Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Como tornar seu dia produtivo e ver sua empresa crescer

10:30 am ,3 de abril de 2013

por Guilherme Vivaldi*

Pode parecer banal, mas certos detalhes administrativos e rotineiros são capazes de determinar sucesso ou fracasso de empresas.

Muitos empresários, principalmente os micro e pequenos empresários, dedicam quase todo o seu tempo às questões operacionais do negócio, parte pela estrutura reduzida da empresa, parte por desconhecimento de conceitos administrativos básicos.

A má organização do tempo gera inúmeros problemas: tarefas inacabadas, atrasos, dia improdutivo, trabalho excessivo com produtividade baixa, cansaço físico e mental, entre outros. Estes fatores acabam refletindo na vida pessoal do empreendedor, deixando-o com a sensação de não alcançar os seus objetivos, de não ter prazer no trabalho e dedicação quase integral ao trabalho, deixando a família e amigos em segundo plano. Atualmente utiliza-se o termo “workaholic” (ao pé da letra: trabalhador compulsivo) para estas pessoas.

Este vício em trabalhar é resultante da falta de organização do dia de trabalho e dos processos da empresa, pois a pessoa vê a necessidade de trabalhar demais para cumprir multi tarefas. Ainda é comum esta atitude em empreendedores em início de carreira, pois é quando a empresa precisa de máxima atenção. Mas o descuido com a organização à medida que a empresa cresce, gera a cultura de trabalho excessivo e improdutivo.

Se você está com a sensação que trabalha demais e vê poucos resultados, existem formas simples e aparentemente banais para solucionar este problema, confira:
– Adote uma agenda diária: anote seus compromissos e tarefas nesta agenda, cumprindo as atividades em ordem de prioridade. Ao fim de cada dia, anote as tarefas a serem executadas no dia seguinte.
– Utilize um gerenciador de e-mails: leia e responda seus e-mails ao menos uma vez ao dia. No caso de e-mails importantes arquive-os para consultar se necessário.
– Delegue tarefas: quando a empresa cresce não somos capazes de fazer todo o necessário. Defina as tarefas e distribua entre seus colaboradores de forma a aproveitar o tempo e a habilidade de cada um.
– Mantenha controle e histórico das atividades: registre todos os movimentos de estoque, finanças, vendas, clientes, fornecedores e funcionários. Este banco de dados irá lhe ajudar quando precisar de uma informação rápida, e será o ponto de partida para traçar metas para empresa.
– Utilize a parte da manhã para tarefas mais complexas: o período da manhã é o mais produtivo, pois estamos descansados e temos mais energia e concentração.

*Guilherme Vivaldi é administrador de empresas, certificado pelo EMPRETEC, pós-graduando em Gestão Estratégica de Negócios e consultor organizacional da Mais Empresas Consultoria Empresarial

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados