Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Conheça o saboroso Leitão à Pururuca de Luiz Ney

Conheça o saboroso Leitão à Pururuca de Luiz Ney
18:00 pm ,31 de agosto de 2015

Por Alessandra Espanha

Uma receita tradicional da família, o Leitão do Luiz Ney é uma das atrações mais famosas em Tiradentes e é servido aos sábados nos jardins da Villa Paolucci. O tradicional almoço tem entradas mineiras, buffet com acompanhamentos e sobremesa, e pode ser harmonizado com a bela carta de vinhos da casa.

O “Leitão à Pururuca” é o mais tradicional e o de mais difícil execução da culinária mineira. É uma receita com mais de cem anos da família do proprietário da Villa Paolucci. A maneira de preparar é peculiar e foi passada de pai para filho com muito carinho. É marinado em câmara frigorífica durante sete dias, imerso em vinho, especiarias, ervas, cachaça e outros itens (segredo de família).

Para pururucar o leitão, o chef utiliza um aparelho criado por ele. O objeto é um pedaço de churrasqueira a gás adaptado para ser usado com a mão. Segundo explicou Luiz Ney, o calor é gerado por uma luz infravermelha que atinge até 800 graus celsius. Para pururucar o leitão, ele precisa de metade desta temperatura.

O processo é bem interessante. O aparelho, já bem quente, é colocado bem próximo da pele. Quase que instantaneamente, algumas bolhas aparecem e ela vai se soltando da carne. Em minutos, meio leitão está completamente pururucado.

Aliás, a história do pururucador é curiosa. O avô do Luiz Ney era um exímio preparador de leitão à pururuca. Sua técnica já era diferente da usual, sem o banho de óleo fervente: ele colocava os pedaços do porco bem próximos à brasa, torresmando a pele do bicho. O problema eram os pingos de gordura que caíam e provocavam chamas, queimando a carne além do necessário.

Conta o Luiz Ney que o avô já dizia que ele precisava de uma grelha na mão para que o seu método funcionasse à perfeição. E foi o que o neto inventou décadas depois.

Este inusitado prato foi motivo de importantes reportagens dos programas: Globo Rural, Programa Ana Maria Braga, Jô Soares, Terra de Minas, Discovery Channel etc. O “Leitão do Luiz Ney” é agraciado com uma estrela do Guia Quatro Rodas. Em 2012 foi eleito por este Guia como “O Melhor Leitão à Pururuca do País”.

É recomendado no Guia dos Guias de Boni e Ricardo Amaral. Este guia recomendou apenas 6 restaurantes em Minas Gerais. Em todas as ocasiões em que servimos este cardápio o sucesso foi total. É servido em cortes especiais e pururucado na hora em que sai do forno à frente dos convivas.

Eu e nossos amigos tivemos a oportunidade de apreciar essa iguaria. Veja abaixo as fotos do evento único que enriquece o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados