitos varejistas pensam em detalhes como a localização do estabelecimento, valor do aluguel, marca e custo, porém esquecem de um fator fundamental para o sucesso do estabelecimento, o layout da loja. É ele quem atrairá clientes para dentro da loja, facilitará o processo de compra e garantirá o retorno dos clientes. Você pode ter os melhores produtos, melhores preços e uma ótima localização, mas se o layout não for bem planejado, a experiência de compra será ruim e afetará a percepção do consumidor e prejudicará a sua empresa. A organização da loja deve proporcionar comodidade ao cliente e ao mesmo tempo diversificar a apresentação das mercadorias de forma criativa, funcional e que transmita ao cliente uma sensação de bem-estar. Além de afetar a avaliação do serviço do estabelecimento, um bom layout pode influenciar até na percepção que os clientes têm dos produtos. No entanto, o que não falta por aí é empresa que comete alguns erros na hora de planejar o layout do seu negócio. Confira algumas dicas da OS1 para melhor o layout da loja e conquistar o tão desejado sucesso.

Vender é o mais importante
Pode parecer óbvio, mas as lojas servem para vender, oferecer aos consumidores produtos que supram as suas necessidades. Porém há estabelecimentos que parecem ter esquecido desta máxima e dificultam o acesso dos clientes aos produtos. Remova qualquer obstáculo entre os consumidores e as mercadorias, as prateleiras devem ser de fácil visualização e acesso, itens mais escondidos tendem a ser esquecidos por consumidores, que em momentos de pressa que ignoram totalmente a sua existência.

Ambiente externo
Antes de tornar o interior da sua loja um local perfeito para receber seus clientes e motivá-los a compra, que tal planejar uma fachada ou vitrine bonita que represente seu negócio e atraia os clientes para dentro? A vitrine deve encantar esse consumidor contendo exatamente o que ele procura. Planeje também uma porta de entrada grande que permita a entrada de cadeirantes e possibilite que o consumidor veja o interior do local mesmo estando do lado de fora.

Espaço
Locais apertados, sem espaço para circulação, afastarão os clientes. Mantenha pelo menos 60% do espaço disponível para circulação. Um layout bem planejado deve otimizar o ambiente para que ele seja bonito e funcional de acordo com a identidade e estratégia da empresa e necessidade dos clientes.

Sinalização
Quando o cliente entrar na loja, ele não deve precisar pensar demais para encontrar o que procura, coloque banners , placas e faixas que indiquem onde está cada produto, os caixas, provadores e outras utilidades disponíveis na loja. Quanto menos trabalho, o cliente tiver para encontrar o produto desejado, melhor será a experiência de compra. Procure agrupar também produtos relacionados que podem despertar o interesse do consumidor no momento da compra.

Uma dica neste quesito, é que o gestor do comércio se coloque no lugar do cliente, principalmente daqueles que visitam a loja pela primeira vez e avalie o quanto é fácil encontrar os produtos desejados. Setores distantes, produtos mal posicionados ou ambientes desorganizados afastam os consumidores da loja. Separe os itens por categorias, marcas, subcategorias, mantenha o padrão por toda a loja. Existem outros truques como jogos de iluminação, cores adequadas e mobiliário apropriado.

Ambientação
É comprovado que os clientes tendem a comprar mais quando se sentem confortáveis na loja. Crie um ambiente agradável para o seu cliente com coisas simples como a temperatura adequada, música agradável, loja limpa e organizada, etc., existem até lojas que aromatizam o ambiente com alguma fragrância que combine com seu estilo. Mas tenha cuidados neste detalhes, música alta e perfume forte podem espantar a clientela.

Identidade visual
É comum que os comerciantes se esqueçam da identidade visual de suas lojas e não planejem que os elementos visuais do local se combinem e representem a marca. A primeira coisa que o cliente irá reparar ao entrar na loja é quais as cores utilizadas na decoração, as paredes, prateleiras e até os caixas, tudo precisa estar de acordo com o padrão da empresa. Você não reconheceria o McDonald’s se entrasse em um restaurante da rede, mesmo sem o logo? Isso é identidade visual e todos precisam segui-la. São os detalhes que demonstram o profissionalismo da sua empresa, fique atento.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados