Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Cresce número de empresas que apostam em geolocalização

11:24 am ,3 de abril de 2013

Aplicativos que utilizam coordenadas geográficas para identificar a localização dos usuários e enviar conteúdo referente à região em que eles se encontram estão conquistando empresas de todo o mundo. De acordo com pesquisa realizada pela americana Mobile Squared, negócios envolvendo soluções de localização movimentaram US$ 594 milhões em 2012 e devem mais que dobrar até 2014.

“Cada vez mais companhias descobrem os benefícios da geolocalização. Dos últimos anos para cá, criamos sistemas para rastreamento de ambulâncias; de veículos e frotas; enfermeiros e cuidadores de pacientes; além de programas para análise de endereços georreferenciados”, conta Reginaldo Perón, diretor da Suporte Informática.

Para empresas que pretendem adotar softwares que utilizam geolocalização, Perón explica que existem dois tipos soluções: as que realizam localização estática – a partir de endereços ou locais fixos – e as que trabalham com localização dinâmica e em tempo real – rastreando de pontos móveis, como veículos ou pessoas. A melhor opção depende das necessidades de cada empresa. “Uma firma pode analisar regiões de maior concentração de seu público alvo para, por exemplo, decidir sobre a instalação de novas filiais; outra pode ter interesse em rastrear seus atendentes ou monitorar visitas programadas em locais predeterminados; e assim por diante”, comenta o diretor.

Cases de sucesso
Para atender à resolução normativa Nº 285 da Associação Nacional de Saúde (ANS), que obriga planos de saúde a divulgarem, na internet, o georreferenciamento de sua rede conveniada, a Suporte, em parceria com a pernambucana MedAlliance, desenvolveu um sistema para fazer o georreferenciamento de pacientes crônicos, integrado ao georrastreamento dos profissionais de saúde que os atendem.

O aplicativo, compatível com smartphones e tablets, transmite, em tempo real, informações sobre a localização dos agentes em visita aos pacientes crônicos monitorados. Além disso, o sistema realiza mapeamentos constantes dos pacientes que precisam de atendimento numa determinada região, o que ajuda a empresa a definir a distribuição dos profissionais de assistência.

Outro programa criado pela Suporte é o rastreamento de ambulâncias, associado aos serviços de urgência, também chamados de Atenção Pré-hospitalar. Nesse caso, o software é programado para localizar ambulâncias livres e que estão mais próximas do local de atendimento.

Ele pode ser utilizado também para o rastreamento de transporte de pacientes entre hospitais e no atendimento de urgências entre a base de ambulâncias e o local de atendimento. “Em todas essas situações, é possível monitorar o trajeto, quais equipamentos da ambulância estão sendo usados, a chegada ao destino, entre outros”, comenta Perón.

O que é geolocalização?
Reginaldo Perón explica que a geolocalização consiste na identificação da localização geográfica de uma pessoa ou objeto a partir de coordenadas geográficas captadas por um celular, um computador ou a um equipamento rastreador, conectados à internet ou a redes de telefonia móvel. Esse rastreamento é realizado através da localização das coordenadas geográficas por sistema de satélites que são enviadas para servidores, onde os dados são processados em sistemas específicos.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados