Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Diabetes requer atenção redobrada no verão

Diabetes requer atenção redobrada no verão
17:00 pm ,11 de fevereiro de 2019

Os dias de calor podem ser bem-vindos para quem quer se divertir ou praticar esportes ao ar livre, mas quem tem diabetes deve ficar atento aos efeitos que as altas temperaturas causam no organismo. Segundo o dr. Renato Ribeiro, do Serviço de Clínica Médica do Hospital São Lucas Copacabana, o calor e o excesso de umidade podem ser prejudiciais aos portadores da doença, e a ação da insulina pode sofrer alteração nesse contexto, levando ao risco de hipoglicemia.

Em contrapartida, a desidratação pode levar à hiperglicemia. Nos dias quentes, o corpo trabalha para manter a temperatura interna, aumentando a transpiração. Se a água corpórea não for reposta com rapidez, acontece a desidratação. O açúcar é acumulado na corrente sanguínea e, consequentemente, agrava o diabetes.

“Para evitar que essa situação aconteça, o paciente deve ficar atento ao excesso de exposição solar, principalmente entre 10h e 16h, considerado o horário de pico em que o calor está mais intenso. Atividades físicas em excesso ou esforço contínuo de qualquer natureza devem ser evitados”, afirma o especialista. Quem gosta de praticar atividades físicas ao ar livre deve procurar locais com sombra ou mais arborizados, hidratar-se bem entre os exercícios e dosar o nível de glicemia no início e no final da prática.

Ter atenção redobrada com a alimentação também evita que o calor influencie na saúde dos diabéticos. O equilíbrio glicêmico se beneficia de refeições equilibradas, leves e ricas em nutrientes, vitaminas e minerais, e a combinação saudável mantém o açúcar dentro do esperado. No calor, é importante evitar ao máximo alimentos com muito açúcar, mesmo que eles sejam considerados saudáveis, como as frutas e a água de coco, já que o excesso pode causar descontrole glicêmico.

Por fim, atenção especial nessa época do ano deve ser dada à medicação utilizada para o tratamento do diabetes. Os comprimidos e as insulinas devem ser armazenados em condições adequadas, jamais ficando expostos diretamente ao sol. A insulina, em especial, não deve ser guardada em locais com temperatura superior a 30 o C.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados