Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Como se preparar para as despesas de fim de ano

Como se preparar para as despesas de fim de ano
11:00 am ,21 de novembro de 2016

Com as festas de fim de ano chegam também as despesas extras: listas de presentes, organização de confraternizações e planejamento de viagens ocupam o tempo e o bolso de quem está se preparando para comemorar. Para não se perder nas contas e acabar amargando o orçamento, a palavra-chave é planejamento.

Confira as dicas que separamos para que você organize os seus gastos, aproveite ao máximo as festas e ainda comece o ano com o pé direito: no azul e pronta para realizar os seus sonhos em 2017.

1) Planeje o seu orçamento (e considere as contas de início de ano)

O primeiro passo para garantir o seu controle financeiro durante as festas é fazer um bom estudo e planejamento do seu orçamento.

Contabilize as suas receitas no período, considerando os ganhos extras que tiver, como 13º salário, férias ou bonificações. Depois é hora de partir para as despesas: tanto as fixas, quanto as variáveis. É importante considerar também os gastos extras que terá no início do ano, com IPTU, IPVA e material escolar, por exemplo.

Mas não para por aí: para garantir que você conquiste os seus sonhos será preciso planejá-los. Por isso, crie suas metas para o próximo ano e considere também os seus valores. Pode parecer difícil organizar tudo isso, mas começar o ano já endividada só dificultará o seu trabalho.

O Finanças Femininas disponibiliza a Planilha de Orçamento Familiar, que pode ajudá-la a organizar a sua vida financeira.

2) Descubra quanto pode gastar…
Agora é hora de fazer a análise desse orçamento: veja onde há margem para corte e qual é o espaço para novos gastos. Com esses valores em mãos, você irá descobrir o quanto poderá gastar com as festas sem prejudicar o orçamento.

Faça uma lista de todos os gastos previstos para o período e crie um teto para cada categoria. Claro que você não precisa seguir tudo à risca, mas quanto mais realista forem as previsões, mais bem-sucedido será o seu planejamento.

3) … e tenha disciplina

Evitar as compras impulsivas nesse período é um grande desafio: são tantas opções de presentes, comidas e passeios que não é difícil extrapolar as previsões de gastos. Por isso, é importante ter disciplina para não cair na armadilha de comprar coisas que você nem queria, só por impulso.

Para evitar esse problema, uma boa dica é sair da loja, respirar, avaliar se você realmente deseja ou precisa daquele produto e só comprar se tiver certeza de que é a melhor escolha.

4) Pesquise preços
Para garantir boas compras, é fundamental pesquisar preços. Para isso, verifique os valores e as condições de pagamento oferecidas por diversas lojas. Você também pode usar sites específicos para comparação de preços, como o Buscapé, Google Shopping e Zoom. E lembre-se: sempre tente negociar a compra e pedir descontos ao vendedor.

5) Evite o parcelamento
Outra dica para não se complicar com as contas é evitar o parcelamento. Com isso, você diminui as chances de se perder nos números e começar o ano com mais despesas do que pode pagar. Se for inevitável parcelar algumas compras, entretanto, anote todos os gastos e prazos de pagamento em uma planilha. Assim, você pode saber o quanto está gastando e garante que esse valor caiba no seu bolso.

6) Compartilhe os gastos

Para organizar as festas de fim de ano, é comum dividir os gastos com amigos ou familiares. Para não se perder nas contas e evitar que alguém fique sobrecarregado, é importante que vocês façam o controle desses valores.

Isso pode ser organizado por meio de um planilha compartilhada, onde cada um anota o que gastou, ou de uma vaquinha compartilhada, na qual todo mundo colabora antecipadamente com a comemoração. Uma ferramenta que pode ajudá-la é o Abaca$hi, que permite a arrecadação coletiva para eventos cotidianos.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados