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Conheça estratégias para fidelizar clientes

Conheça estratégias para fidelizar clientes
11:00 am ,6 de julho de 2016

Segundo Steve Denning, autor de The Secret Language of Leadership, investir em estratégias para fidelizar clientes é o bem mais precioso de qualquer empresa. Para ele, os empreendimentos que mantém o foco na fidelização garantem porta-vozes para sua marca.

Explico: acontece que os clientes fidelizados são aqueles que confiam e gostam da sua empresa. Por isso, ao te indicarem para amigos e conhecidos, eles funcionam como núcleo de atração para novos compradores e ajudam a espalhar uma boa imagem da marca. Acredite: o melhor marketing do mundo ainda é o famoso boca a boca.

Além disso, pesquisas mostram que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo. Aliás, os consumidores fiéis podem representar até 65% do total de todas as suas vendas.

Por isso, é importante ter em mente que fidelizar clientes é um investimento que fará a sua empresa se destacar no mercado e movimentar o seu caixa. São eles que retornam e ainda te recomendam pelos seus serviços prestados.
Mas, como fidelizar clientes de forma eficiente?

Com boas estratégias, é possível fidelizar clientes e garantir o sucesso do seu negócio por um longo tempo. Os especialistas aqui da NeoAssist separaram algumas dicas práticas para você garantir a continuidade de suas negociações.

Conheça a sua clientela

Essa é uma das regras mais importantes se o seu objetivo é fidelizar clientes. Além de dados como nome, endereço e telefone, registre os contatos feitos pelo cliente, armazene seu histórico de compras, incluindo a forma de pagamento e entrega.

Alguns clientes valorizam mais o desconto à vista e outros as condições de pagamento, por exemplo. Sabendo disso, você oferecerá oportunidades exclusivas para o consumidor – aumentando e muito as chances dele voltar a fazer negócio com você.

Para fidelizar clientes, lembre-se que é muito importante manter os dados do comprador atualizados. Com eles em mãos, você poderá oferecer benefícios e produtos exclusivos para ele não ter como recusar.

Invista em canais de comunicação eficazes
Seja no mundo físico ou virtual, se você quer fidelizar clientes é extremamente importante investir em meios acessíveis para o consumidor entrar em contato com você.

Mantenha os botões de contato de um site sempre visíveis, não deixe o cliente esperando ao telefone e responda sempre que possível as redes sociais e os emails.

Ao fidelizar clientes, também é muito importante orientar os operadores dos caixas a perguntarem se o consumidor foi bem atendido e se precisa de algo a mais, por exemplo.

Sempre agradeça pelo contato e ofereça o melhor atendimento que puder. Não se esqueça de ser simpático, agradável e gentil em qualquer meio: no físico ou virtual.

Tenha um bom programa de ofertas
Tenha programas de ofertas para o os clientes que desejam sempre estar por dentro das novidades. Mas tenha o cuidado de não ser invasivo. Mande promoções somente para aqueles que fizeram uma assinatura prévia.

Além disso, invista em ofertas – sempre que possível – exclusivas. Por isso é tão importante conhecer o cliente. Por exemplo, se você sabe que ele ficou namorando aquele produto, chegou a colocá-lo no carrinho de compras, mas não finalizou o negócio, por que não oferecer um desconto exclusivo naquele item?

Também fique atento quando o cliente procurar um produto indisponível no estoque. Tenha a preocupação de avisá-lo quando chegar. Outra estratégia para fidelizar clientes é utilizar o histórico de compras e fazer contato quando tiver um produto ou serviço que se adequem ao perfil do consumidor.

Mas é preciso pensar além das promoções. É claro que realizar ofertas é uma ótima estratégia para fidelizar clientes. No entanto, pode acontecer do consumidor se “acostumar” e não querer pagar um valor maior do aquele preço.

Invista em alternativas que façam do seu negócio se destacar. Se você trabalha com um e-commerce, frete e troca grátis são excelentes opções. Já se você tem um hotel, por exemplo, estenda o horário do check-out ou ofereça um mimo de boas-vindas.

Busque por diferenciais

Atualmente, os produtos, marcas e até locais de venda estão muito parecidos. Por isso, para fidelizar clientes, você deve buscar elementos que te diferenciam dos concorrentes.

Tenha programas de vantagens para quem é cliente fiel, preste consultoria e crie um ambiente agradável. Lembre-se que, hoje em dia, o consumidor quer receber informações antes de comprar. Dê orientações sobre o produto, dicas de como usá-lo, entre outros.

Se você tiver um e-commerce, uma excelente opção para fazer isso é o blog. Lá, você poderá falar de maneira informal com o seu cliente, explicar as especificidades do seu produto, tirar dúvidas, etc.

Não fique de fora das redes sociais
Hoje em dia, o mundo virtual se tornou tão importante quanto o mundo físico. Se você quer fidelizar clientes, é muito importante que você tenha uma conta nas principais mídias, como o Facebook e o Instagram.

Esses são canais importantes para você enviar notícias e atualizações sobre o seu produto, acompanhar os comentários dos clientes e estabelecer um vínculo informal. Tenha um profissional exclusivo para cuidar das redes.

Faça das duas páginas um local atrativo. Mantenha-as sempre atualizadas, mas tome cuidado com a quantidade de postagens. Tudo o que é demais enjoa. Por isso, utilize o bom senso para não cansar o internauta.

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