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Como você está se comunicando com o mercado

Como você está se comunicando com o mercado
16:00 pm ,2 de março de 2016

por Adriano Tadeu Barbosa

A maioria dos profissionais – se não a totalidade – sonha em crescer na carreira. Mas na hora de comunicar o que faz ao mercado, evita ou ressalta pontos que não são seus verdadeiros diferenciais. Isso acontece porque desde pequenos fomos incentivados a não nos autopromover, seja por pais, parentes ou amigos. Mas o que tinha como intuito ensinar humildade, na fase adulta, pode acabar por atrapalhar negócios e travar o seu sucesso.

Para evitar que isso aconteça, está na hora de dar uma atenção franca ao seu marketing pessoal. Cada vez mais profissionais chegam ainda mais preparados para o mercado de trabalho. Com tantos, sobressaem-se não só os que mais qualidades possuem, mas principalmente os que melhor divulgam ao mercado esses diferenciais.

Marketing pessoal é a comunicação do que você tem de melhor. Desenvolver uma imagem alinhada aos seus objetivos profissionais e transmitir a sua verdade são dois ingredientes imprescindíveis para realizar um bom marketing pessoal. Quem você é deve estar perfeitamente alinhado à imagem que passa ao mercado. E para chegar lá são necessários 5 passos, que desenvolvi após anos de estudos sobre o tema. São eles:

  1. Autoconhecimento – a base de qualquer comunicação é compreender o que deve ser comunicado. E com a sua carreira não é diferente. É necessário entender quais as oportunidades que deseja atingir e quais os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para atingi-las. Quais são os seus diferenciais? Que experiências antigas e pessoas podem atestar os seus pontos fortes? Que novas soluções você pode oferecer? Faça uma análise sincera desses pontos.

O processo de autoconhecimento, entretanto, não é uma tarefa fácil. Muito vezes nossa visão limitada pode nos atrapalhar de encontrar respostas, numa tentativa de se autoproteger. Por isso, recomendo que expanda o olhar conhecendo a visão de outras pessoas. Para isso, vale investir em terapia e sessões de coaching. Também vale muito a pena pedir feedbacks a parentes e conhecidos, utilizando ferramentas que possam dar anonimato aos seus conhecidos. Assim, eles poderão falar o que pensam sem ter medo de magoar ou se indispor com você. O importante é entender quais são de fato as suas qualidades e pontos a melhorar.

  1. Pesquisas – não reinvente a roda. Há sempre alguém que já trilhou parte do caminho que você deseja percorrer. Livros, revistas e outros conteúdos podem te inspirar. Ferramentas on-line também podem encurtar o caminho. Descubra os recursos que podem te ajudar a alcançar seus objetivos. Quais competências você precisa ter? Com quem deve se relacionar? Que roupas e acessórios comunicam suas intenções? Alinhe comportamentos e habilidades aos seus objetivos.
  1. Relacionamento – o grande segredo do marketing pessoal é se relacionar com as pessoas certas. Ninguém atinge grandes objetivos sozinho. Quem pode ajudar você a atingir os objetivos que traçou? Qual a melhor forma para se conectar com estas pessoas? Dê atenção à sua rede de relacionamento. Ajude profissionais a também trilharem os objetivos deles, construa parcerias que garantam ganhos aos dois lados. E lembre-se: não exagere. Todos nós conhecemos alguém que tentou se relacionar com a gente apenas por interesse. Esses relacionamentos só serão proveitosos se forem honestos.
  1. Promoção – como você comunica o que faz? As redes sociais são ótimas aliadas nesta tarefa, desde que você se atenha àquelas que realmente têm sinergia com o que você deseja atingir. Não crie perfis em todas as redes sociais existentes. Participe das que você dará conta de atualizar e as alimente. Fotos, postagens e demais informações irão comunicar quem você é, por isso, analise bem o conteúdo que compartilha em suas redes sociais. Isso te ajudará a identificar se está causando algum ruído em sua comunicação com o mercado.
  1. Atendimento – depois que você trabalhou esses quatro pontos, as pessoas começarão a vir até você. Este é o momento de atenção ao passo mais importante: como será o seu atendimento? Por que as pessoa irão lembrar de você? Como você se tornará referência em determinado assunto? O que você proporcionará para as pessoas em termos de experiência? Lembre-se de que nada adianta divulgar um excelente produto, se não corresponder na hora da entrega. A melhor forma de destruir um produto ou serviço é comunicar algo que este não possa cumprir.

Agora que você já tem o passo a passo, que tal começar o seu plano de marketing pessoal ainda esta semana? Pegue um papel, uma agenda ou o seu smartphone, o que você se sentir mais confortável, e inicie a reflexão. Como planeja alcançar o seu sucesso? Anote quais objetivos deseja atingir e para onde quer ir. Feito isso, trace em quanto tempo e como pretende chegar lá. Que cursos, metas, recursos, etc., são necessários para atingir o que pretende? Trace um a um os seus objetivos e mãos à obra!

Acredite em você e faça algo novo todos os dias, focado sempre no que quer que as pessoas reconheçam em seu trabalho. Não há segredos além do esforço.

Bom trabalho e sucesso!

Adriano Tadeu Barbosa – Mineiro de Pouso Alegre, Especialista, autor, professor, palestrante e apresentador em Marketing Pessoal desde 2006. Supervisor do curso de Empreendedorismo do Centro Europeu, no sul do país. Colaborou na supervisão da primeira turma do GBA Mercado de Luxo do ISAE Brasil e ISC Paris, na capital francesa. Professor em cursos de Design de Moda, Hotelaria Design e Eventos, Gestão de Empresas, Gestão do Mercado de Luxo, Marketing e Redes Sociais em diversas instituições. Fundador da Ponto Pessoal, primeira agência e revista digital no Brasil especializadas em Comunicação e Marketing para pessoas.

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