Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Dicas para fazer uma boa pesquisa com os clientes

Dicas para fazer uma boa pesquisa com os clientes
11:00 am ,15 de março de 2016

A Pesquisa de Satisfação de Clientes é muito importante para que a empresa consiga entender melhor o que o seu público-alvo pensa, deseja e precisa, sendo uma forma da marca avaliar se necessita modificar ou aprimorar os produtos que estão sendo oferecidos atualmente. Saber se os seus clientes estão ou não satisfeitos com um serviço não é mais o bastante, por isso, é necessário saber mais detalhes sobre a opinião do consumidor e criar um plano de metas e objetivos pautados com base nessas informações.

Tendo em mente esse tema, listamos logo abaixo algumas dicas importantes que devem ser consideradas ao criar uma Pesquisa de Satisfação de Clientes.

1.Defina qual é a melhor abordagem
Dependendo de qual seja o público-alvo, às vezes é necessário apostar pela descrição ao realizar uma Pesquisa de Satisfação de Clientes. Nesse caso, é preferível deixar que os clientes preservem o seu anonimato e fazer a pesquisa através de um email que redirecione para o site da empresa, evitando assim contatos diretos ou por telefone, por exemplo.

2. Seja específico
Evite perguntar conceitos e ideias muito gerais, que não poderão ser utilizadas pela empresa na promoção de novas estratégias e ações. Dê prioridade às questões sobre a qualidade dos produtos e a satisfação com fatores chaves como prazos de entrega e o atendimento ao cliente. Além disso, priorize as perguntas sobre determinadas especificidades dos produtos ou serviços oferecidos, ao invés de questionar os consumidores apenas em relação à empresa, em geral.

3. Permita que o cliente dê uma nota ao produto ou serviço
É de conhecimento geral que os consumidores preferem clicar em um item do que ter que digitar uma resposta. Portanto, elabore perguntas que o cliente possa dar uma nota como resposta ou que meçam a sua satisfação através de opções como “Muito Satisfeito”, “Satisfeito”, “Insatisfeito” e etc.

4. Estruture o seu questionamento de forma organizada, por meio de blocos
Evite misturar assuntos muito diferentes e tente conduzir o cliente de modo fluído pela pesquisa, dividindo as perguntas por blocos de interesse, começando por dados individuais como sexo, idade e nível de escolaridade, passando para perguntas sobre os produtos e serviços, depois algumas questões sobre as impressões do consumidor a cerca da empresa e, finalmente, as expectativas e opiniões sobre futuras compras.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados