Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Dentes Sensíveis: causas, prevenção e tratamento

Dentes Sensíveis: causas, prevenção e tratamento
14:00 pm ,19 de outubro de 2016

A sensibilidade dentária é a dor causada pela exposição dos tubos dentinários. A causa mais comum desta sensibilidade na pessoa adulta é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival. Como a raiz não está coberta pelo esmalte, milhares de canalículos que vão do centro do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície ficam expostos e acusam a dor. Quando o calor, frio ou pressão afeta esses canalículos, você sente dor. Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal. Especialmente se a dor fizer com que você não escove bem seus dentes, tornando-os vulneráveis à cárie e doenças gengivais..


Sinais e Sintomas

Se respirar ar frio pela boca ou ingerir alimentos e bebidas quentes, frios, doces ou muito ácidos deixa seus dentes sensíveis ou doloridos, você pode ter sensibilidade nos dentes, que se desenvolve ao longo dos anos.

Causas
Existem muitas causas associadas a essa condição bucal, incluindo:
Esmalte desgastado devido ao uso de escovas duras ou escovação muito forte;
Erosão dentária devido a alimentos e bebidas altamente ácidos;
Erosão dentária devido à bulimia ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE);
Retração da gengiva que deixa a superfície de sua raiz exposta.

Diagnóstico
Uma higiene bucal adequada é a chave para impedir que a gengiva sofra retração e cause dor nos dentes. Se você escova os dentes de maneira incorreta ou muito forte, você pode causar danos à sua gengiva e sofrer com a sensibilidade dental . Em caso de dúvidas sobre a sua rotina de higiene bucal, converse com seu dentista.

Prevenção
Escovar os dentes de modo adequado 3 vezes ao dia durante dois minutos com uma creme dental que não contém altos níveis de abrasividade, além de usar fio dental uma vez ao dia, pode ajudar a reduzir as chances de ter sensibilidade nos dentes. Uma dieta com poucos alimentos e bebidas ácidas também ajuda a prevenir a sensibilidade dentária.

Tratamento
Além de recomendar creme dental sem altos níveis de abrasivos, seu dentista poderá prescrever um creme dental específico para sensibilidade formulado para combater essa condiução e ainda fornecer proteção extra contra a cárie. Outros tratamentos, como vernizes fluoretados, por exemplo, podem ser aplicados nos dentes a fim de fornecer uma proteção extra.


Condições Relacionadas

Existem diversas condições que podem causar dor, mas que não são sensibilidade dentária:
Cárie dentária;
Dente quebrado ou trincado;
Ranger ou apertar os dentes;
Excesso nas restaurações;
Clareamento dental.

Dra. Juliana Comunian
(35) 3221-6897
Rua Alberto Cabre, 63, Vila Pinto – Varginha/MG

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados